TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATOS CONTABEIS

Dissertações: ATOS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  3.215 Visualizações

Página 1 de 3

ATOS CONTÁVEIS

Os Atos Contábeis, têm a característica de não alterar a situação patrimonial embora, potencialmente, possam trazer efeitos à estrutura patrimonial. Podemos destacar, dentre a infinidade de atos, a assinatura de contratos, a remessa de duplicatas para cobrança bancária, hipotecas, avais e fianças prestadas, dentre outros. Por si só, são atividades que não provocam alterações patrimoniais mas que podem trazê-las.

Os Fatos Contabéis são as atividades exercidas que modificam a estrutura patrimonial, em seus elementos e valores. Os fatos contábeis são classificados em:

• Fatos contábeis permutativos ou compensativos;

• Fatos contábeis modificativos;

• Fatos contábeis mistos ou compostos.

Fatos Permutativos ou Compensativos - São os fatos que modificam o valor dos bens, direitos e obrigações sem, entretanto, alterar a situação líquida do patrimônio.

Fatos Modificativos - têm a característica de, a partir de uma alteração em um elemento ativo ou passivo, modificar a situação líquida.

Fatos Mistos ou Compostos - Os fatos mistos ou compostos são os que combinam a permutação de elementos patrimoniais com a alteração da situação líquida.

A Dinâmica Patrimonial ou seja, os motivos pelos quais o patrimônio cresceu ou decresceu. São contas de resultado as representativas das receitas. custos e despesas. Observamos que as contas de resultado têm um período certo de duração sendo transferidas para a nova posição patrimonial e posteriormente reiniciadas, enquanto as patrimoniais não sofrem esta descontinuidade.

PLANO DE CONTAS

As contas utilizadas pelas empresas devem ser ordenadas de forma a permitir a uniformidade na escrituração de fatos semelhantes,facilitar o conhecimento da riqueza patrimonial e atender às normas legais e princípios contábeis.

A relação ordenada das contas utilizadas pela empresa com as suas funções e funcionamento é o Plano de Contas, assim definido:

"Conjunto harmonioso de contas a ser utilizado pela empresa, baseado nos seus objetivos atuais, nas informações necessárias à administração e nas exigências legais em vigor".

Na elaboração do plano de contas deve ser levado em conta a complexidade das operações desenvolvidas pela empresa de forma a torná-la não excessivo e de difícil consulta. Deve ser

FLEXÍVEL, ou seja, adaptar-se com facilidade às alterações internas e externas devido a novos tipos de fatos provocados pela administração ou pela própria estrutura do País, suprimindo ou adicionando novas contas.

O plano de contas para satisfazer seus objetivos deve ser simples tanto no que se refere à consulta, como na interpretação da função e funcionamento das contas, visto ser, no processo de escrituração, muito consultando pelos responsáveis.

Entende-se por função da conta aquilo a que ela deve representar. Se tivermos exemplo a conta duplicata a pagar, a sua função é: registrar as obrigações da empresa em virtude de compras efetuadas a prazo e representadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com