TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALIZE CONTABIL

Monografias: ANALIZE CONTABIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE TRIÂNGULO MINEIRO

Alex Félix

ANÁLISE CONTÁBIL: Relatório sobre as oficinas na 4ª Semana da Contabilidade

ITUIUTABA

2013

ANÁLISE CONTÁBIL: Relatório sobre as oficinas na 4ª Semana da Contabilidade

Trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos alunos do 3º ano de Ciências Contábeis – FTM , orientado pelo Prof. Msc. Wilter Furtado, com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos nas unidades da disciplina de Análise Contábil, refletindo sobre os assuntos abordados nas oficinas realizadas na 4ª Semacon.

ITUIUTABA

2013

INTRODUÇÃO

O relatório a seguir descreve todas as atividades desenvolvidas na semana da contabilidade da Faculdade Triângulo Mineiro, realizadas dos dias 3 a 5 de setembro de 2013 com uma carga horária de 12 horas.

A semana teve inicio no dia 03 de setembro de 2013 com a mesa redonda, compostas por profissionais dos diferentes tipos de setores, sendo coordenada pelo professor Wilter todo o debate que teve entre os profissionais na mesa redonda, onde os mesmo evidenciaram várias formas de como está a realidade do mercado e como isso seria positivo ou negativo para os futuros profissionais da área contábil.

No dia 4 de setembro de 2013 foram realizadas as oficinas voltadas para a área contábil, ministradas por profissionais capacitados, com o intuito de melhorar o entendimento dos alunos e convidados de outras instituições a respeito de como está a contabilidade na atualidade.

No dia 5 de setembro de 2013 foi realizada a palestra com a Administradora do Hospital N. S. D’ Abadia Adriana Palis Yunes com o tema 2013 ano da Contabilidade: Expectativas da classe empresarial, em relação aos papéis do contador, na vida das empresas

A semana da contabilidade teve o objetivo de demonstrar os setores que movimentam o mercado econômico e as diferentes visões vista por cada empresário em relação ao cenário e as mudanças judiciais relacionadas às leis que regem a contabilidade, bem como as mudanças que a contabilidade proporciona para um desenvolvimento positivo da empresa, além de englobar atividades vivenciadas no nosso dia a dia.

Oficina 1. Valorização da profissão Contábil

Oficina coordenada pela profª. Elaine, onde foi promovida uma discussão para registrar pontos relevantes sobre a valorização da profissão contábil.

Esta oficina começou por debater diferenciais que o profissional contábil possui que é desconhecido pelos empresários e gestores, desse modo, foi evidenciado que o contador vai muito além de um mero escriturário, sendo um gestor de informações.

Surge um cenário de constantes mudanças, informações e procedimentos a serem adotados e atualizados. Tudo isso proporciona aos contadores a oportunidade de demonstrarem a eficiência e integração à realidade da área contábil no mundo dos negócios, diante disso, é primordial que esse profissional se mantenha em constante atualização, para que as informações que ele emita sejam novas e precisas.

Os instrumentos de atividade da contabilidade no cenário atual são muito bem vindos, mas, profissionais devem interagir com esse novo cenário. Escolas, professores, cursos de formação, profissionais e alunos da área devem estar conscientes da nova realidade.

Entretanto, mais do que uma obrigação, todo profissional tem que buscar a educação continuada como forma de estar sempre atualizado e assim, capacitado à execução de sua profissão, e lógico que tanto empresário e contador devem trabalhar em harmonia, uma vez que o profissional contábil necessita da veracidade dos dados da organização para que possa emitir informações seguras e úteis para a tomada de decisão da empresa.

Foi discutido também que o contador tem um papel fundamental na tomada de decisão, mas muitos gestores desconhecem o potencial desse profissional e diante disso, várias organizações não estão preparadas para usar de forma total e inteligente o trabalho do profissional contábil. É necessário salientar que não existe um só culpado em relação a este processo, pois muitos contadores não se dão o devido valor, como também existem maus gestores que não valorizam esse profissional.

Devido às mudanças causadas pela nova legislação, cada vez mais as empresas precisam de contadores, já que as mesmas sem contabilidade não podem prestar contas a seus sócios. Com isso, a valorização do profissional desta área está em ascensão, apresentando mais segurança também aos jovens profissionais. Sendo assim, é importante que os candidatos a atuação nesta área estejam bem informados quanto à legislação, com a finalidade de realizar um bom trabalho, fornecendo informações corretas ao empresário e ao governo.

Oficina 2. Mudanças e novos cenários para a contabilidade

Nesta oficina foi esclarecido que os profissionais da área contábil: contadores, auditores, consultores contábeis e fiscais, estão se deparando com mudanças significativas que estão ocorrendo nas diretrizes ou normas que regem ou disciplinam o exercício da ciência contábil. Essas mudanças são decorrentes ou resultantes da integração da realidade contábil brasileira no cenário global ou mundial no universo do mundo dos negócios.

Essas mudanças, anteriormente, não eram comuns e tão significativas. Como conseqüência, todos os profissionais da área contábil, necessitam estar atentos e ter conhecimento das alterações que estão e continuam ocorrendo a cada momento.

Em geral, empresários, titulares dos patrimônios e dos demais recursos que envolviam as transações do mundo dos negócios demonstravam pouco conhecimento ou interesse nas atividades da área contábil, existindo assim, um grande número de profissionais e escritórios contábeis, que só tinham conhecimento das transações a serem registradas, baseando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com