TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL

Monografias: ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

1. CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

1.1. Resenha – Arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial

Primeiramente, para ser dada como útil, a informação contábil deve atender a dois requisitos, sendo eles:

• A informação deve ser útil e necessária e cabe aos contadores gerenciais prover este “produto” aos seus consumidores, e para seja eficiente, terá que abranger todas as informações pertinentes a todos os níveis hierárquicos da organização em questão, para que possam vir a se beneficiar do sistema.

Segundo Padoveze (2011, p. 51) “[...] a necessidade da informação, aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um Sistema de Informação Contábil”.

• Planejamento e controle: para que possa ocorrer, deverão ser realizados relatórios que consigam atender todos os níveis da empresa, e que possam ser entendidos com clareza por todos os usuários.

Cita, Gil (1992) a existência de 3 aspectos que o Sistema de informação Contábil deve atender, sendo eles: Níveis empresariais (estratégico, tático e operacional), Ciclo administrativo (planejamento, execução e controle) e Nível de estruturação da informação (estruturada, semiestruturada e não estruturada).

Quando o assunto é informação contábil existem três fundamentos necessários para que haja uma adequação correta, sendo eles operacionalidade, integração e custo da informação. Na operacionalidade, seu contexto se da na forma operacional, ou seja, de que os dados sejam reais, com isso todos os dados são processados de forma concreta, onde, a partir dai se da uma utilização gerencial. Para que as informações se tornem uteis deve haver praticidade e objetividade. Na Integração e navegabilidade dos dados, é considerado um sistema integrado, quando todas suas áreas estejam diretamente evidenciadas por apenas um sistema de informação contábil, a característica desse sistema integrado seria a “navegabilidade” dos dados e também nesse sistema só há uma classificação e um dado. Portanto evidencia-se que todos os usuários do sistema irão receber sempre a informação igual. Já no custo da informação, o sistema é analisado pelo custo/benefício.

A abrangência de um sistema de informação deve englobar todas as áreas da contabilidade gerencial contendo dados necessários para análise junto das informações com o movimento da empresa, comparando exercícios anteriores e com situações reais.

Contabilidade gerencial; é acrescida das informações de outras áreas de contabilidade e finanças necessárias para o gerenciamento da empresa.

Contabilidade financeira; compreende informações sobre tributos, atualização monetária, plano de contas que servirão para continuação do sistema.

Contabilidade pelos procedimentos da correção monetária integral; será obrigatória para empresas que são obrigadas a apresentação das demonstrações contábeis, caso contrário, se a administração opine por esse sistema, será usado com o um subsistema.

Contabilidade tributaria; abrange a apuração, gestão e o planejamento tributário e é essencial para a contabilidade gerencial, pois, qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com