TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL

Artigos Científicos: ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Nas etapas a serem desenvolvidas nesse trabalho, aprofundaremos nossos conhecimentos no que se diz respeito à Contabilidade Gerencial, bem como a sua influência no ambiente empresarial focando o planejamento, desenvolvimento, controle e tomada de decisões dentro de um sistema de informação contábil, voltados para o fornecimento de informações e dados para o público interessado, ou seja, os usuários internos e externos da contabilidade.

DESAFIO

Uma multinacional estrangeira com sede no Brasil considera a hipótese de lançar produtos específicos para o mercado interno. Para saber o quanto o projeto é viável e levantar informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento, deve ser utilizado a Contabilidade Gerencial.

Desta forma, estarão facilitadas as condições que permitem encontrar as respostas para a tomada de decisão correta dentro da empresa.

Sua equipe é a responsável em elaborar um relatório que demonstre de que forma a Contabilidade Gerencial pode ser utilizada dentro da organização, para a finalidade desse estudo de caso.

Com a realização deste desafio a equipe compreenderá a função estratégica da Contabilidade Gerencial dentro das empresas.

Relatório de estudo de Caso

Todos nós sabemos que a Contabilidade Gerencial é de suma importância no âmbito empresarial, e que a mesma demonstra a situação da empresa, bem como seus objetivos e principalmente a viabilidade de seus investimentos.

Para lançar produtos específicos, há vários requisitos que a multinacional estrangeira do caso deve levar em questão para atingir as metas esperadas. Seus gestores deverão ser bem críticos para uma melhor escolha, pois a mesma influenciará nos seus resultados.

Primeiramente, deverão cogitar quais os objetivos a serem alcançados com o lançamento desses produtos, quais as metas, quais os prazos que incluem esses objetivos; deverão ter um bom sistema de informação que permitem uma melhor avaliação dos efeitos de suas escolhas e uma boa análise dos custos que estarão envolvidos no processo; quais os critérios disponíveis para a avaliação dos mesmos; quais as alternativas disponíveis; as preferências dos consumidores; as consequências das decisões; e principalmente o tempo oportuno para a implantação do projeto, ou seja, o momento decisório.

Enfim, agora podemos compreender melhor o quanto a Contabilidade Gerencial influenciará na escolha do melhor projeto, pois ela permite que a empresa tenha um bom planejamento e controle e consequentemente melhores resultados na sua escolha, ou seja, no seu produto final.

ETAPA 1

Aula-tema: Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil.

PASSOS

1 – Pesquisar as diversas aplicabilidades do gerenciamento contábil utilizando como base os sites indicados abaixo:

CVM – www.cvm.gov.br

IBRACON – www.ibracon.com.br

CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que demonstra aos seus usuários, tanto internos quanto externos, análises e informações de natureza econômica, financeira, física e de produtividade das entidades. Ela tem por controle o patrimônio das organizações.

Os denominados usuários da contabilidade é toda a pessoa física ou jurídica que tenha interesse na situação de determinada organização e consequentemente nos seus resultados.

Compreende como sistema de informação contábil uma série de dados, técnicas e relatórios que permitem uma melhor visão e compreensão das informações citadas acima com relevância e redução de custos, além de dar condições de fornecimentos de relatórios para diversas finalidades dentro do âmbito empresarial.

Assume conhecimento amplo de negócios, estimula criatividade e inovação, além de bases e fundamentos para os gestores nos processos de tomada de decisões.

Os relatórios elaborados pela contabilidade são obrigatórios e se fundamentam em leis que visam aos usuários informações claras e exclusivas.

As informações de natureza econômica evidenciam a geração de resultados através do fluxo de receitas e despesas.

As informações de natureza financeira evidenciam os fluxos de caixa (entrada e saída de recursos/dinheiro), o capital de giro e a liquidez da entidade.

As informações de natureza patrimonial compreendem o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade, além do seu patrimônio líquido.

As informações de natureza física evidenciam quantidades geradas de produtos ou serviços, número de empregados utilizados em determinada atividade, volume de matéria prima, número de clientes, etc.

As informações de natureza de produtividade compreendem conceitos valorativos (financeiros) e quantitativos (física) no sentido restrito da entidade, como por exemplo, depósito por clientes, faturamento por produto, entre outros.

Dessa forma, a contabilidade gerencial é conceituada como sistema de informação e têm por objetivo demonstrar através de relatórios, informações de diversas naturezas para que as mesmas auxiliem os administradores e gestores nas tomadas de decisões. Fazem parte das etapas desse processo o planejamento, avaliação e controle da entidade.

Conclui-se que qualquer decisão a ser tomada pela entidade baseia-se na informação contábil gerencial, e nela encontra as melhores opções para o alcance dos melhores resultados.

PASSO 2

Analisar com base no estudo do Capítulo 1 do PLT, o funcionamento de um Sistema de Informação Contábil.

Elaborar resenhas sobre os seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com