TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER E COMPREENDER OS CONFLITOS FAMILIARES

Por:   •  9/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

TITULO: FAMILIA: INSTITUIÇAO QUE PRECISA SER COMPREENDIDA E ANALISADA COM DESVELO.

TEMA: A IMPORTÂNCIA  DE  CONHECER  E  COMPREENDER OS CONFLITOS FAMILIARES  

INTRODUÇÃO

As áreas de atuação do profissional psicólogo no Brasil se desenvolveram progressivamente a partir de seus conceitos iniciais, os quais se configuravam em três áreas distintas: Clínica, Escolar e Industrial, que posteriormente foram ampliados para as áreas da Saúde, Educação e do Trabalho, deslocando-se da vinculação aos locais de trabalho para as ações e referenciais teóricos, surgindo novas perspectivas de atuação profissional e, consequentemente, novas áreas de atuação que, de acordo com Pfromm Neto (1985, apud BASTOS; GONDIM; PEIXOTO, 2010), se configuraram em sete novas áreas: psicologia institucional, psicologia hospitalar, psicologia do esporte, psicologia jurídica, psicologia do trânsito, psicologia política, psicologia médica e de reabilitação. Percebeu-se na ocasião uma nova perspectiva no trabalho do profissional psicólogo, que até então estava mais restrito ao modelo clinico hegemônico de atendimento individual e elitista, modelo este que, conforme Bastos (1988, apud BASTOS; GONDIM; PEIXOTO, 2010), mostrava-se inadequado para atender as demandas exigidas pela sociedade brasileira. Já em 1992, estudos detectaram mudanças na atuação deste profissional, apontando que ele já estava preocupado com as questões sociais e o seu papel diante das demandas coletivas, resultando, conforme Bastos e Achcar (1994, apud BASTOS; GONDIM; PEIXOTO, 2010) no crescimento da inserção do psicólogo em equipes multiprofissionais e na busca de integração com outras áreas, a fim de propor respostas mais adequadas e satisfatórias às demandas e questões humanas.

As abordagens e áreas de atuação de acordo com Yamamoto, Costa (2010), a inserção do psicólogo desloca-se do atendimento individual, conforme o modelo tradicional, para a ação situada em contextos sociais, considerando que o sujeito está diretamente inserido em seu contexto social, cultural e sua história, exigindo novos arranjos de intervenção para dar suporte ao profissional e sua atuação.

O Projeto tem como intuito tratar a família como instituição que será estudada a fim de que possa ser compreendida em seus conflitos. “Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e na formação para o mundo.” (RIBEIRO, Silvino Paulo.S.D).  

É importante analisar a influência de fatores na instituição da família, para obter uma compreensão  pautada em conhecimentos teóricos e técnicos. À medida que o projeto for se desenvolvendo, será  possível discutir o surgimento de fatos e conflitos que passam a ser decorrentes no dia a dia de uma família, retratando as influências sócio-culturais e da sociedade diante de tal realidade.

Ao longo do projeto, poderão ser identificadas possíveis intervenções do profissional psicólogo, possibilitando uma melhor percepção aos estudos de casos que refletem uma reestruturação da família, já que em cada uma delas existe uma maneira de ser observada e explorada. “[...] se torna fundamental que ela seja estruturada de tal forma que o relacionamento entre os integrantes seja pautada na harmonia e respeito entre seus pares, dada a importância e a influência que tal grupo exerce na vida de cada um.”(RIBEIRO,Silvino Paulo.S.D)  

OBJETIVO GERAL

Compreender a aplicação da Psicologia nos contextos familiares

OBJETIVOS EXPECIFICOS

Identificar as principais formas de atuação do profissional psicólogo diante dos estudos de casos. (psicologia ciência e profissão).

Discutir a importância da ética na atuação do psicólogo (filosofia).

Estudar importância do conhecimento teórico e técnico na atuação do profissional (epistemologia da psicologia).

Reconhecer as formas que a cultura na formação da família e na sociedade que essa se insere (Antropologia cultural).

PROBLEMA: Quais os métodos que os psicólogos podem desenvolver diante de contextos diferentes.

JUSTIFICATIVA

Este é um trabalho que visa abordar a família como instituição que deve ser estudada e explorada, a fim de que seja entendida e apresentada aos acadêmicos de uma forma a possibilitar uma reflexão dos casos apresentados.

Estudar as áreas de atuação do profissional é de suma importância, já que possibilita compreender o comportamento humano em várias abordagens, como na segurança, no trabalho, na educação, entre outros. Há a necessidade de se buscar cada vez mais uma sociedade mais harmoniosa e constante melhoria nos processos de construções nos aspectos intrapessoais e interpessoais.

 É necessário saber lidar com as complexidades que pautam a família, já que é constituída em sua subjetividade, refletindo os comportamentos dos  indivíduos, possibilitando formas de intervenção do psicólogo, como prevenção e tratamento de problemas psíquicos que permeiam a família moderna.

Além de proporcionar uma análise mais detalhada acerca da família em diferentes conceitos, o projeto possibilitará verificar de qual forma cada assunto das disciplinas irá contribuir no estudo de casos ao ser inserido no objetivo que norteia esse trabalho. A realização do mesmo, irá trazer aos acadêmicos uma maior clareza para um entendimento da complexidade que permeia os conflitos da família moderna, que estão ligadas as questões éticas, histórico-culturais que interferem naturalmente na família e na sociedade.

Através da compreensão dos procedimentos, será possível propor novas formas de aplicá-los, pautando na validade dos métodos científicos. Dessa forma, será possível desenvolver práticas de grande relevância para o contexto social, implicando em maneiras de relacionar o trabalho do profissional e as respostas que serão dadas em cada processo. Isso irá favorecer formas diversas de interpretar fenômenos e de possibilitar um maior entendimento dos sentidos de cada um, permitindo assim, uma sociedade mais harmoniosa.  

METODOLOGIA

A origem do tema dessa pesquisa foi um ponto em comum entre os grupos de trabalho “Família Alcântara” e “Desafio cotidiano”. Esses dois casos foram criados a partir de duas imagens que foram concedidas na aula de Projeto Multidisciplinar, servindo como ponto de partida para a elaboração dos casos que tiveram seus personagens como objeto de estudo do projeto no curso de Psicologia das Fip-Moc, onde se formaram dois grupos, através da inclusão aleatória dos acadêmicos. A partir dos dois casos foi definido o tema deste projeto, nos qual permitiu a análise e avaliação de situações problemas que envolvem as famílias modernas no dia a dia no Brasil e no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com