TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A matricialidade familiar

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

MATRICIALIDADE FAMILIAR[pic 1]

Vamos contar uma história diferente!

Será uma viagem muito especial...

Hoje é o dia do embarque e este momento é o início de uma aventura que vamos construir juntos. A estação é a vida e o trem…. “Senhores passageiros, queiram tomar os seus lugares e boa viagem. Engraçado, mas cadê o trem? É isto mesmo, este trem será construído aos poucos. Agora só mesmo o vagão do maquinista começa a viagem.”

Muitas perguntas vão surgir e serão respondidas na troca de informações e saberes entre o CRAS e a família e no respeito mútuo. Nisso, encontramos a chave da mudança.

Este é um momento rico, pois nesta troca de saberes podemos encontrar possibilidades e conquistar o exercício pleno da cidadania.

E os artistas cantam o que esperamos construir neste “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade...”

A rota foi traçada e como ela vai acontecer e o resultado depende de todos Nós!

Em um dia especial, como são todos os dias, onde a cada instante algo diferente acontece, eis que surge uma pessoa a mais no planeta. Eu! Você! Nós!

Surge à família, um dos pilares da formação humana, transmissora de princípios e valores.

Princípios e Valores Familiares

Justificam as nossas ações, agindo como um conjunto de regras estabelecidas de convívio que são de extrema importância para a família. Deles aprendemos: o amor, a bondade, o respeito, o perdão, a acolhida, a paciência, o cuidado, a compreensão, a atenção, a comunicação...

               Herança Familiar[pic 2]

A nossa herança familiar é grande:

Herdamos as características físicas, como a cor dos cabelos, dos olhos, cor da pele etc. A predisposição para algumas doenças também são heranças familiares, o que pede que tomemos ainda mais cuidados.

Temos as histórias que contamos de pai para filho, a maneira de agir, de pensar e a forma de compreender o mundo, seus costumes e tradições.

[pic 3]

                               Ciclos da vida

Ser gente é como plantar uma árvore.

Começamos de modo semelhante: como uma semente no útero, que depois de fecundada vai se transformando naquilo que chamamos gente. Ao crescer, passamos por diversas fases e todas elas exigem cuidados. Passar por elas às vezes parece difícil, mas aos poucos percebemos a grandeza da Vida.

                         Infância

Tempo de total dependência. Precisamos de quem nos alimente, nos cuide tempo integral. O afeto também é alimento, que nos fortalece a existência.

Família e comunidade são responsáveis pelo desenvolvimento sadio da criança.

Tem o espaço das brincadeiras, das brigas, das histórias infantis, das histórias da família... E se começa a descobrir que o mundo tem coisas que podem nos fazer rir e chorar.

Adolescência

A vida tem muitos segredos, que só se revelam quando estamos prontos... Os hormônios à flor da pele, a sexualidade se expressando, as dúvidas sobre o futuro, sobre a vida. Os questionamentos são a marca desta fase. Como compreender esse momento?

Ficamos um tanto confusos..... Precisa acontecer o diálogo, aquela conversa franca, onde a compreensão e a paciência são os melhores temperos.

Adulto

Crescer se torna inevitável. Somos adultos! Agora, temos que encarar as responsabilidades da vida. A forma como enfrentamos os desafios, como atuamos na família, no trabalho, na vizinhança. Somos exemplos para os mais jovens.  Cuidar do outro passa a fazer parte da nossa vida. Mesmo de quem nem conhecemos cuidamos de forma indireta. Tomar conta de si, do outro, da minha comunidade significa: Responsabilidade e compromisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com