TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Nome:Francisco Ricardo Lima Cruz Junior   Turma:5º Semestre

Atividade Individual   -  Pontuação:   0 a 3,0           - Data de Entrega:  04.10.2019

Tendo por base o filme QUASE DEUSES, o debate ocorrido em 27.09 com a participação dos professores convidados, e a participação de cada um de vocês, reflita sobre as questões apresentadas e posicione-se com relação aos itens a seguir  expostos..

  1. Por que o racismo, mesmo que velado, perdura no nosso dia a dia?

Porque ainda existem pessoas com essa cultura racista sendo passada adiante dentro da nossa sociedade, mesmo que não seja da forma que era na época do filme ela ainda existe.

  1. Como você vê a questão de subalternismo na atualidade e qual a relação com a existente no filme?

É uma questão que ainda perdura na sociedade, pois as pessoas enxergam os outros com indiferença e se achando superior, por conta de riquezas status, vida profissional, porém, nada disso importa, somos todos iguais uns aos outros, é o que muitas pessoas buscam, uma sociedade igual.

  1. Reflita e comente a célere frase: “onde você vê riscos, eu vejo oportunidades”.

A frase demonstra confiança, pois, apesar de o contrariarem ele seguiu firma com a sua idéia, além disso, acredito que devemos buscar o diferente não tem sentido continuar no mesmo lugar se você pode ir adiante e buscar coisas novas, porque o mundo busca sempre inovação.

  1. Apresente, com suas palavras a diferença e semelhança entre ética e moral, tendo por base o debate acontecido.

Ética são os valores e moral são as normas, elas se complementam, pois a moral é o segmento das normas de determinada sociedade e a ética é a reflexão dessa moralidade presente nessa sociedade, por exemplo, teve um caso em Nova Iorque – EUA, que um policial encontrou 35 mil dólares e registrou tudo na delegacia corretamente, então ele foi perguntado por que fez isso e respondeu: “Se fosse um dinheiro maior eu não teria devolvido e teria ficado com o dinheiro, mas como é só 35 mil, não valeria a pena, pois eu iria perder minha aposentadoria.”. Esse policial agiu com a moral, pois fez o que era correto, porém, não agiu com ética, porque ele não foi honesto na motivação dele. Os conceitos, são semelhantes e ao mesmo tempo diferentes entre si.

  1. Como explicaria a seguinte expressão: “A gente nunca viveu se não tiver do que se arrepender”.  Isto já aconteceu com você? Como sentiu-se? Qual a sensação?

Bom, todos teremos que lhe dar com erros e acertos durante a vida, pois nada é previsível, qual seria a graça da vida se tudo fosse perfeito, então isso é normal na grande maioria das pessoas. Já sim. Senti-me normal, pois é uma coisa que faz parte da vida, embora não querer errar.

  1. O filme assistido e as questões levantadas no debate lhe deixaram algum aprendizado? Apresente-o.

Sim. A questão racial foi o ponto principal, onde aprendi que não se deve julgar a pessoa pela cor da pele, pois todos são iguais, a cor é um mero detalhe, não define a capacidade de cada um. Outra questão é o meio em que se vive, pois as pessoas brancas do filme eram criadas com a idéia de superioridade aos negros, então as crianças já nasciam com aquilo como algo correto no meio delas e assim a sociedade era mantida com preconceito as pessoas negras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com