TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLITICAS PUBLICAS

Por:   •  14/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 8

   

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

        POLO COTIA  

Serviço social

6°Semestre

Denelene da Silva Oliveira – RA 386034

Kelli Vaz de Oliveira – RA 383836

ATPS – Política Social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso

Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Cotia, 08 de Novembro 2014.

        

        

SUMÁRIO

Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------------- 03

1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE  ---------------------------------------- 03

2. ESTATUTO DO IDOSO --------------------------------------------------------------------------- 04

3. PROJETO DE POLITICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO --------------------------------------------------------------------------------------------------- 04

3.1 TEMA: TODA CRIANÇA TEM DIREITO À EDUCAÇÃO (CAPITULO IV – Art. 55 do ECA)------------------------------------------------------------------------------------------------------ 05

3.2 PROBLEMA---------------------------------------------------------------------------------------- 05

3.3 JUSTIFICATIVA------------------------------------------------------------------------------05 - 06

3.4 METODOLOGIA----------------------------------------------------------------------------------- 06

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------ 06 - 07

Referências Bibliográficas --------------------------------------------------------------------------- 07


Introdução

      O objetivo deste trabalho é nos familiarizar com e o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, e assim conhecer os direitos e deveres fundamentais da nossa infância e adolescência, sem exclusão de qualquer natureza. Conhecer a função principal do estatuto do idoso que é funcionar como uma carta de direitos, fortalecendo o controle do Poder Público em relação ao melhor tratamento das pessoas com idade avançada, respeitando a sua dignidade, alcançar um lugar de respeito, transformando-se numa verdadeira educação cidadã, buscando alcançar a posição de cidadão efetivo na sociedade aos idosos com participação ativa. E também a oportunidade de elaborar um pré-projeto sobre um tema relevante da nossa sociedade.  


1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 

     O Estatuto da Criança e Adolescentes é um documento que estabelece direitos e deveres, o ECA se divide em dois livros: o primeiro elenca os direitos fundamentais da nossa infância e adolescência, sem exclusão de qualquer natureza. O segundo define diretrizes e bases da política de atendimentos dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco social e pessoal, através de procedimentos protetivos. Nas disposições finais está a aplicação do diploma legal, através da definição de estrutura e mecanismos para sua concretização. O ECA não vem só normatizar a forma de tratamento a criança e ao adolescente, ele vem apresentar uma nova forma de enxergar esse público, para mudar conceitos ideológicos e cientifico de “situação irregular”. O termo criticado de “menor” que tem sentido pejorativo e marginalizado, perde lugar e é anulado. Ver a criança e o adolescente através de outra perspectiva se fazia e se faz necessário. Como toda e qualquer lei, o ECA é visto por uns como algo bom e justo, mas não por todos. Há pontos questionáveis, como no artigo 4º, que diz: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. O texto é bonito, mas será que garantimos isso a todas as nossas crianças e adolescentes independentes de sua condição socioeconômica familiar? Quando não o fazemos, podemos esperar que o sujeito cresça fisicamente e emocionalmente saudável? Vários estudos vêm afirmar que crianças e adolescentes vítimas de maus tratos (violência sexual, física, /ou psicológica), abandono, negligência e outros tipos de agressões, podem ter danos que trarão consequência para sua vida toda, considerando que essas experiências violentas e traumatizantes podem causar prejuízos ao seu desenvolvimento, dificuldade de socialização e aprendizagem e até, em alguns casos, danos físicos e psicológicos. 
Alguns autores afirmam ainda que crianças que sofreram algum tipo de maus tratos têm sua infância abalada e que essas experiências determinam a estruturação cerebral, sendo que nos primeiros anos de vida são fundamentais para formação do cérebro. Assim, quanto mais precoce a situação traumatizante maior o prejuízo ao desenvolvimento da criança. Ainda, crianças que tiveram vivências traumatizantes têm tendência a serem agressivas e dificuldades em lidar com regras e com a convivência social. Desta forma, minimamente podemos verificar que o ECA veio através das suas normativas tentar garantir direitos para que nossas crianças cresçam saudáveis e se tornem homens de bem. Contudo, sabe-se que a teoria e a prática na maioria das vezes não caminham juntas. 

2. ESTATUTO DO IDOSO

      Observa-se, hoje, em todo o mundo, um importante aumento da população idosa, chamando a atenção para a necessidade de cuidados físicos, suporte social, higiene, alimentação adequada e atendimento à saúde.

       A velhice é uma etapa do ciclo da vida que uma parcela crescente da população brasileira vem alcançando e desfrutando por mais tempo, em virtude do aumento da expectativa de vida e do envelhecimento populacional do país, nas ultimas décadas. Tal fato esta despertando a atenção para os problemas enfrentados pelos idosos e mostrando a necessidade de se garantir condições que propiciam o envelhecimento com dignidade. Da mesma forma que a passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta são fases marcantes de transição, o envelhecimento é também uma experiência de mudanças em diversas áreas, caracterizada pela progressiva redefinição da identidade social de um individuo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com