TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEMA: FORTALECENDO OS VÍNCULOS FAMILIARES E BUSCANDO SORRISOS

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso I

TUTOR PRESENCIAL:

EQUIPE:

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

ACARAÚ – CE

2016

ANÁLISE DO TEMA: FORTALECENDO OS VÍNCULOS FAMILIARES E BUSCANDO SORRISOS.

Bibliografia

Justificativa

AMORIM, Celso. "O Brasil e o Conselho de proteção ao idoso" vol. 3, nº. 4, ONU, 2000

Neste livro o autor relata os principais desafios do Concelho de proteção ao idoso no Brasile as inquietações por parte da sociedade civil que apesar de opinar e poder fazer parte dos concelhos alegam que ainda há uma grande barreira entre a opinião da sociedade civil e a opinião do poder publico em partes.
O mesmo ainda vem relatar a importância da participação no conselho para implementação de soluções cabíveis para uma restruturação e fortificação dos serviços destinada a pessoa idosa.

Tendo compreendido o real sentido do concelho e as inquietações de alguns membros tal como a importância do mesmo para essa classe, este matéria será de total importância teórica para o fortalecimento de ideias para a composição de nosso artigo cientifico.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília: Senado Federal, 2002.

A Constituição da Republica Federativa do Brasil traz consigo a implantação de leis e normas que assegura a sociedade por inteira, estabelecendo mais direitos para diferentes setores, grupos sociais, raças, gênero, dentre outras. A pessoa idosa perante a constituição passa a ter mais direitos e a sociedade, família e poder publico perante esses direitos passa a ter mais deveres com os mesmos.

Diante as informações contidas sobre a pessoa idosa na Constituição iremos explorar e fortificar a Ideia que os direitos devem ser respeitados e cobrados.

BRASIL. ESTATUTO DO IDOSO. Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003

O Estatuto traz em seu conteúdo a regulamentação dos direitos assegurados pela pessoa idosa, o mesmo vem deixar estabelecido para essa classe o gozo de todos os direitos fundamentais: vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária (direitos humanos)

Tendo o Estatuto do Idoso como base do nosso artigo cientifico, acreditamos que teremos mais respalda para criar e buscar mecanismo que fortaleça o embasamento do mesmo.

GUARDINI, Romano. As idades da vida. São Paulo: Quadrante, 1990

O livro “As idades da vida”  traz em seu contexto as explicações de cada fase do ciclo vital do ser humano, focando no desenvolvimento pessoal e na visão da sociedade perante as fases. De forma particular o livro destaca a falta do protagonismo da pessoa Idosa na família e na sociedade trazendo a ideia que a sociedade e a família rotulam a pessoa idosa como um ser não mais capaz.

Este Livro de forma analisado de peculiar nos faz aprofundar em cada fase da vida compreendendo os aspectos vividos em cada uma delas, e ao mesmo tempo nos faz despertar o desejo de resgatar o protagonismo da pessoa idosa, com isso acreditamos que nosso artigo ganhara mais verdade e coerência.

NERI, Anita Liberales soet. Idoso e família. Brasil: FRLO 1999

Neste Livro NERI vem destacar e abordar o idoso dentro do âmbito familiar, mostrando o ponto de vista com suas necessidades e expectativas e do outro a família com sua organização e dinâmica nem sempre entendendo o processo que o idoso vem experimentando nessa etapa da vida.

O conteúdo contido neste livro nos desperta a termos uma atenção voltada para a focalização do serviço com as famílias por que é papel dela assegurar o idoso e principalmente cuidar, acreditamos que tais conteúdos que irá compor nosso artigo cientifico será de total importância para o esclarecimento de algumas inquietações e incômodos que essa classe passa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com