TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA I DO CURSO DE DROGAS

Monografias: ATIVIDADE COLABORATIVA I DO CURSO DE DROGAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE COLABORATIVA I DO CURSO DE DROGAS

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA, DOS EDUCANDOS E DA REDE SOCIAL:

EE CLARINDA MACHADO DE SOUZA, localizada à rua José Alves Barcelos, número 06, Centro.

Riolândia – SP. A escola recebe alunos oriundos das fazendas do município, da própria cidade, das cidades vizinhas e, principalmente da região nordeste do Brasil, a faixa etária predominante é de 15 à 17 (ensino médio), temos algumas salas do ensino fundamental , 7º, 8º e 9º ano, e também contamos com alunos adultos que frequentam o EJA.

É uma escola que atende alunos do Ensino Fundamental – II, Ensino Médio Regular e EJA – Ensino Médio, organizados em três turnos de funcionamento: das 07h00 às 12h20min, das 12h40min às 18h00 e das 19h00 às 23h00.

Nos finais de semana a escola abre as suas portas para atender a comunidade local e escolar no Programa Escola da Família.

A escola possui uma Sala de Informática com 18 computadores conectados à Internet para atender às necessidades dos alunos e professores,assim como também atende toda a comunidade local.

Para tornar as aulas de Física, Química, Ciências e Biologia, disciplinas que tratam especialmente da compreensão real e do trabalho realizado com experiências, a escola possui um Laboratório de Ciências, um espaço agradável e muito utilizado pelos professores e alunos.

A Sala de Leitura é um ambiente acolhedor e que oferece um acervo rico e interessante às atividades de leitura e produção escritora.

Mais de 50% dos professores que atuam diariamente são efetivos, outros são da categoria “F” e alguns são contratados temporariamente, chamados de categoria “O”

A escola desenvolve alguns projetos importantes, como: PROEMI, DSTs, etc..

A escola encontra-se localizada na saída/entrada da cidade e mantém vizinhança com as lavouras de cana -de- açúcar, o que torna-a vulnerável aos ataques de vândalos e ladrões, aumentando consideravelmente os furtos e os danos praticados contra o patrimônio.

Os alunos apresentam muitas dificuldades de aprendizagem, a defasagem de idade/série é uma constante e, todos esses fatores contribuem intensamente para o crescimento da evasão escolar, principalmente no período noturno que são alunos trabalhadores das usinas de açúcar e álcool da região.

O IDESP ( resultado das avaliações internas e externas) são baixos ( mais de 40% da 8.ª série estão no nível de proficiência ABAIXO DO BÁSICO em Língua Portuguesa) e mais de 30% dos alunos também do Ensino Fundamental apresentaram na última avaliação externa do SARESP, baixo desempenho em Matemática.

Os pais são, na grande maioria, trabalhadores da agricultura que deixam suas casas pela madrugada em busca do sustento para as famílias e, os filhos não contam com uma pessoa para encaminhá-los à escola e acompanhar o desempenho escolar. Todos esses fatores contribuem para uma aprendizagem insuficiente, tornando o trabalho dos docentes um tanto complexo e desestimulador.

A rede social do município atende e acompanha essa clientela com vários projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com as escolas, com a saúde, Conselho Tutelar e demais segmentos sociais do município. Não é possível considerar ainda que já se tem um resultado bom a apresentar, pois a grande maioria dos alunos oriundos da região nordeste e que vem anualmente para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar é flutuante, ficam na cidade alguns meses e voltam para a sua terra natal onde deixaram suas famílias, muitas vezes não concluem a série/ano que estão cursando e voltam logo em seguida para começar tudo novamente.

A prefeitura já construiu várias casas de alguns programas do governo estadual e também do governo federal para atender especialmente esses moradores, assim como também desenvolve alguns programas para atender os jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com