TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AREAS DE ATUAÇÃO NA CIENCIAS CONTABEIS

Ensaios: AREAS DE ATUAÇÃO NA CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Nosso tema será: Áreas de Atuação da Contabilidade, mostrando o seu desenvolvimento em um aspecto geral voltada para a contabilidade avançada que vem se mostrando vitoriosa dentro de suas experiências e transformações, buscando atender todas as necessidades que surgem em nossa sociedade para que possa se adequar na economia das empresas. Hoje já não podemos avançar deixando a contabilidade de lado, uma vez que a mesma faz parte dessa globalização. O contador não deve apenas evitar procedimentos viciosos para não se caracterizar fraude, mas manter em ordem a contabilidade da empresa e dos demais setores que dão suporte ao lançamento contábil. Podemos dizer que a contabilidade espelha a realidade da empresa. A área de atuação do profissional contábil é ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho. Sendo estas:

2 DESENVOLVIMENTO

Controladoria: A controladoria tem como missão zelar pela continuidade das organizações, objetiva suprir as necessidades de informações aos gerentes. Atualmente tem papel na área social e ambiental. Principalmente Ajustes no Índice, De forma a medir o retorno total de sua carteira teórica, o ISE será ajustado para todos os proventos distribuídos pelas companhias emissoras das ações integrantes de seu portfólio. Fundamental na gestão empresarial, controlando diversos setores por meio do planejamento, organização e execução. O profissional da controladoria, além das qualidades para execução dos trabalhos, tem que ter o perfil para orientação, auxilia e direcionador sobre os mais variados aspectos, para fins de auxiliar a empresa não só com colaborador, mas como consultor empresarial, especialista, passando informações confiáveis e precisas para direcionar o caminho que a empresa deve seguir. A empresa para se mantiver competitiva exige produtividade e eficiência, alta lucratividade e custo menor, antes uma função que era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um problema para as empresas. Para ser um bom controller é necessário ter conhecimento em gestão organizacional, recursos humanos e produção. Este precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados em relatórios contábeis.

Auditoria: A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, realizações de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, relacionado com o controle do patrimônio da empresa. Tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações, no que se refere a eventos que alterem o patrimônio. Identifica também deficiências no sistema de controle interno e sistema financeiro,

Vinculado a mais alta administração das empresas, cujo objetivo é acompanhar os negócios da empresa, com equipe de auditores voltados aos trabalhos dessa, organização.

A auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa, objetivo principal é atender necessidades da administração, o trabalho é subdividido em áreas operacionais e linhas de responsabilidade administrativa, o auditor se preocupa diretamente com a detecção e prevenção de fraude, a revisão.

Auditoria Externa: é um serviço prestado de auditoria independente externa para empresas prestadoras de serviços, construtoras, jornais, etc. Compreende o exame das operações contábeis e administrativas dos clientes como: revisão de procedimentos de controles internos na área de faturamento, compras, estoque, tesouraria, verificação das demonstrações contábeis do patrimônio. O trabalho de auditoria externa permite a emissão de relatórios de recomendações aos clientes, com o objetivo de identificar a natureza dos problemas detectados pelos auditores.

Perícia, Contábil:

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científico destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais. a legislação específica no que for pertinente. É uma das atividades exercidas pelo contador da mais alta relevância e exige um imenso conhecimento não só da contabilidade, mas de outras áreas. O contador quando no exercício da função de perito, tem a obrigação de evidenciar todos os esforços possíveis em busca da veracidade dos fatos, transcrevendo no laudo pericial os resultados, procurando agir com a maior independência Finalidade.·. Informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia. Investigação: pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.

Arbitramento: determinação de valores ou solução de controvérsia por critério técnico. Mensuração: ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações. Avaliação: ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas. Certificação: ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional. Há muitos problemas e obstáculos a serem vencidos pela classe contábil, para que a perícia possa ser executada com maior rigor cientifico e técnico, mas um dos maiores problemas é a remuneração do perito.

Ciências Atuariais: A historia das ciências atuariais no Brasil teve inicio com a formação universitária específica obrigatória a todos os atuários, ocorreu em A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingências da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais). O atuário é o profissional academicamente capacitado para solucionar as questões relativas às aplicações de seguros mediante a aplicação da Ciência Atuarial, sendo apenas deste a competência de emissão de parecer sobre assuntos envolvendo problemas de avaliação atuarial e o parecer atuarial. Além de ser também o responsável técnico por assinar balanços das empresas de seguros e de capitalização e os balanços técnicos das caixas mutuarias de pecúlios ou sorteios, quando publicados. Os profissionais de atuária, especialistas na administração de seguros e pensões, estão bem requisitados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com