TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUCAO...........................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

  1. – ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL – NEOLIBERALISMO NO BRASIL............................................................................4
  2. . COMUNICAÇÃO NA PRATICA DO ASSISTENTE SOCIAL-CAPITALISMO.......5
  3. – ETICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL – O CODIGO DE ETICA.........6
  4. -FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS E POLITICAS SOCIAIS– A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988....................................................................7
  5. FUNDAMENTOS HISTORICOS TEORICOS E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III – PRATICA E FORMAÇAO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL............................................................................................8

CONCLUSAO..............................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

        

  1. INTRODUÇÃO

Em poucas palavras a renovação profissional fez através da elaboração dos formuladores cujo esforço examinamos em nossa critica apenas um limitado extrato de conjunto de profissionais que se empenhou em repensar diferente o seu exercício técnico e social, construir um acumulo no interior do qual é possível reconhecer, pela primeira vez no Serviço Social as tendências fundamentais que mobilizam as classes e os grupos sociais brasileiros no enfrentamento dos problemas da economia, da cultura e da história.


  1. DESENVOLVIMENTO

 Sistema de Proteção Social brasileiro, a Constituição Federal de 1988 cria as condições objetivas de romper com a forma tradicional de tratar o campo da política social pública, sendo agora no campo de direito de cidadania e dever do Estado. É preciso lembrar que a construção dos direitos é fruto de conquistas a quais participamos juntos.

  1. ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL – NEOLIBERALISMO NO BRASIL

                                                     Pelo Brasil ter enfrentado a ditadura militar, houve um momento de redemocratização em que foi possível garantir pela Constituição Federal de 1988 a Seguridade Social, que é um conjunto integrado de ações para assegurar com universalidade os direitos à Saúde, à Previdência e à Assistência Social. O Neoliberalismo é tardio no Brasil, mas não é motivo para suavizar os seus impactos na sociedade. A partir dos anos 90 houve mudanças no padrão de organização do trabalho que limita a intervenção estatal, naturalizando o exército reserva de desempregados e consequentemente a pobreza e tudo o que a acompanha. O desemprego e a pobreza são algumas das diversas expressões da Questão Social, que é a área onde o profissional do Serviço Social trabalha “nadando contra a corrente” em busca da justiça social e a maior equidade possível, utilizando as políticas sociais. Com o pensamento crítico e o marxismo, o assistente social se faz presente nas lutas de classes, que se dedicam em conquistar a garantia de direitos na política social, através da conscientização da população.

Porém isso ocorre em contramão ao Neoliberalismo, que visa desresponsabilizar o Estado pelas contradições, dando importância desmoderada para a economia enquanto faz o oposto ao social, transformando as políticas em programas mais focalizados que atendam somente a extrema pobreza.

Na realidade essas medidas aumentam a demanda pela proteção social e há mais gastos públicos, que somados ao grande prejuízo na qualidade de vida de muitos brasileiros, torna o Neoliberalismo um fracasso para todos.

  1. - COMUNICAÇÃO NA PRATICA DO ASSISTENTE SOCIAL-CAPITALISMO

                                              Com a economia capitalista monopolista temos a acumulação, a concorrência dos trabalhadores, as substituições dos mesmos por tecnologias, o aumento do exército industrial reserva e as diversas consequências que os acompanham, refletidas como expressões da questão social.

O Estado faz intervenções pontuais e emergenciais, administrando crises, tendo como objetivo a economia, funcionando de modo que possibilite a realização dos interesses do capital ao invés de priorizar o bem estar da sociedade.

Ele faz intervenções contínuas, sistemáticas e estratégicas sobre as sequelas da questão social, assegurando a reprodução e a manutenção da força de trabalho, mantendo o controle social.

Mas assim como o capitalismo tem os seus períodos e mudanças, o Serviço Social que se consolidou no Brasil nos anos 30 também se transformou.

Depois que o Serviço Social rompeu com os ideais conservadores e aconrou na teoria marxista houve a criação do Projeto Ético Político em 1990 e muitos outros norteadores fundamentais para a profissão, como por exemplo a Proteção Social, a Lei Orgânica da Assistência Social e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Esses são alguns instrumentos que fazem o Projeto Ético Político se materializar na realidade objetiva, com o fazer profissional.

Mesmo ele não se efetivando totalmente, é um ideal sempre buscado que depende de outros fatores, das condições externas que vão além do alcance do assistente social e que são muitas vezes antagônicas já que estamos inseridos no contexto capitalista.  

A realidade é desfavorável e por isso é exigido dedicação e estratégias de ação para alcançar o que o projeto propõe, utilizando a Proteção Social que está na Constituição Federal para garantir o possível para a população apesar dos desafios.

[pic 9]

  1. - ETICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL – O CODIGO DE ETICA

                                                             O Código de Ética é um norteador de como o profissional do Serviço Social deve agir, enquanto a direção crítica o possibilita buscar o conhecimento do porquê das causas, não com o olhar de julgamento, mas que realize uma crítica construtiva por meio da leitura da realidade de forma profissional e não neutra, conscientizando e dando orientações para a intervir com o desenvolvimento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (331.1 Kb)   docx (151.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com