TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.071 Palavras (49 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 49

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                                     

                                      DEDICATÓRIA

                                                                             

                 A Deus por tudo que tem feito na minha vida, por todos os momentos bons e pelas pessoas que colocou na minha caminhada, por estar sempre do meu lado e nunca desistir de mim. Orientando-me, guiando e mostrando o caminho que devo seguir.

                                     AGRADECIMENTOS

 A Deus, por ter me orientado e me mostrado o caminho correto a seguir sem desviar, podendo sempre causar o bem as pessoas.

A minha família pelo apoio incondicional e confiança.

Aos meus pais e irmãos que sempre confiaram em mim e sempre me apoiaram nas minhas decisões e pelo ensino a sabedoria de sua vivência.

A tutora de sala pelo ensinamento no que foi preciso.

Aos colegas de sala pela companhia durante todo esse período.

Enfim, a todos aqueles que de alguma maneira colaboraram com o meu sucesso.

A todos, muito obrigado!

                                          RESUMO

O trabalho de conclusão apresentado para requisito de nota de conclusão de curso: Serviço Social traz uma pesquisa bibliográfica, com auxilio de autores renomados nesta temática de estudo, que possibilitou a elaboração do tema proposto: O Adolescente e o ato infracional – Quais são as causas que motivam o adolescente a cometer atos infracionais? A pesquisa Bibliográfica versa sobre o tema em questão, trazendo na sua composição teórica, pontos discutidos por autores renomados nesta área de estudo, o objetivo deste estudo esta atrelado a conceituar o dia a dia dessas pessoas, chamar a atenção dos governantes, municipais estaduais e Federais sobre um problema que é uma questão social que pede socorro a sociedade em geral. Busquei o tema durante o Estagio Supervisionado I,II. e III, e por este motivo, visando aprofundar os nesta temática trouxe a pesquisa que será abordada em 04 capítulos, que tentaram  desvelar o tema. Foi utilizada  leitura Bibliografias, pesquisas de Webs, 04 livros.  

Palavras-chaves: Politicas Publicas, Ato infracional, Família;

                                        SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPITULO-1

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA DO ADOLESCENTE

CAPITULO- 2

CIRCUNSTÂNCIAS QUE LEVAM AO ATO INFRACIONAL

CAPITULO- 3

RAZÕES QUE LEVAM O ADOLESCENTE AO ATO FRACIONAL

CAPITULO- 4

O TRABALHO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL E SUA ATUAÇÃO NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA A POPULAÇÃO VITIMA DO ATO INFRACIONAL, E DE OUTROS TIPOS DE DELITOS.

CAPITULO- 5

O SERVIÇO SOCIAL E SUA ATUAÇÃO JUNTO A FAMILIA

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÃFICAS

 INTRODUÇÃO:

Acreditamos em um mundo melhor que empreenda a ações em prol de  políticas públicas  voltada para o menor infrator, que diminua o índice criminalidade na adolescência, e represente alternativas eficazes diante do problema evidenciado neste texto.

Este desafio convoca a todas as pessoas que acreditam no potencial transformador e inovador da juventude, pois se unirmos forças contribui para o amanhã mais justo e prospero para todos os cidadãos.

Portanto, minimizar esse problema só cabe a própria sociedade abraçar a causa como uma ação social que preserve o adolescente, e ofereça sua parcela de contribuição para formação de um cidadão adulto, pleno de direito a cidadania e responsabilidade de seus atos de participação da sociedade.

Saliento aqui a grande contribuição, que esta pesquisa traz para minha vida acadêmica, tenho certeza que os conhecimentos adquiridos jamais serão esquecidos, pois ficaram guardados em minha memória para subsidiar novos trabalhos.

Também quero reiterar a grande contribuição nos estudos meus acadêmicos proporcionados pelo auxilio de minha tutora eletrônica, a esta pessoa quero dar meus agradecimentos, e dizer muito obrigado.  

Com o trabalho apresentado, podemos destacar que o crack não é um problema restrito apenas as grandes metrópoles, mas como também se faz presente nas zonas rurais.

Esses locais se tornam um refúgio para os traficantes, pois teoricamente seriam lugares onde os índices de criminalidade não são tão altos, sendo então motivo de tranquilidade para a segurança pública.

Com isso, vale destacar que u usuário do crack não deve ser visto como um indivíduo incapaz de viver em sociedade, ou até mesmo como um criminoso. Deve ser tratado como uma vítima do falho sistema de segurança nacional, merecendo então um acompanhamento para o seu tratamento.

Evidenciamos que a participação da família no processo terapêutico dos pacientes portadores de transtornos mentais e dependentes químicos é fundamental e contribui de forma significativa no tratamento e consequente melhora. O paciente sente-se valorizado e confiante de sua recuperação, quando sente a efetividade da participação familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.9 Kb)   pdf (483.7 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com