TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Universidade e Ciencia Unisul

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência

Curso: Ciências Aeronáuticas                

Professora: Josefina Maria Benvenutti Hassmann

Nome do aluno: Raphael Esteves Gioia        

Data:  01/04/16

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

As questões 1, 2 e 3, apresentadas na sequência, relacionam-se ao texto que segue.

DO CRIME E DA IMPUNIDADE

Hoje em dia, temos presenciado cada vez mais o aumento da criminalidade e da impunidade. Isso ocorre por vários motivos, como exemplo, podemos citar um código penal desatualizado, uma manutenção cara e sem retorno dos presidiários, a falta de reintegração do preso na sociedade, a falta de espaço para os presos, os direitos humanos que impedem punições mais pesadas, entre outros.

Atualmente, os presídios são verdadeiras “Universidades do Crime”. É extremamente importante rever esse quadro, pois se continuar como está, logo estaremos vivendo em uma sociedade onde o normal será o criminoso e a exceção seremos nós, os cidadãos de bem, que teremos de trabalhar para esses criminosos como escravos. Mas como inverter esse quadro?
Não é nada simples, com certeza, se realmente quisermos inverter a situação teremos de ir contra várias instituições que, apesar da boa intenção, só protegem e patrocinam o crime e a corrupção.

Primeiramente, a sociedade tem de parar de passar a mão na cabeça dos criminosos e dizer – coitado, a sociedade que o fez assim – pode até ser que isso seja verdade, mas se quisermos acabar com o crime precisamos aprender que bandido é bandido, é uma opção do indivíduo seguir para esse lado, e cabe a nós puni-lo de maneira que ele não ache mais vantajoso seguir por esse caminho.

Para isso, precisamos transformar as penitenciárias em um meio de punição adequado, ou seja, prisões com cela individual, sem mordomias e sem comunicação com os outros presos.

Em segundo lugar, acabar com a mordomia. Existem vários trabalhos que necessitam ser feitos na sociedade e que poderiam utilizar esses presos. Poderíamos criar convênios com empresas onde o preso executaria o trabalho mais pesado, reduzindo a pena de acordo com a quantidade de dias trabalhados e aumentando a mão de obra da empresas com menos despesas, fazendo com que os funcionários da empresa possam ter um salário melhor. Utilizar esses presidiários na agricultura e na pecuária, para produzir o seu próprio alimento e o nosso também. Ensiná-los a concertar máquinas, dar manutenção em equipamentos, alternativa que, além de ser de grande utilidade nas empresas, irá ajudá-los no retorno à sociedade.

Além disso, para que os presidiários não se sintam sozinhos, é interessante um programa de integração com a sociedade (cidadãos de bem), onde eles serão colocados para aprender coisas úteis, ou seja, cursos de capacitação, cursos técnicos e até mesmo fazer uma faculdade, se possível, para que eles sigam um exemplo, pois o objetivo do cárcere é punir, com certeza, mas também temos de dar subsídio para que quando eles retornem para a sociedade (no caso dos que retornarem, é claro) tenham como se manter sem necessitarem do crime.

Também, faz-se necessário implantar a pena de morte em muitos casos. Entretanto, esse ponto acredito que seja o mais delicado, mas é de fundamental importância e sem ela não teremos como mudar a situação, pois temos de retirar da sociedade os indivíduos que não têm solução, que se tornam exemplos e mártires para os que estão iniciando nesse caminho do crime. Infelizmente, não há como ficar mantendo indivíduos eternamente no cárcere, enchendo as penitenciárias e consumindo recursos do Estado e da sociedade.

Muito bem, essas são algumas das atitudes que se tomadas, com certeza, diminuiriam muito a criminalidade e a impunidade. Fica o desafio, o que pode ser feito, na prática, para a punição ser efetuada adequada e concretamente, em todos os setores da nossa sociedade?

(Fonte: Mauro Glória Júnior (texto adaptado para esta atividade). Disponível em: <http://www.artigonal.com/politica-artigos/do-crime-e-da-impunidade-536933.html>)

Questão 1 - Analise a parte destacada do texto, no penúltimo parágrafo, e elabore uma argumentação favorável ao ponto de vista do autor ou contrária ao posicionamento dele. Lembre-se de que a argumentação precisa estar fundamentada, pode ser por meio de fatos, exemplos, ilustrações, comparações, dados históricos...não pode ser cópia. O seu texto deve conter entre 10 e 15 linhas.

(2,0 pontos).

Todas as sociedades desenvolvidas matavam seus marginais. Nenhuma sociedade pode evoluir alimentando assassinos na cadeia.

Os Estados Unidos e o Japão são grandes democracias, e que permitem a pena de morte, sem contar que muitos bandidos começariam a pensar duas vezes antes de cometer certos crimes.

A pena de morte ajudaria a conter a impunidade. A partir do momento em que os criminosos vissem seus colegas morrerem na cadeira elétrica, passariam a ter mais receio de cometer certos crimes.

 Apenas a morte do assassino pode dar a família da vítima um pouco de alívio, e que a morte de seu filho não ficou sem punição e que não deseja que outros sofram o que estão sofrendo.

Questão 2 - No texto há quatro palavras sublinhadas, analise a função de cada uma separadamente e responda se elas indicam adição, explicação, oposição... Explique de forma clara, veja que não é apenas para citar a função, deve haver uma explicação sobre isso, perceba que o próprio texto fornece elementos, pistas para isso. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (340.2 Kb)   docx (466.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com