TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A rua e asociedade

Por:   •  16/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 16

                                                 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................04

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ............................................05

3 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO ...................................................................05

3.1 OBJETIVO GERAL ..............................................................................................05

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO ....................................................................................05

4. JUSTIFICATIVA ....................................................................................................05

5. METODOLOGIA ...................................................................................................06

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..................................................................................06

7. CRONOGRAMA.....................................................................................................12

8. RESULTADOS ESPERADOS...............................................................................13

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1. INTRODUÇÃO

              O uso de substância psicoativa lícita e ilícita faz parte de um cenário que cresce dia pós dia no Brasil, desencadeando problemas de ordem social, psicológico e econômico. Outro fenômeno que chama atenção é o uso descontrolado e contínuo dessas drogas por grupos de pessoas moradores de rua.

             Essas pessoas por alguma razão optaram por viver nas ruas e às vezes para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, buscam força nas drogas, pois as mesmas transmitem uma sensação falsa de alívio, e de certa forma desconectam-se da realidade. Outras vezes, é o uso impulsivo e constante que os levam a morar nas ruas, abandonando lares, trabalho, família.

             O consumo de substância psicoativa não escolhe idade e nem sexo, assim também como grau de escolaridade e nem classe social. E essa, não é uma questão de polícia e muito menos da segurança pública, esse é um problema compartilhado entre governo e sociedade.

             A exploração da mão de obra e a concentração de renda resultam nas desigualdades sociais, onde a rua se torna o único meio de sobrevivência para essas pessoas. Essa população tem seus direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988, porém, a violação desses direitos é constante. Por isso é importante à participação da sociedade no que tange não somente delatar a transgressão dos direitos sociais dos mesmos, mas também em cobrar dos órgãos responsáveis o acesso dessa população aos serviços públicos.

 

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

            Esse projeto visa questionar a existência de políticas eficazes que atua na prevenção do uso e dos danos causado pelo consumo de substâncias psicoativas, tendo como foco os moradores de rua. Assim também como analisar a participação e o comportamento da sociedade frente à questão - a população de rua e o uso de substâncias psicoativas.

3. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

 

3.1 Objetivo Geral

             Analisar as politicas de prevenção do uso das substâncias psicoativas em relação aos moradores de rua.

3.2 Objetivo Específico

  • Conceituar substância psicoativa.
  • Definir moradores de ruas.
  • Descrever sobre os direitos do cidadão.
  • Analisar a concepção de Políticas de Prevenção.

4. JUSTIFICATICA

             A escolha do tema como objeto de pesquisa justifica-se pelo fato de ser uma questão presente em nosso cotidiano, pois, diariamente presenciamos pessoas dormindo em espaços públicos e vagando pelas ruas – são pessoas em situação de rua. E o problema se agrava ainda mais, quando essa população faz uso de substâncias psicoativas.

             Assim, atenta-se buscar nas políticas de prevenção, formas para resolver o problema e não apenas trabalhar com aparências, e a participação da sociedade é crucial, pois a mesma não pode simplesmente fechar os olhos para a questão. É importante que a sociedade denuncie a violação dos direitos dessa população e também cobrem dos órgãos governamentais medidas ativas voltadas a essa população.

5. METODOLOGIA

             A pesquisa realizada é classificada como bibliográfica, que tem como objetivo buscar em material já publicado, tal como livros, revistas, sites, entre outros, idéias sobre o tema.

            Para Fonseca (2002, p. 32),

A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta.

             Exemplos característicos desse tipo de pesquisa são sobre investigações, sobre ideologias, ou aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema. (GIL, 2007, p. 44).

             

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

             Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, a população em situação de rua é definida como,

“... um grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular. Por essas dificuldades, eles são forçados a utilizarem a rua como espaço de moradia e sustento de forma temporária ou permanente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com