TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANHANGUERA

Projeto de pesquisa: ANHANGUERA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.500 Palavras (18 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

O cenário mundial tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômico, quanto na gestão das organizações. Como conseqüência, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência. As organizações não só precisam buscar a flexibilidade em termos de estrutura organizacional, para responderem mais rapidamente às mudanças do mercado, como também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas. Desta forma, faz-se necessários que os gestores tenham informações relevantes e pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para otimizar o desempenho empresarial. Assim a contabilidade tem como um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possam auxiliar na tomada de decisões e que são imprescindíveis para uma boa gestão em um mundo globalizado, de forte concorrência e de necessidade elementar de redução de custos para conseqüentemente maximização do lucro. O objetivo geral deste trabalho é analisar as vantagens e desvantagens do custeio direto e por absorção, a fim de identificar a correta interpretação dos custos operacionais, por serem condições essenciais para o funcionamento racional de qualquer entidade contábil, com e sem fins lucrativos. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as informações sobre custos tem sido consideradas um elemento estratégico dentro das organizações. A utilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliando os gestores no momento de definir estratégias e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades. Assim as empresas podem aprimorar os custos ao produto por meio do sistema de custeio, entre eles: o custeio por absorção alem de ser um dos mais antigos sistemas, é o único aceito para fins fiscais, consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. O custeio direto é um sistema que só considera como custo do produto os custos variáveis utilizados no processo produtivo, sendo assim, os custos fixos são considerados como despesas do período, pois estes independem do volume de produção. Deste modo, os gestores devem analisar as características especificas de cada sistema de custeio a fim de verificar aquela que mais condiz com a realidade da empresa para o oferecimento das informações, que possam auxiliar de forma clara a tomada de decisão nas organizações.

1. Introdução

O cenário mundial tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como conseqüência, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência. As organizações não só precisam buscar a flexilbilidade em termos de estrutura organizacional, para responderem mais rapidamente às mudanças do mercado, como também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas. Desta forma, faz-se necessários que os gestores tenham informações relevantes e pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para otimizar o desempenho empresarial.

Assim a contabilidade tem como um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possam auxiliar na tomada de decisões e que são imprescindíveis para uma boa gestão em um mundo globalizado, de forte concorrência e de necessidade elementar de redução de custos para conseqüentemente maximização do lucro.

Pois a conjuntura econômica faz com que as empresas tenham a necessidade de alargar seus horizontes em termos de perspectivas dos seus negócios, pois assim poderão posicionar-se estrategicamente e enfrentar a concorrência.

2. Objetivos

2.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho é analisar as vantagens e desvantagens do custeio direto e por absorção, a fim de identificar a correta interpretação dos custos operacionais, por serem condições essenciais para o funcionamento racional de qualquer entidade contábil, com e sem fins lucrativos.

2.2 Objetivo específico

• Levantar informações sobre as características específicas de cada sistema de custeio a fim de interpretar as desvantagens e vantagens competitivas.

• Determinar informações sobre importância do sistema de custeio no meio empresarial.

3. Referencial Teórico

Para as empresas atingirem resultados satisfatórios é necessário que as organizações adotem sistemas de gestão que possibilitem obter informações referentes aos seus negócios, permitindo que seus gestores tracem caminhos que conduzam ao êxito.

Segundo Beuren (1998), a operacionalização adequada de um sistema de custeio pode encontrar ampla aplicação nas empresas. Ressalta-se que a utilização efetiva de um sistema de custeio não se limita apenas à sua importância na avaliação de estoques, é também um instrumento de suporte voltado ao fornecimento de subsídios importantes à avaliação de desempenho dos gestores, taxa de retorno nas decisões de investimentos e formação de preço de venda.

Também Leoni (1996), define o método de custeio como sendo formas de apuração dos valores de custos dos bens, mercadorias ou serviços das entidades públicas ou privadas, que tem como função determinar o modo de como será atribuído custo aos produtos.

Para Crepaldi (2002) existem dois métodos básicos de custeio: custeio por Absorção e custeio Variável ou Direto, eles podem ser usados com qualquer sistema de acumulação de custos.

4. O sistema de custeio Direto e Custeio por Absorção suas Vantagens e Desvantagens

4.1 Custeio Direto (Variável)

Leoni (1996) diz que o sistema de custeio variável ou direto é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço. È o critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa. Este sistema só agrega os custos variáveis aos produtos, considerando os custos fixos como despesas. O uso deste sistema exige a clara distinção entre custos diretos e indiretos, o que pode gerar o uso da arbitrariedade.

O sistema de custeio variável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com