TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CUSTO

Projeto de pesquisa: ATPS CUSTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Introdução 03

2. ETAPA 01

Terminologias de Custos (Passo 01 e 02) 04

Custo de Produção dos produtos Caneta Azul e Caneta vermelha; Demonstrativo de Resultado (Passo 03) 06

3. ETAPA 02

A importância de um índice de preço próprio numa economia desindexada e abrangência de custos e despesas especificam (Passo 01 e 02) 08

Demonstrativo de Resultado de cada produto e qual é o produto mais rentável para empresa

(Passo 03) 10

Analise da proposta de um pedido especial (Passo 04) 11

4. CONCLUSÃO

Conclusão 12

5. REFERÊNCIAS

Referências Bibliográficas 12

INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial é um dos ramos mais importantes da contabilidade, pois fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa controlar as operações atuais, e planejar para o futuro. A utilização de técnicas e recursos da importância da apuração correta dos custos não só das empresas de industria, como no serviço e no comercio. Consiste em auxiliar nos sistemas de informações contábeis essenciais no desenvolvimento operacional de determinado custo e preço de produtos e serviços, para amenizar e ao mesmo tempo tentar solucionar problemas gerenciais na empresa, facilitando assim as decisões gerenciais.

Neste trabalho, será utilizada a contabilidade gerencial para analisar a real situação da empresa “Fictícia Ltda”. A análise será feita por meio de demonstrações contábeis, produção mensal, previsões de produção e critérios de rateio de custos por produto, o qual é estabelecido pela empresa.

Através das analises será aplicada os conceitos de custos para o cálculo do custo total de produção e custo unitário dos dois produtos “Caneta Azul e Vermelha”, previsões de vendas e suas consequências nos demonstrativos contábeis e por fim será demonstrado as quantidades de produtos que a empresa deve produzir, para não obter nem lucro e nem prejuízo, ou seja, será utilizado o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição.

ETAPA 1

Passo 1 e 2

Terminologias de Custos.

Conceitos básicos sobre custos, despesa, perdas, diferenciação conceitual sobre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

É relevante que ao iniciar o estudo do gerenciamento dos custos em projetos se utilize uma terminologia no sentido de evitar que se tenham vários nomes para um único conceito. Inicialmente, tentaremos conceituar a diferença entre Custos e Despesas, pontuar também a diferença entre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis e um dos mais importantes para as empresas que são as Perdas.

As Despesas são gastos relativos a bens e serviços não correlacionados com a produção de bens e serviços. A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa, pois o mesmo é ocorre-se fora da área de produção de bens e serviços. Pode-se dizer que as despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

Já os Custos são Gastos relativos à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. O Custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplo: a matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem, sem que aparecesse nenhum custo associado a ela; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda de produção de utilidades.

O conceito de custos se divide também em custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Os Custos diretos é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado, ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Exemplos de custos diretos: Matérias-primas usadas na fabricação do produto

e a Mão-de-obra direta

Os Custos indiretos não se podem apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Os Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Exemplos de custos fixos: Limpeza e Conservação, Aluguéis de Equipamentos e Instalações, Salários da Administração, Segurança e Vigilância. Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.

Os Custos Variáveis ou despesas variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Exemplos de custos variáveis: Matérias-Primas, Comissões de Vendas, Insumos produtivos (Água, Energia)

As Perdas são Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com