TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTEXTO DE CONCEITO EMPRESARIAL 4

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6

4 CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA 7

5 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência social, que tem o objetivo de administrar o patrimônio das entidades seja ela privada ou pública, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que ajudam no desenvolvimento e crescimento desta empresa.

Veremos também o quanto é valioso e importante para cada empresa, a atuação da contabilidade em seu desenvolvimento.

Muitos não compreendem este conceito devido a forte presença da matemática. O que os alunos do curso de ciências contábeis, aprendem logo no início, pois são matérias variadas que servem de base para o restante da nossa jornada, tais como: Introdução ao Direito Público e Privado, Fundamentos da administração, Contabilidade Básica e, não poderia faltar, Matemática.

Compreendemos então que estamos nos preparando para algo muito grandioso, onde o aperfeiçoamento contínuo é atributo indispensável para o profissional que deseja manter-se qualificado no mercado que a cada dia torna-se mais concorrido.

A matemática, a contabilidade e o contador formam uma relação de dependência: A contabilidade depende da matemática. E algo para ser contabilizado é necessário o contador, que da matemática depende.

Contabilizar, administrar e gerenciar são operações da matemática onde: Soma-se informações e execuções; Subtrai-se problemas – identificado conflitos e resolvendo-os, registrando fatos e documentos, compensando pagamentos em conformidade das obrigações firmadas e eleitas por leis; Divide-se em cargos as responsabilidades e obrigações e multiplica-se os resultados constituídos com os bons pagamentos.

2 CONTEXTO DE CONCEITO EMPRESARIAL

A contabilidade é um sistema de informação e avaliação usado para prover seus clientes de demonstrativos e análises econômico-financeira, mantendo-se um controle permanente do patrimônio da empresa.

A Contabilidade e a Matemática são ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números, portanto não há o que se discutir que a Contabilidade e a Matemática são essências ao desenvolvimento profissional do contador. Essas disciplinas caminham juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social.

No texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas Gaúchas” nos apresentam dados matemáticos importantes que auxiliam o contador nas suas atividades profissionais, pois o texto nos apresenta dados quantitativos de crescimento dos empreendimentos em 2011, com destaque para os setores de comércio (80%) e de serviços (83%). Esses índices de crescimentos incentivam praticas inovadoras nas Médias e Pequenas Empresas aumentando assim 20% dos recursos destinados a esta área, aumentando assim seu fluxo de caixa. Esse crescimento da economia significa também mais trabalho ao contador provendo dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos.

Outro ponto que merece destaque no estudo do texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas Gaúchas” são os fatores externos e sua influência nas organizações; o texto nos remete informações importantes sobre esses fatores externos ao mencionar a redução de recursos financeiros, elevação de custos de financiamento e quantidade de mão de obra qualificada disponível. Diante desse impasse busca-se um maior entendimento dessas influências e como o gestor pode utilizar o planejamento para reduzir seus impactos negativos.

De acordo com Stoner (1985), a estratégia define uma direção única para a corporação e orienta o aproveitamento dos recursos disponíveis no intuito de alcançar seus objetivos. Ainda segundo o mesmo autor, “planejamento pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo”.

O planejamento orienta a utilização dos recursos internos visando potencializar a empresa, para que a mesma possa atuar melhor no mercado, aproveitando oportunidades e reduzindo ameaças.

Assim sendo, para o planejamento é fundamental que seja realizada um estudo detalhado do ambiente, no qual a empresa atua e do qual faz parte para uma elaboração de uma análise ambiental levando-se em conta diversos fatores como sociais, culturais, político, legais, econômicas, tecnológicas e fiscais.

Diante do exposto podemos ver que não é tarefa muito fácil hoje, se manter estável no mercado. Ele tem seus altos e baixo e para enveredar-se pelo mundo empresarial é preciso termos plena e absoluta capacidade civil.

Capaz é aquele que se acha em pleno exercício de seus direitos, esta é a regra: toda pessoa tem a capacidade de direito. Aquele a quem falta à aptidão para agir não tem capacidade de fato, esta é a exceção. Sendo a incapacidade uma exceção, somente diz que alguém é incapaz quando expressamente a lei determinar.

Ao empreender um negócio, podemos optar por uma sociedade e assim formalizar uma pessoa jurídica. A pessoa jurídica é um sujeito de direito personalizado dessa forma essa parte do trabalho se destina a explicar quais são os requisitos para a existência de uma pessoa jurídica como uma sociedade empresarial. Pessoa jurídica consiste num conjunto de pessoas ou bens, dotado de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei Conforme o artigo 40 do Código Civil brasileiro de 2002, as pessoas jurídicas (admitidas pelo Direito brasileiro) são de direito público (interno ou externo) e de direito privado.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Dentro das organizações o balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

• Ativo compreende os bens, os direitos e as demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com