TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A lei geral da acumulação capitalista

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

A lei geral da acumulação capitalista

A composição do capital é vista sob a proporção constate e varável, ou seja, todo capital vem dos meios de produção e da força de trabalho. De acordo com Marx o capital vai avançando, a partir de então Marx discute sob o capital composto e os juros onde começa a perceber como o dinheiro se reproduz transformando em capital. Marx também mostra a relação entre capital bancário e capital produtivo e vai estabelecer uma equação onde se tem o capital bancário que empresta dinheiro para o capital produtivo que por sua vez age na produção de mercadoria, que gera o valor da própria produção de mercadoria, onde elava a riqueza ou dinheiro dos próprios representantes do capital produtivo, que por sua vez ao pagar juros eleva os juros do próprio representante do capital bancário que é quem empresta o dinheiro.

Esse processo descrito por Marx onde ele aponta a acumulação das forças nas mãos dos representantes do próprio capital enquanto condição social, e vê o trabalhador expropriado em um processo de luta e resistência. Ou seja, a acumulação do capital nada mais é que reproduzir as relações do capital numa escala mais alargada, ou seja, com mais capitalista de um lado e mais assalariado de outro lado, a acumulação então gera mais proletariado. Do ponto de vista de Marx existe uma relação entre acumulação do capital e o exercito de reserva de força de trabalho, Marx afirma que quando você tem a oferta maior de força de trabalho consequentemente você tem o valor da força de trabalho menor.

Segundo Marx isso implica na formação do exercito industrial de reserva que quando os negócios vão mal, é pago um valor baixo aos trabalhadores que por sua vez é “obrigado” a trabalhar em condições miseráveis, mas isso é necessário para a classe capitalista para poder obter mais lucros sob os proletariados e quanto maior for o exercito de reserva de força de força de trabalho melhor é para os grandes representantes do capital. É através dessa população de trabalhadores excedentes que surge a acumulação de riquezas capitalista, pois com o desenvolvimento da produtividade de trabalho cresce a força de capital com isso a massa de riqueza cresce e impulsiona novos ramos de produção é por isso que há a necessidade de uma boa parte da população precisa está desempregada para poder ser explorada pelos grandes capitalista, sem que isso atrapalhe os meios de produção já existentes.

Os salários não são determinados pelas variações do numero absoluto da população trabalhadora, mas sim pela proporção variável em que essa população se divide em trabalhadores empregados e desempregados, com isso parte do capital variável se transforma em capital constante, ou seja, parte da população fica desemprega  gerando o aumento de reserva de trabalhadores, isso não aumenta a oferta de trabalho e nem a procura por trabalho, só aumenta a classe trabalhadora.

Outra forma de superpopulação relativa é assumir periodicamente as três formas, que são elas, fluentes, latente e estagnado, isso devido ao processo de produtividade do trabalho social, com o uso das maquinas e das novas técnicas de produção ocorre o aumento do capital constante com isso é necessário menor força de trabalha gerando então a precariedade das condições da venda de força de trabalho, quanto maior for a produtividade maior também será a produção de riqueza como crescimento de riquezas cresce também a miséria, podendo assim ser visto o aumento da riqueza da burguesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com