TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PESQUISA

Por:   •  13/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE TAUBATÉ – UNIDADE II

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

               

          SUMÁRIO

Resumo                                                                                          

Introdução                                                                                    Desenvolvimento                                                .                                  

Considerações Finais                                                                               

Referências                                                                      

Resumo:

O desafio deste trabalho consiste no conhecimento sobre o que é pesquisa, seus métodos técnicos normas e sua aplicabilidade, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa social e sua ação de intervenção, e como o profissional de serviço social poderá atuar no campo deste projeto, justificando a escolha do tema escolhido, colocando o projeto em questão numa proposta de cronograma para reflexões acerca da temática aplicada.  

Palavras Chaves: Metodologia, pesquisa, reciclagem

TRADUZIR O RESUMO

Introdução:

Metodologia Cientifica: é um conjunto de abordagem, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

Principais tópicos:

  • Estudo dos métodos das ciências
  • Aborda principais regras
  • Fase de investigação e coleta de dados
  • Faz parte do currículo de graduação
  • Estimula o aprendizado

A metodologia cientifica tem como característica fundamental a veracidade dos fatos. Para que este método possa ser considerado cientifico é necessário identificar as operações realizadas que possibilitou chegar ao conhecimento.

O método cientifico é o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir as metas do conhecimento.

Hoje os cientistas e os filósofos da ciência falam de uma diversidade de métodos que são determinados pelo objetivo a ser descoberto.

Torna-se necessário classificar esses métodos, e eles são classificados em dois grandes grupos; dos que proporcionam as bases lógicas da investigação cientifica e dos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos que poderão ser utilizados.

  Método dedutivo: é o método que parte do geral e, a seguir, desce à particular parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar à conclusão de maneira puramente formal, em virtude unicamente de sua lógica.

Métodos Indutivos: é o método que parte de dados particulares, processo mental, suficientemente constatados, inferindo uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.

O Processo Metodológico apresenta –se em várias fases: problema de pesquisa, formulação da hipótese, colher dados, analise dos dados, conclusão das análises e redação final.

Problema de Pesquisa: poderá ser entendido como questão que desperta curiosidade e ou interesse, cuja as informações podem não ser suficiente para a solução;

Formulação da Pesquisa: estudos quantitativos e qualitativos podendo ser colocado a prova para determinar sua validade;

Colher Dados: acervos a serem procurados;

Analises dos Dados: constituído em declarações claras do problema de pesquisa para que seja definida e justificada;

Conclusão das Analises: evidencia as conquistas alcançadas com o estudo, apontando os fatos verificados na teoria (acervos);

Redação Final: redigir relatório de pesquisa, monografia, dissertação ou tese, seguindo as normas pré-estabelecidas.

A pesquisa social para o profissional do Serviço Social é importantíssima nas áreas de sua atuação.

A metodologia cientifica auxilia na elaboração de projetos a serem desenvolvidos ao longo de sua formação acadêmica. Sendo uma ferramenta fundamental para adquirir conhecimento dos métodos que são aplicados neste aprendizado.

Métodos para ajudar na originalidade e veracidade dos trabalhos científicos pesquisados, sempre fundamentados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Projeto de Pesquisa:

 Coletor seletivo de lixo e a importância da reciclagem.

O grupo optou em relatar sobre os coletores seletivos de lixo, pois em nosso dia-a-dia relatamos e presenciamos fatos relevantes para o trabalho. Como desejar um simples “Bom Dia!” para esse trabalhador causa admiração, por que estão acostumados a serem invisíveis aos olhos dos moradores e pessoas que estão apenas de passagem.

A partir das leituras, refletimos que os trabalhadores que vivenciam o sofrimento são os das profissões menos favorecidas como: faxineiras (os), coletores de lixo, jardineiros, agentes penitenciários, ascensoristas, garis, entre outros.

Eles acham que são menos favorecidos por sua falta de estudo, por acharem que estão cheirando mal, enfim é uma série de situações que na maioria das vezes são eles próprios que se auto preservam.

Entre uma conversa informal com um desses profissionais relatou Joel: - Que há três anos como coletor de reciclagem só restou esse caminho depois que esteve em reclusão, tendo como profissão de soldador, não conseguiu nada em sua área por preconceito, onde optou pela única oportunidade que lhe foi sugerida no momento trabalhar na coleta seletiva de lixo (reciclagem). Nos seus primeiros dias de trabalho, tinha muita vergonha e se escondia para não ser visto e ser reconhecido por alguém. Sua vergonha se fez maior, quando chegou certo dia refletiu sobre sua situação, resolveu aceitar e agradecer pela oportunidade do emprego e, hoje pensa em continuar na profissão. Ainda acrescentou que seus colegas de trabalho expuseram suas aflições em relação à profissão, dizendo que a falta de oportunidade nos estudos os levaram para esse posicionamento profissional. O grupo completa com a frase: (Os recicladores surgiram para coletar lixos para melhorar o meio ambiente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com