TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTABILIDADE GERENCIAL

Trabalho Universitário: ATPS DE CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 10

Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

A contabilidade Gerencial tem por objetivo, facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão.

Auxiliar empresários nas tomadas de decisões, a fim de controlar, planejar e corrigir as falhas da empresa, proporcionando um melhor gerenciamento.

Elaborar planos administrativos e instrumentos de apoio ás funções, focando a avaliação de resultados.

Auxiliar no gerenciamento de departamento, enxergar e corrigir problemas, ajudar a empresa a crescer e gerar lucros e diminuir a taxa de mortalidade empresarial e o desemprego. As formas dos relatórios são orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, de custos, relatórios não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.

O contador gerencial pela própria natureza das funções que lhe são solicitadas a desempenhar necessitará de formação bem diferente daquela exigida para o profissional que atua na contabilidade formal. Estudará contabilidade como sistema de informação integrado ao Sistema de Informação Global da Empresa, voltando ao atendimento das necessidades de informação.

Quais os três Macroconjuntos de Informações?

Gerenciamento Contábil Global

Serve para satisfazer a alta administração da empresa, possibilitando ao administrador uma visão conjuntural se tratando de informações sobre o todo empresarial.

Gerenciamento Contábil Setorial.

Objetiva suprir a demanda da média Administração, contendo informações mais detalhadas, mas com elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos.

Gerenciamento Contábil Específico.

Fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, inexistindo a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

Controle estratégico – Fornecem informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?

Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

A gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma freqüência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade Padoveze (2000, p.31).

Os usuários das informações geradas são, no caso da Contabilidade Gerencial, os internos como funcionários e administradores. Já a financeira visa os usuários externos, como os acionistas, os credores e outros interessados, podendo também atender os usuários internos.

Entretanto, segundo Horngren et al. (2000, p.2), a Contabilidade Gerencial é também direcionada as partes externas, onde os administradores cada vez mais compartilham a informação contábil com os fornecedores e clientes.

Enumerar dez funções do Contador Gerencial.

1. Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;

2. Fazer compilação, síntese e análise da informação;

3. Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;

4. Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;

5. Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;

6. Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;

7. Comparar o desempenho esperado com o real;

8. Pensar e planejar a administração tributária;

9. Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;

10. Proteger os ativos da empresa.

Quais são as características que o Contador Gerencial deve apresentar?

Podemos definir como característica do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o controller forneça dados e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada, querem inclusive que ele recomende qual deve ser a decisão, mesmo que não seja esta a decisão tomada pela alta administração.

Deve ser também uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, pois é ele quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que, as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões.

E Segundo Sérgio de Iudícibus (1987, p. 23), o contador gerencial deve apresentar as seguintes características: Saber tratar, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados esparsos, contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais informes com outros conhecidos não especificamente ligados à área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório. Deve estar ciente de certos conceitos de microeconomia e observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com