TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da ética no serviço Público

Trabalho acadêmico: A questão da ética no serviço Público. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 10

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 2

ÉTICA E POLITICA 3

A questão da ética no serviço Público. 4

Corrupção e Crimes contra a Administração Pública. 5

O cidadão e a política 6

A Democracia 8

CONCLUSÃO 9

BIBLIOGRÁFIA 10

INTRODUÇÃO

No presente trabalho de investigação abordaremos sobre a ética e política e o cidadão e a política. A ética é um dos grandes capítulos em que se divide o pensar do ser humano desde os primórdios da filosofia, na Grécia Antiga. E desde essa origem a ética teve e tem uma íntima ligação com a política, chegando mesmo a uma quase identificação naquele momento da Antiguidade. É que ética é um conceito Iminentemente ligado ao colectivo seja esse colectivo a corporação (o caso das éticas profissionais), a nação ou a humanidade (onde se colocam todas as questões dos direitos humanos). Assim é que a filosofia política foi sempre tratada dentro do grande capítulo da ética que, com a física (e a metafísica) e a lógica, compunham o quadro geral da filosofia na Antiguidade

Quanto a relação entre cidadão e política, estamos numa época em que o cidadão não pode estar distante das actividades de participação política, sendo a abstenção eleitoral a mais significativa, surgem novos desafios para as instituições tradicionais de democracia representativa que passam pela criação de interacções permanentes entre o governo e os cidadãos, através da introdução de práticas participativas.

Posto isto, colocam-se diversas questões, entre as quais: qual a razão que leva à decréscimo da participação politica, qual a melhor forma de combater a crescente diminuição da participação política portuguesa.

Quanto a estas questões apontam-se diversas respostas para justificar tal acontecimento mas nenhuma delas pode ser tomada como certa.

ÉTICA E POLITICA

A ética e política sempre tiveram uma intensa relação dialética de conflito. Um dos assuntos pouco discutido e salientado, é a relação e a diferença que existe entre a ética e a política. Para podermos entender e que fique de forma clara e objetiva, devemos primeiramente saber o conceito de ética e política.

A ética é um conceito eminentemente ligado ao coletivo seja esse coletivo a corporação (o caso das éticas profissionais), a nação ou a humanidade (onde se colocam todas as questões dos direitos humanos). Assim é que a filosofia política foi sempre tratada dentro do grande capítulo da ética que, com a física (e a metafísica) e a lógica, compunham o quadro geral da filosofia na Antigüidade.

O conceito de ética é também algo vinculado ao sentimento dos povos, ao seu modo de viver e aos seus costumes, e tem naturalmente evoluído no seu conteúdo, como evoluem esses costumes ao longo do tempo e da história.

Quanto à política, é a arte e a sabedoria de conquistar e de manter estável o poder; o fazer o bem; nesta visão, não é propriamente um fim, mas um meio de ganhar o apoio dos cidadãos para a conservação e a estabilização do poder, empregado em paralelo com outros meios também válidos, como o marketing, o controle da mídia, o clientelismo, o populismo e até mesmo a mentira, a violência e a corrupção. Este é o conceito derivado das interpretações mais correntes dos conselhos de Maquiavel e é o que melhor se enquadra nas concepções da ciência política moderna, entendida a ciência como conhecimento neutro, isto é, destacado de qualquer consideração de natureza ética.

Todos nós podemos exercer a actividade política, tanto em nossos lares, como colégios, faculdades, empregos, e demais atividades ligadas ao coletivo. O mal daqueles que não gostam de política é serão comandados por aqueles que fazem política. Quando elegemos algum político para nos representar, estamos dando a ele poderes para estar falando em poder do publico (do coletivo), mas nem essa verdade que deveria ser seguida nem sempre é seguida, as pessoas que estão nos púlpitos dizendo apenas aquilo que nós queremos ouvir, apenas estão lá por objetivos pessoais, diferente da ética que busca o bem coletivo. O político não esta preocupado com a ética, esta preocupado com apenas se manter no poder. Política não é estar no poder e buscar atender apenas seus interesses pessoais, mas, atender aos interesses da maioria.

Apesar dessa realidade estar no meio de nós, o problema maior é que em ultima instancia fomos nós que colocamos políticos corruptos no poder. Não somos apenas vitimas, também somos culpados. Para que possamos mudar esse quadro, temos que parar de ser tão ingênuos e olharmos com um olhar mais critico para as coisas que vem acontecendo ao nosso redor. E é através da ética que iremos conseguir ver e criticar certas coisas que vem acontecendo.

A questão da ética no serviço Público.

Quando falamos sobre ética pública, logo pensamos em corrupção, extorsão, ineficiência, etc, mas na realidade o que devemos ter como ponto de referência em relação ao serviço público, ou na vida pública em geral, é que seja fixado um padrão a partir do qual possamos, em seguida julgar a atuação dos servidores públicos ou daqueles que estiverem envolvidos na vida pública, entretanto não basta que haja padrão, tão somente, é necessário que esse padrão seja ético, acima de tudo .

O fundamento que precisa ser compreendido é que os padrões éticos dos servidores públicos advêm de sua própria natureza, ou seja, de carácter público, e sua relação com o público. A questão da ética pública está diretamente relacionada aos princípios fundamentais, sendo estes comparados ao que chamamos no Direito, de "Norma Fundamental", uma norma hipotética com premissas ideológicas e que deve reger tudo mais o que estiver relacionado ao comportamento do ser humano em seu meio social, aliás, podemos invocar a Constituição Federal. Esta ampara os valores morais da boa conduta, a boa fé acima de tudo, como princípios básicos e essenciais a uma vida equilibrada do cidadão na sociedade, lembrando inclusive o tão citado, pelos gregos antigos, "bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com