TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FORTALECENDO OS VÍNCULOS FAMILIARES DAS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS

Por:   •  15/2/2018  •  Monografia  •  23.429 Palavras (94 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 94

[pic 1]

        

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

LUANA DE SOUSA SILVA CIRILO

SUELEN GOMES SOARES

CUIDADO EM SAÚDE: FORTALECENDO OS VÍNCULOS FAMILIARES DAS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS

JOÃO PESSOA – PB

2017

LUANA DE SOUSA SILVA CIRILO

SUELEN GOMES SOARES

CUIDADO EM SAÚDE: FORTALECENDO OS VÍNCULOS FAMILIARES DAS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Profª. Msª. Alecsonia Pereira Araújo.

JOÃO PESSOA/PB

2017

LUANA DE SOUSA SILVA CIRILO

SUELEN GOMES SOARES

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ADESÃO AO TRATAMENTO DAS MULHERES QUE VIVEM COM HIV/AIDS

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Aprovada em: ______ de _________ de 2017.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________

Profª. Msª. Alecsonia Pereira Araújo - UFPB

Orientadora

___________________________________________

Profº. Drº. Rafael Nicolau Carvalho- UFPB

Examinador

____________________________________________

Profª. Drª. Maria das Graças Miranda F. da Silva  

Examinadora

Dedico a minha mãe Eliane de Sousa, a quem devo a minha eterna gratidão, pois sempre me incentivou e que me mostrou que a educação é o melhor caminho a seguir.

Luana de Sousa Silva Cirilo

Dedico a minha mãe Dona Ana, mulher guerreira, que batalhou muito para criar seus filhos, a qual serei eternamente grata.

Suelen Gomes Soares

AGRADECIMENTOS

Luana de Sousa Silva Cirilo

Agradeço à Deus em primeiro lugar, pois foi a fé nEle que me fortaleceu nos momentos mais difíceis e fez com que eu não desistisse durante a caminhada.

Agradeço aos meus pais pela educação que me deram e por todos os valores morais que possuo hoje, em especial à minha mãe Eliane de Sousa, grande mulher à qual me espelho e a quem devo toda minha gratidão.

Agradeço aos meus avós maternos, em especial à minha vó Selma de Sousa, que é minha segunda mãe e que ajudou a minha mãe na minha criação.

Agradeço ao meu esposo Diego Gomes que me deu todo apoio e que esteve sempre comigo em todas as situações.

Agradeço à minha filha Maria Júlia, pois ela fez tornar-me uma pessoa melhor, me ensinou o significado do infinito amor e da paciência e que me faz seguir em frente apesar de tudo.

Agradeço à toda família, minha tia, tios, madrinha, padrinho etc, pois são pessoas essenciais em minha vida.

Agradeço aos meus sogros, em especial a minha sogra Rubenita Gomes, que cuidou de minha filha para que eu pudesse estudar e dá todo amor do mundo a ela.

Agradeço à Josefa Leite e a Rozilene Leite que me ajudaram em momentos que mais necessitei e que amam minha filha como se fosse sua própria filha.

Agradeço à Suelen, grande amiga, pois sem ela eu não teria concluído o Trabalho de Conclusão de Curso.

Agradeço aos professores que contribuíram para a minha formação, em especial Rafael Carvalho que foi meu orientador de estágio supervisionado I e II e Alecsonia Araújo, orientadora do TCC.

Agradeço as minhas supervisoras de Estágio I e II Ilzenyr Rezendo e Ivoneide Pinheiro, pessoas especiais e que vou levar para toda a minha vida o carinho que tiveram por mim e todo o aprendizado que puderam me passaram.

Agradeço as pessoas que me acolheram durante o estágio I e II e que também pude aprender com eles, em especial: Bethania Patrício, Julianna Martins, Laís Brito, Gilvamberto, Karla, Carminha, Luzineide, Carolina Lira, dentre outros.

Agradeço aos amigos em geral, são poucos porém muito especiais, que contribuíram para a minha formação, me ajudaram, me aconselharam, todos eles têm um lugar guardado em meu coração.

Enfim, agradeço à todas as pessoas que contribuíram direto e indiretamente para a minha formação, se eu cheguei até aqui não foi sozinha, essa grande vitória em minha vida, eu devo a vocês.

Obrigado!

AGRADECIMENTOS

Suelen Gomes Soares

        Agradeço em primeiro lugar а Deus que iluminou os meus caminhos durante esta caminhada e que me fez superar cada obstáculo surgido.

A minha mãe, Dona Ana que esteve presente nos piores momentos e tanto se esforçou e me incentivou para que eu viesse a concluir este curso.

Aos meus irmãos Lucas, Renan, Renata e principalmente a minha queridíssima irmã mais velha Suênia, que muito me incentivou a iniciar e principalmente a concluir este curso, com o qual tanto me identifico, vocês são muitos especiais, amo muito vocês.

Aos meus pequenos, especiais e amados sobrinhos Davi e Maria Cecilia, quem diria que em cinco anos aconteceriam tantas coisas, logo dois sobrinhos, obrigada irmãs.

Ao meu pai, que sempre que solicitado se fez presente.

A todos os meus familiares que mesmo distantes sei que sempre torceram para o meu sucesso, em especial meu tio Hailton, sua esposa Cida e minha tia Vivianne.

A minha parceira de TCC, Luana Sousa, com a qual me identifico bastante, obrigada pela paciência e compreensão que sempre tiveste para comigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (152.7 Kb)   pdf (593.4 Kb)   docx (112.2 Kb)  
Continuar por mais 93 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com