TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Universidade E Ciencia

Artigo: AD1 Universidade E Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  395 Visualizações

Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.

Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.

R: No Brasil colônia, até a chegada da família real portuguesa, em 1808, os luso-brasileiros em especial os religiosos, faziam seus estudos na Europa, principalmente na Universidade de Coimbra. Existiam na colônia apenas cursos superiores de Filosofia eTeologia, oferecidos pelos Jesuítas. Logo após a Corte Portuguesa em território brasileiro criou o ensino superior para atender a necessidade de militares para proteção das famílias portuguesas instaladas no Rio de Janeiro. Em 1808 foi criada a Faculdade de Medicina da Bahia, que logo após foram abertas também Faculdades de Direito em São Paulo e do Recife em 1854. Em 1874 os cursos civis separam-se dos cursos militares. Um exemplo foi o da engenharia civil, que tem este nome, “civil”, pois o curso era separado do curso “militar”, sendo cedido aos civis. Porém apenas depois de 1889 as discussões sobre universidades surgem com mais força, por causa da proclamação da república. Antes dessa lei ser criada as universidades não estava totalmente no controle do estado, e essa lei disponibilizou que o estado ficasse no “comando” em relação as universidades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com