TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO NA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO DO CATARINE DO NORTE

Trabalho acadêmico: APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO NA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO DO CATARINE DO NORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA DE VALPARAISO DE GOIAS

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTATISTICA

VALPARAÍSO DE GOIAS

NOVEMBRO DE 2012

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA DE VALPARAISO DE GOIAS

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTATISTICA

DISCIPLINA: ESTATISTICA / PROFESSOR: WANDERLEI

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo expor aos Gestores os relatórios com todos os dados coletados nas empresas, apresentando-lhes resultados das coletas referentes à pesagem de 100 pacotes de café de 500 gramas, o peso de cada pacote de café está distribuído em uma tabela que será apresentada ao longo deste trabalho. Iremos expor também relatórios e levantamentos da aplicação e importância da Estatística na área de Administração e uma interpretação sobre os resultados obtidos através da coleta de peso dos pacotes de café considerando as peculiaridades das medias utilizadas que poderão ser visualizadas e compreendidas através das tabelas e gráficos, além da justificativa da Reprovação ou Aprovação do lote escolhido.

APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO EM UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO DO NORTE CATARINENSE

Foi elaborado um processo para avaliar a qualidade das unidades produzidas na indústria de fundição bastante competitiva e atuante no mercado, e para se manter líder é preciso sempre medir o grau de resistência de seus produtos e para isso foi elaborado a coleta de amostras de forma unitária, esses dados são apresentados em um quadro e ao longo de 185 dias, foi apresentado também estimativas de médio e do desvio padrão que foram aplicados em gráficos de controle. Utilizando assim gráficos de Shewhart, pela simplicidade de se construir de interpretar, mas também são ineficientes para detectar pequenas alterações, por isso é importante se utilizar de outros gráficos, dessa forma foram criados outros gráficos para ajudar de forma mais clara e objetiva na resolução das informações, usou se histograma com frequência e tração, da probabilidade da normalidade com tração e probabilidade, também o gráfico de controle onde possibilita detectar mudanças na média do processo para amostras unitárias e da soma cumulativa móvel, de amplitude móvel para se conhecer e analisar a variabilidade do processo. Foi feito um teste de analise de variância com 5 sub-amostras de tamanho 37 ao longo de 185 dias, onde se chegou a conclusão que não houve uma diferença estatisticamente significativa entre as médias das sub-amostras, os gráficos de controle cumulativo de somas foram propostos inicialmente por PAGE (1954), o gráfico CUSUM incorpora diretamente toda informação na sequências de valores da amostra de um valor alvo, além disso combina varias amostras tornado assim mas eficaz do que os gráficos Shewhart, o gráfico da média móvel foi introduzido por ROBERTS (1959), mostra pequenas oscilações sofridas pela média do processo, com ajuda dos gráficos analisou-se que a empresa trabalha com um processo estável, porém tem algumas oscilações que está ligado a fundição do material é uma rejeição de alguns blocos , os resultados foram obtidos através de vários gráficos que atenderam todas as expectativas dos seus autores.

A estatística é um método cientifico utilizado para coleta de dados, técnicas, pesquisas, planejamento e análises que nós ajudam a compreender melhor as informações que por muitas vezes podem acontecer em situações duvidosas, e apesar de interpretada por uma grande parte da população como apenas uma ferramenta que apresenta tabelas de números e gráficos, a estatísticas não se limita apenas á isso, além de fornecer um suporte na ilustração de gráficos e números, sua principal ênfase está no entendimento e na analise de dados, como uma forma de ajudar na tomada de decisões.

Apesar de ser hoje uma das ciências mais utilizadas quando é relacionada a números e analises a estatística já era usada desde a antiguidade, quando a contagem da população era realizada pelos habitantes para obter informações, entre os séculos XVI e XVIII os governantes tinham necessidades de coletar informações sobre a população, e dessa forma utilizaram a estatística como base de estudo e coleta de dados.

Com a modernidade e a necessidade em busca de informações dos mais variados assuntos. Os dados estatísticos estão ao alcance da população, pois os mesmos estão disponibilizados e armazenados em bancos de dados, para que dessa maneira a população possa interagir e utilizar as informações disponíveis. Uma maneira fácil de compreender as informações relacionadas à estatística são as noticias divulgadas na mídia que partem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE é que na maioria das vezes se referem à inflação, índice de emprego e desemprego.

LISTA DE APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA AREA DE ADMINISTRAÇÃO

A Estatística tem como função planejar, coletar, analisar e interpretar as informações dispostas com números através de planejamento, direção e realização de um levantamento estatístico, com pesquisa de opinião, análise de mercado ou outra área. Muitas áreas tem requerido a participação efetiva da estatística, para orientar, planejar, desenvolver, implementar métodos estatísticos eficientes que auxiliem a tomadas de decisão, associando as novas tecnologias.

Com o desenvolvimento da própria estatística é possível obter dados e analisá-los de forma mais eficaz, permitindo assim, o controle e o estudo adequando de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.

A utilização da Estatística deve ser estudada por todo profissional de administração para obter a capacidade de lidar com suas realidades. Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.

No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestras da Economia. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas. Assim ao construir estatisticamente passe por procurar fundamentar suas praticas com base numa seleção de indicadores mais ou menos sortidos de acordo com as conveniências do momento, alicerçando os objetivos de seus projetos de forma contextual.

METODOLOGIA

O desafio proposto para a equipe é a construção de um Relatório, conforme estudo de caso, o relatório será destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o referido lote; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa. A equipe terá a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que marcam na embalagem 500 gramas. Para a realização da atividade, a equipe devera escolher uma amostra pré-determinada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,005 kg (ou 5 gramas). A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.

A coleta de dados foi realizada em supermercado, os instrumentos utilizados foi uma balança de precisão onde os pacotes de café foram pesados um a um, foi utilizado cem pacotes café de 500 gramas cada, os dados coletados referentes à pesagem dos pacotes foram distribuídos na planilha abaixo. Ao observar estes dados podemos inicialmente concluir que em todos os pacotes pesados á uma divergência de peso, ou seja, todos os pacotes têm pesos diferentes.

COLETA DE DADOS

GRAMAS

GRAMAS

GRAMAS

GRAMAS

1

252

26

250

51

250

76

250

2

250

27

250

52

250

77

250

3

250

28

249

53

251

78

249

4

249,6

29

251

54

249

79

248,7

5

249,4

30

250

55

248

80

248

6

250,3

31

249

56

249,8

81

250

7

251

32

249,8

57

249,6

82

251

8

250

33

250

58

250

83

250

9

250

34

250

59

250

84

252

10

250

35

250

60

251

85

249,7

11

251

36

251,4

61

249,1

86

249,7

12

251,4

37

251,1

62

249,9

87

249,8

13

251,6

38

251

63

248

88

248,9

14

251

39

251

64

250

89

250

15

252

40

250

65

250

90

250

16

250

41

249,3

66

251

91

247,8

17

250

42

249,7

67

251

92

249,3

18

251

43

248

68

249,8

93

250

19

251,7

44

251

69

249,9

94

250

20

252

45

250

70

248,9

95

251

21

250

46

248

71

250

96

250

22

249,6

47

251

72

25097

249,9

23

251

48

250

73

250

98

249,7

24

251

49

251

74

250

99

248

25

251

50

250

75

250

100

251

TABELA DE FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA

FREQUENCIA ABSOLUTA E RELATIVA

EX:

X

f

Fr

0,56

247,8-248,36

7

0,07

248,37-248,93

3

0,03

248,94-249,50

8

0,08

249,51-250,07

53

0,53

250,08-250,64

25

0,25

250,65-251,21

0

0

251,22-251,78

4

0,04

TOTAL

100

1

GRÁFICO DE FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E MEDIDAS DE DISPERSÃO

Depois de coletarmos os dados necessários para a elaboração da planilha, passamos assim a calcular a frequência absoluta e a frequência relativa para obter a média do desvio padrão, esses cálculos são de grande importância para chegarmos a uma conclusão quanto à quantidade de erros existentes em uma amostra, e pra saber construir intervalo de confiança, vamos usar nível de segurança de 0,95, o que nós dá uma excelente margem, para aplicar o teste de hipótese necessário para este tipo de trabalho, também será aplicado para saber se podemos rejeitar ou aceitar o lote de café, já que isso vai depender do resultado obtido nesses cálculos, sendo assim vamos chegar a conclusão total deste trabalho. Após calcular chegamos ao seguinte resultado que nosso desvio padrão foi inferior a 0,5%, então podemos dizer que aprovamos seu lote devido a este resultado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Por fim, o trabalho atendeu aos objetivos do desafio proposto de apresentar dados estatísticos que auxiliaram os Gestores das empresas, e que dessa forma os mesmo poderão tomar conhecimento de informações que são necessárias para o dia-a-dia de uma empresa.

O relatório apresentado aos Gestores expôs de uma forma clara e objetiva todo o processo de coleta e amostragem e os cálculos utilizados, e através desses instrumentos de coleta e das informações obtidas com a realização desta pesquisa podemos informar aos gestores que o lote de 100 cafés de peso de 500 gramas foi (APROVADO OU REPROVADO). Por que ao calculara media de desvio padrão chegamos a conclusão que o lote estava dentro do desvio-padrão permitido pela empresa que é de 0,5%, sendo assim devemos aprovar o lote de café.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LARSON, Ron.; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall,2010. PLT 136.

SOUZA, Gueibi Peres. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense. Disponível em:https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzdACiXpOTA0NjgxYmQtNTYwMS00NjA1LTk0NmYtODk4YzM2MTUzZDJh&hl=pt_BR> Acesso em: 14 de Setembro de 2012.

Conceito e aplicações da Estatística. Disponível em: Acesso em: 14 de Setembro de 2012.

TAVARES, M. Estatística aplicada à Administração. Disponível em: Acesso em: 20 de Setembro de 2012.

...

Baixar como  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »