TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Assistente Social no Mundo Contemporâneo

Por:   •  25/5/2015  •  Artigo  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 7

Atuação do Assistente Social no mundo contemporâneo

RESUMO

O presente artigo desenvolvido foi elaborado com base em pesquisas bibliográficas com o objetivo de abordar o tema sobre a atuação do Assistente Social no mundo contemporâneo. Falar-se-á também sobre a importância do Serviço Social nos dias de hoje e as principais tendências para o mercado de trabalho brasileiro e na contemporaneidade. Concluímos assim que, o Assistente Social serve de mediador de conflitos e sua área de atuação na sociedade é de grande importância tanto nos setores públicos, privados e principalmente no terceiro setor.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social; mercado de trabalho; contemporaneidade;

ABSTRACT

This paper developed was based on literature searches in order to address the issue on the role of the social worker in the contemporary world. Will also be talking about the importance of Social Service today and the main trends for the Brazilian labor market and in contemporary times. We conclude therefore that the social worker mediates conflicts and their area of ​​expertise in society is of great importance both in the public and private sectors and especially in the third sector.

KEYWORDS: Social Service; the labor market; contemporary;

*Acadêmicos do curso de Serviço Social do 4º Período da Universidade Anhanguera-UNIDERP, Pólo Caxias-Ma.

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

O objetivo do presente trabalho é esclarecer dimensões enfatizando a visão do profissional sua ação e concepções teóricas que norteia a profissão identificar o contexto geral das práticas assistenciais e em seguida, descrevendo o percurso tendo como base os tópicos principais, perfil pedagógico ligado às ações do serviço social, a participação e a prática do assistente social, o que não pode ser considerado como prática educativa, as principais características do perfil pedagógico da ajuda, qual a importância do processo de ajuda para o serviço social, e em que consiste a ação do assistente social de acordo com o pensamento gramsciano! O perfil do assistente social possui na atualidade uma soma das experiências que outros profissionais das áreas observaram ao longo de pouco mais de um século.

O assistente social modifica a sua forma de atuação profissional levando em consideração a demanda que é colocada e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista. Nem sempre foi assim, no passado o serviço social era completamente influenciado pela doutrina social da igreja católica, percebem que os outros correntes influenciaram o processo de profissionalização, as bases possuem forte relacionamento com o monopolista observando os princípios da filantropia. O assistente social na sociedade brasileira vem sendo tensionado a partir dos anos 90, pelas estratégias políticos culturais ocionada pelas classes fundamentais na luta pela hegemonia nos países. Nos marcos da crise estrutural do sistema capitalista instaurada nas três ultimas décadas deste século. A atuação do assistente social nos dias de hoje é necessária no mercado de trabalho, pois tem o papel fundamental na sociedade.

A importância desse processo evidencia que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado. E pelo empresariado,  que surgiu em um momento histórico com forte vinculação à ação da Igreja católica e com ligação da profissão, com manipulação dos trabalhadores e da sua vinculação aos interesses dominantes desenvolveu enquanto profissão sob a égide do desenvolvimento capitalista industrial A partir de então, resgatou-se no Serviço Social a necessidade de articular a teoria e a prática através de suas próprias metodologias na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, e na intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano. Assistencialismo e Serviço Social assistência social no Brasil constitui, hoje, um campo em transformação. Transita de um período em que o foco de compreensão da Assistência social era dado pela benemerência, à filantropia e o assistencialismo com conotação de clientelismo político para a condição de um direito social inscrito no âmbito da seguridade social. Conforme já citado, a Assistência Social é uma política pública, faz parte da "Seguridade Social" e esta prevista na Constituição Federal do Brasil de1988 e regulamentada através da Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8742de 07/12/1993). Portanto, assegura o direito a todo cidadão brasileiro que se encontra excluído do trabalho, da saúde, da previdência social, da educação. Da possibilidade de alimentação, e outras formas de exclusão social. É uma prática comprometida com a libertação humana e consciente da necessidade de se pensar e promover condições mínimas para a sobrevivência, para o crescimento intelectual, politico e social da população que sofre corn a exclusão social presente na sociedade capitalista brasileira.

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, e etc.

O termo filantropia foi criado por um imperador romano, no ano de 363, pois achava que filantropia era característica de uma de suas atividades, como sinônimo de caridade, com o objetivo de ajudar as pessoas. A filantropia acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGs (Organizações Não-Governamentais), comunidades pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente.

O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, e está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo serem praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

A assistência social no Brasil constitui, hoje, um campo em  transformação . Transita de um período em que o foco de compreensão da assistência social era dado pela benemerência, a filantropia e o assistencialismo com conotação de clientelismo politico para a condição de um direito social inscrito no âmbito da seguridade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com