TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BIOGRAFIAS DE KARL MARX, ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 9

EVELLYN THICIANE DA FONSECA MARTINS  

BIOGRAFIAS DE KARL MARX, ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER      

                                                                          Trabalho de Resumo Solicitado como Avaliação Somativa da Disciplina de Teorias Sociológicas do Curso de Serviço Social, pela Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Docente:Maria do Socorro Rayol Amoras

                                                     BELÉM-PA    

                                                          2020  

BIOGRAFIA DE KARL MARX

Karl Max foi um filósofo e revolucionário socialista alemão.Criou as bases do comunismo e criticava o sistema capitalista.Sua filosofia e teorias impactam a sociedade até os dias de hoje em várias áreas do conhecimento,tais como Sociologia,Política,Direito e Economia.

Nascido em 05 de maio de 1818,na cidade de Tréveris,então parte da Alemanha.Karl Marx era descendente de judeus,ele assistiu ao seu pai se converter ao cristianismo não por ideologia,mas para conseguir exercer a sua profissão de advogado(na época,os judeus eram impedidos de exerce certas profissões).

Em 1835,Karl ingressou na Universidade de Bonn no curso de Direito,onde participou ativamente de política estudantil.No final de 1836 se transferiu para a Universidade de Berlim para estudar Filosofia.Nessa época,Marx conhece o pensamento de Hegel(filósofo e idealista alemão).Marx se une aos hegelianos de esquerda,que condenavam principalmente o Estado e a Religião.Em 1841 Marx doutorou-se em Filosofia com a tese “A Diferença Entre a Filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro”.Depois desse evento,Marx passa a escrever artigos para os Anais Alemães de seu amigo Arnold Ruge,mas a censura impede  sua publicação.

Em 1842, muda-se para Colônia onde assume a direção do jornal Gazeta Renana,onde conhece Friedrich Engels,porém após a publicação de um artigo sobre o absolutismo russo o governo fechou o jornal.Em 1843,Marx casa-se com Jenny Von Westphalen,ele e sua esposa se mudam para Paris,onde junto com Arnold Ruge funda a revista Anais Franco-Alemãs, e publica os artigos de Friedrich Engels.Publica também “Introdução a Crítica da Filosofia de Hegel e Sobre a Questão Judaica”.

Em 1844,Marx começa a escrever para Vornaerts, em Paris,todavia devido as suas publicações altamente críticas o governo da época expulsa Marx e seus colaboradores do país.Em 1845,Marx segue para a Bélgica,onde dedicou-se a escrever teses sobre o socialismo,e funda a Sociedade dos Trabalhadores Alemães.

A família de Marx(sua esposa e seus filhos) vivia momentos de difícil situação financeira,mas eles receberam contribuições de admiradores do filósofo e se mudam para Londres,onde Marx se integra a Liga dos Justos com Engels,organização secreta de operários alemães,com filiais por toda a Europa.

 Marx e Engels são solicitados para escrever um manifesto.Com base no trabalho de Engels,”Os princípios do Comunismo”.Em 1848 Marx escreve “O Manifesto Comunista”,onde esboça suas principais ideias com a teoria da luta de classes e o materialismo histórico.

Em 1859,Marx publica“Contribuição à Crítica da Economia Política”,onde resume as linhas gerais da sua concepção materialista da história.

Em 1864,Marx funda a Associação Internacional dos Trabalhadores,que fica conhecida também como Primeira Internacional.Em 1867,com a ajuda de Engels,Marx publica o primeiro volume de sua obra,”O Capital”,que resume suas críticas à economia capitalista e expõe a teoria de “mais-valia”,que,por sua vez,é o valor gerado pelo trabalho excedente.

Marx teve sete filhos com sua esposa Jenny,mas apenas três conseguiram chegar a fase adulta,devido as péssimas condições em que a família vivia.Ele também teve um filho com uma militante socialista que era sua empregada.

Marx e Engels eram melhores amigos e Engels ajudava Marx financeiramente,a amizade dos dois só acabou com amorte de Karl Marx.

Dois anos após a morte da esposa, Marx teve  depressão.Ele adoeceu também  com uma infecção de garganta que o impediu de falar e até mesmo de se alimentar direito.O quadro evoluiu para um agravamento do sistema respiratório e bronquite.Karl Marx faleceu no dia 14 de março de 1883, em Londres, Inglaterra.

BIOGRAFIA DE ÉMILE DURKHEIM

David Émile Durkheim nasceu na cidade Épinal,na França,em 15 de abril de 1858.Descendente de4 família judia,filho e neto de rabinos,foi preparado desde cedo para seguir o mesmo caminho,mas rejeitou sua herança judaica.

Estudou em instituições tradicionais como o Colégio d’Épinal, o Liceu Louis-Le-Grand e na Escola Normal Superior de Paris,onde estudou Direito e Economia.Segundo o  sociólogo as universidades e a educação básica do país eram muito literárias e pouco científicas.Tendo terminado os seus estudos lecionou filosofia em vários liceus franceses.

Entre os anos de 1885 e 1886,Durkheim foi para a Alemanha,onde se especializou em Sociologia,dentro desta  filiou-se a Pedagogia Social.Durkheim foi fortemente influenciado pelo direito,economia,filosofia,pela psicólogo alemão Wilhelm Wundt,ele também foi influenciado pela antropologia que surgiu na Europa no século XIX por meio das teorias do biólogo inglês Herbert Spencer.

Essas influências resultaram na formulação da teoria dos Fatos Sociais,que são conjuntos de hábitos praticados pelas pessoas que por meio de suas ações,permitem a identificação de uma consciência coletiva a qual age por trás dos indivíduos,influenciando suas ações de algum modo.

Durkheim criou um campo de estudos das ciências sociais totalmente autônomo,que não dependia de outras ciências,como a biologia e a psicologia e também da filosofia abstrata que Auguste Comte tinha deixado ao trabalho sociólogico.

Em 1887,Durkheim foi nomeado docente da primeira cadeira de Ciências Sociais,associada à educação,na Universidade de Bordeaux.Nesse mesmo ano,toda a sua produção intelectual foi voltada para a Sociologia e para o entendimento dos fatos sociais.Em 1893,publicou a obra “Divisão do Trabalho Social”,onde analisa as funções sociais do trabalho e procura mostrar a grande especialização e desumanização do trabalho,que ocorreu devido a Revolução Industrial.

Em 1895,Émile Durkheim publicou a obra “As Regras do Método Sociológico”,que é uma síntese da Sociologia como uma nova ciência social.Nessa obra Durkheim delimita o campo da nova ciência e propõe uma metodologia de estudo,condição que estabelece a legitimidade de qualquer ciência.Para ele a sociologia deve ser baseada num fato social,em sua perspectiva um fato social deve ser considerado como uma “coisa”,com existência própria,exteriores às consciências individuais.Segundo o sociólogo um fato social tende a se repetir em sociedades diferentes.Durkheim toma como exemplo a coesão social,que de formas diversas se repete em diferentes sociedades e que desenvolve tipos de solidariedade nas sociedades, nas pré-capitalistas a solidariedade mecânica,que junta as pessoas em prol de um objetivo em comum,já nas pós-capitalistas surge a solidariedade orgânica que é mais complexa,devido a população que não é coesa por inteiro,mas sim formado por vários núcleos solidários entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com