TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CRAS BENGUÍ EM BELÉM–PA: Fortalecendo Os Vínculos Familiares Dos Usuários

Por:   •  5/2/2021  •  Monografia  •  11.673 Palavras (47 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 47

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

JULIETE DOS ANJOS FREIRE

A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CRAS BENGUÍ EM BELÉM–PA: Fortalecendo Os Vínculos Familiares Dos Usuários

Belém-Pa

2019

JULIETE DOS ANJOS FREIRE

A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CRAS BENGUÍ EM BELÉM-PA: Fortalecendo Os Vínculos Familiares Dos Usuários

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Viviam Ambrosio

Belém-Pa

2019

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso de Serviço Social

JULIETE DOS ANJOS FREIRE

A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CRAS BENGUÍ EM BELÉM–PA: Fortalecendo Os Vínculos Familiares Dos Usuários

Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.

Banca Examinadora:

_____________________________________________

Professora   Orientadora

_____________________________________________

Professor (a) 2º   membro da banca

_____________________________________________

Professor (a) 3º   membro da banca

BELÉM

2019

Dedico este trabalho a minha família: Meu esposo Halysson e aos meus filhos Adriano, Andrew e Ágatha. Vocês sempre serão a grande motivação para minhas vitórias e realizações. Esta conquista também é de todos vocês.

AGRADECIMENTOS

A Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada, pelo don da vida, por cada graça concedida, por não me permitir desistir e dar-me forças em cada dificuldade com que me deparei.

A minha querida avó Raimunda (in memorian) que teve grande participação no começo dos meus estudos que me incentivou e ajudou a terminar meu ensino médio num momento delicado na minha vida.

Ao meu amado esposo Halysson por estar ao meu lado me apoiando nas minhas decisões ter me incentivado a fazer uma graduação e por ter agüentando meus momentos de estresse que tive nessa reta final do curso, pois só ele sabe como foi difícil eu conseguir estudar tendo um bebê para cuidar dentre outras coisas também a fazer. Obrigada meu amor, sua contribuição foi fundamental para a realização deste sonho.

Aos meus filhos Adriano, Andrew e Ágatha, vocês foram minha grande motivação, para chegar até aqui. Desculpem alguns momentos de ausência, mas foi preciso. Vocês sempre serão minha inspiração e motivo para as minhas realizações.

Aos meus padrinhos José e Graça e a minha prima Carmen que me ajudaram muito com meus filhos, principalmente minha bebê que hoje está apenas com 4 meses para que eu pudesse estudar, sem ajuda de vocês seria muito mais difícil esta caminhada rumo a vitória.

Também não poderia esquecer a minha supervisora de campo Paula Miranda, Assistente Social do CRAS Benguí, por ter contribuído tanto no meu processo de formação profissional durante os estágios I, II, III. Agradeço a oportunidade de ter participado do projeto de intervenção com famíliasa qual resultou no meu trabalho de conclusão de curso.

Agradeço a minha professora Viviane Ambrosio pela orientação, paciência e incentivo durante alguns momentos que achei que não fosse conseguir finalizar este trabalho. Sem sua ajuda não teria conseguido finalizar minha graduação este semestre.

Aos amigos Aline e Alan, que me ajudaram com dicas importantes neste processo de elaboração de trabalho.  E aos demais amigos que mesmo não estando presentes em todos os momentos, torceram por mim nessa caminhada, e que de alguma forma, foram essenciais. Obrigada de coração a todos!


A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, ter respeito, fé, solidariedade, companheirismo e outros sentimentos.”

(Luiz Fernando Veríssimo)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABEPSS: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

BPC: Beneficio de Prestação Continuada

CFESS: Conselho Federal de Serviço Social

CLT: Consolidação das Leis do Trabalho

CNSS: Conselho Nacional de Serviço Social

CRAS: Centro de Referência da Assistência Social

CREAS: Centro de Referencia Especializado de Assistência Social

LBA: Legião Brasileira de Assistência

LOAS: Lei Orgânica da Assistência Social

MDS: Ministério do Desenvolvimento Social

NOB: Norma Operacional Básica

PAIF: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

PBF: Programa Bolsa Família

PNAS: Política Nacional de Assistência Social

SCFV: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

SUAS: Sistema Único de Assistência Social

TCC: Trabalho de Conclusão de Curso


RESUMO

Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta o Projeto de Intervenção realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Benguí, município Belém-PA, no período de agosto a novembro de 2018. Este centro provê serviços e programas continuados de assistência e de promoção social, oferecendo proteção social básica às famílias e aos indivíduos. Através de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo de caráter qualitativo, realizou-se uma intervenção social às famílias em uma unidade pública que concretiza o direito sócio - assistencial quanto à garantia do acesso a serviço de proteção social básica prevenindo situações de riscos. Diante deste cenário, observa-se que a meta e desenvolvimento das comunidades mais necessitadas através da articulação com os integrantes de maneira que os mesmos se percebam como sujeitos de direitos e deveres. Nota-se que com a abordagem social as famílias, pode - se diagnosticar qual a melhor forma de intervenção social a ser aplicada nas mesmas. Possibilitando assim, um melhor acompanhamento das famílias, quanto à aplicabilidade do Projeto de Intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.5 Kb)   pdf (375.2 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com