TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentalidade em Serviço Social

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Norte do Paraná [pic 1]

                  SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                                        SERVIÇO SOCIAL

                                 

ÉTICA E PLANEJAMENTO

Antonia Honorina de Oliveira Tamarindo

Aguatânia Pereira de Andrade

Gerlândia Soares de Sousa

Maria Samara Mendes Pereira

Miriam Sampaio Leal Silva

Welane de Jesus Moura Ribeiro

        

PICOS-PI

2014

ÉTICA E PLANEJAMENTO

Trabalho Interdisciplinar EM GRUPO – 3º semestre Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná –UNOPAR.

Professores: Clarice Kemmrnkamp, Paulo Sérgio Aragão, Maria Lucimar Pereira, Roseane Malvezzi

PICOS-PI

2014

SUMÁRIO [pic 2]

INTRODUÇÃO ......................................................................................        04

DESENVOLVIMENTO .........................................................................        05        

CONCLUSÃO ...........................................................................................        10

REFERÊNCIAS .......................................................................................        11

INTRODUÇÃO

        Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a Ética no âmbito da Construção das políticas Sociais com o desdobramento do planejamento.  Aponta a importância da ética na atuação do Assistente Social, bem como de qualquer outro profissional independente da área de atuação.

        Apresenta de forma crítica a postura do Assistente Social mediante o desconhecimento de ferramentas importantes como o Código de Ética, a lei de regulamentação e o projeto Ético-Político.

Alerta para que os profissionais do Serviço Social não abram espaço para que profissionais de outras áreas executem funções que “são privativas do Assistente Social”. (CFESS, 2008, p.01)

        Relata as desigualdades sociais, e o descaso do Governo Federal mediante o pouco investimento em projetos sociais e na forma seletiva para a inclusão os beneficiados.  

        Deixa clara a importância do código de ética no desenvolvimento do trabalho do assistente social diante das diversas situações e procedimentos que o profissional enfrentara no desempenho da função orientando-o na forma de proceder sem qualquer tipo de discriminação com as classes menos favorecidas.

Aponta o papel do Assistente Social no mundo atual e a necessidade de executar suas funções dentro dos parâmetros éticos exigidos pela profissão.

        Conceitua a palavra ética e frisa como a mesma está presente no cotidiano do assistente social e que o mesmo deve pautar suas ações baseados no código de ética e na lei de regulamentação da profissão, pontuando também a importância do projeto Ético-Político nas práticas de ações do assistente social.

        

DESENVOLVIMENTO

        Iniciaremos este trabalho conceituando a palavra Ética, originalmente derivada de ethos, que diz respeito aos hábitos e costumes dos homens. Foi traduzida em latim por mos ou mores (plural), de origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética é que seria uma parte da filosofia que lida com a compreensão dos princípios que sustentam as bases da moral social e da vida individual. Ou seja, uma reflexão sobre o valor das ações sociais tanto no âmbito coletivo como no individual.

        A ética está presente em nossas vidas como algo real e concreto, pois se trata da nossa liberdade de escolha, podemos optar entre fazer ou não, querer ou não, poder ou não poder. São indagações que nos arremetem a dilemas éticos, que estão diretamente relacionados à nossa integridade moral, sendo de extrema importância não apenas no desempenho do Assistente Social, mas de todo e qualquer profissional independente da área de atuação.  Portanto em qualquer profissão  se faz necessário que as normas de conduta estejam definidas de forma clara e regulamentadas afins de que o profissional tenha condições de discernir entre o que é de fato ético em seu procedimento mediante a coletividade. Infelizmente nos dias atuais vemos uma banalização das ações que deveriam ser executadas exclusivamente pelos profissionais da área Social, muitas pessoas generalizam o trabalho a ser desenvolvido e deduzem que qualquer profissional pode exercer o papel que em determinadas situações são de responsabilidades do Assistente Social.

        Atualmente em nossa formação temos acesso a ferramentas que nos direcionam eticamente no exercício de nossa atividade profissional que foram criadas na década de 70 quando o Serviço Social passou por uma ruptura teórica com o tradicionalismo passando a se comprometer com a classe trabalhadora. Nesse processo de renovação e reconceituação aconteceu o “congresso da virada “  , que contava com uma vanguarda profissional que modificaria o rumo da história do Serviço Social.

Em 1986 esse projeto contou com a elaboração de elementos como o Código de Ética de 1986 que abordava questões metodológicas, práticas e movimentos sociais.  Na década de 90 o país passava por uma crise econômica que repercutia diretamente na classe trabalhadora, agravando as questões sociais, e refletindo com intensidade na baixa qualidade de vida, remuneração mínima, desemprego, concomitante surgia uma burguesia fortalecida que se aliava ao capital internacional gerando estratégias de domínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com