TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AERONAUTICAL ENGINEERING

Tese: AERONAUTICAL ENGINEERING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 16

ENGENHARIA AERONÁUTICA

É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais.

Além de fabricar aviões, pode gerenciar obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de rotas e o gerenciamento de tráfego aéreo.

CURSO

Os dois anos de formação básica trazem bastante conteúdo das disciplinas de física, química, matemática e computação. A partir do terceiro ano, começam as matérias específicas da Aeronáutica, tais como, tecnologia aérea, eletrônica, mecânica de voo e dinâmica estrutural para aeronaves.

GRADE BÁSICA DO CURSO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA

 Cálculo

 Geometria Analítica

 Álgebra

 Equações Diferenciais Ordinárias (EDO)

 Física Geral

 Eletrônica

 Tecnologia Digital

 Mecânica dos Fluidos

 Termodinâmica

 Aerodinâmica

No final do curso é necessário a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

DURAÇÃO MÉDIA: cinco anos.

ESPECIALIZAÇÕES DA CARREIRA DE ENGENHEIRO AERONÁUTICO.

GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO

Profissional que orienta o tráfego de aeronaves, auxiliando nas operações de pouso e decolagem dos aviões com segurança. Este profissional da Engenharia Aeronáutica também pode atuar definindo corredores de tráfego aéreo e estudando a melhor rota para as aeronaves.

ENGENHARIA ESPACIAL

Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando foguetes, satélites e naves para a exploração espacial.

MANUTENÇÃO DE AERONAVES

Como é um grande conhecedor da estrutura e projeto das aeronaves, o engenheiro aeronáutico também pode atuar coordenando equipes de manutenção e reparos para aviões e helicópteros.

DESENHO E PROJETO DE AERONAVES

Uma das principais especializações da Engenharia Aeronáutica, nesta carreira o profissional atua criando, desenhando e definindo novos modelos de aeronaves. É este profissional que define os materiais e coordena os testes das aeronaves, quando estão sendo fabricadas.

SISTEMAS AÉREOS

Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando e testando sistemas internos para as aeronaves, tais como instrumentos de controle, sensores, mecanismos de pressurização, sistemas eletrônicos, computadores de bordo.

MERCADO DE TRABALHO

Brasil forma menos da metade do número de que precisa de engenheiros aeronáuticos.

O principal motivo é que são poucas as vagas oferecidas pelas universidades, especialmente por causa da falta de professores capacitados.

O principal motor do mercado para esse engenheiro no Brasil, é a Embraer.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP)

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ORIGEM HISTÓRICA:

Durante o século XVIII a "Revolução Industrial" mudava a forma de organizar a produção. As inovações de então não estavam restritas à técnica e à tecnologia, mas também à organização do trabalho. Com o paulatino progresso do setor industrial à época, surgia a necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção. Necessidade essa que se agravou com a Segunda Revolução Industrial e seus avanços tecnológicos. A tarefa de analisar o trabalho para racionalizá-lo, contudo, seria feito apenas no final do século XIX e durante o século XX. O berço da disciplina foi a indústria metal-mecânica e a Economia, para mais tarde, com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, e posteriormente a produção enxuta, concebida por TaichiiOhno dentro da Toyota, para que a Engenharia de Produção ganhasse grande destaque mundial.

No Brasil, desenvolveu-se com o nome de Engenharia de Produção, a partir de 1950. Outros fatores como o recente desenvolvimento japonês e a adoção da temática da Qualidade & Produtividade como pontos centrais nas empresas e organizações privadas, públicas, industriais, serviços e de governos, consolidaram essa difusão.

O QUE É:

É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade.

Dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos.De modo geral, a engenharia de produção, ao enfatizar as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, ocupa-se das atividades de :

• Concepção, melhoria e implementação de sistemas;

• Projetar processos produtivos;

• Analisar e otimizar processos;

• Viabilizar Estratégias produtivas;

• Planejar a produção;

• Produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza;

Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta Engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade das Empresas e, por conseguinte, do País.

ORGANIZAÇÕES EMPREGADORAS:

• As indústrias de uma maneira geral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com