TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.390 Palavras (22 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1][pic 2]

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

       

Ângela Carvalho Sousa RA: 386367

Eldênia Paiva Machado RA: 376750

Jaqueline Sousa Fortes de  Melo RA: 385957

Lilian Juciany Mendes RA: 351745

Samara Regina de Sousa RA: 370724

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Tratamento da informação e Indicadores Sociais

TERESINA/PI

SETEMBRO/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 3][pic 4]

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Ângela Carvalho Sousa RA: 386367

Eldênia Paiva Machado RA: 376750

Jaqueline Sousa Fortes de  Melo RA: 385957

Lilian Juciany Mendes RA: 351745

Samara Regina de Sousa RA: 370724

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Tratamento da informação e Indicadores Sociais

 

                                   

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à disciplina Tratamento de Informação e Indicadores Sociais, ministrada pela Profª tutora a distancia Maria Clotilde Bastos do 6º período do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito parcial para a obtenção de nota. Turma N61 Tutora Presencial: Cleydivane Menezes

[pic 5]

TERESINA/PI

02 de Setembro de 2014

Passo 1- Principais definições de Política Pública

Para iniciar este trabalho de forma clara e objetiva, deve-se entender as palavras Política e Pública, uma vez que posteriormente ir-se-á abordar alguns aspectos positivos e negativos destas duas palavras.

O que é Política?

Política seria a ciência do governo dos estados, denominando-se como direção, organização de um povo ou uma nação.

Pública (o), aquilo que engloba o coletivo, o interesse pelo bem comum, referindo-se ao povo em geral, abrange a todos.

Sendo assim podemos afirmar que Política Publica é a tomada de decisões que intermediária ou paralisaria algum conflito existente. Segundo SCHITTER: Política é a resolução pacífica de conflitos.

Segundo o Dicionário de Políticas Públicas, conceituar este termo hoje em dia é bastante complexo, uma vez que envolve não somente o “público”, mas também os interesses governamentais, civis e privados. Mesmo porque a sociedade se integra ao estado, uma vez que é dever dos representantes do povo formular, regulamentar e buscar o melhor meio ou “política” que garanta que os direitos sociais e a cidadania sejam efetivamente colocados em prática. 

Tem sido objeto de estudo de diversos autores e recebido inúmeras definições. Tendo como intervenções planejadas do poder publico a longo e curto prazo, com o objetivo de prevenir, corrigir e solucionar situações problemáticas, que seja socialmente relevante. Sendo decididas, elaboradas por autoridades formais legalmente constituídas no âmbito de suas competências. A política pública surgiu com um subcampo significativo, sendo um conjunto de decisões e não uma decisão isolada, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública. Um exemplo encontra se na emenda constitucional para reeleição presidencial. Trata se de uma decisão, mas não de uma política pública. Já a privatização de estatais ou a reforma agrária são políticas publicas. Além disso, por mais óbvio que possa parecer, as políticas são publicas e não privadas ou apenas coletivas. A sua dimensão pública é dada não pelo tamanho do agregado social sobre o qual incidem, mas pelo seu caráter imperativo. Isto significa que uma das suas características centrais é o fato de que são decisões e ações revestidas da autoridade soberana do poder público.

Ainda é possível estabelecer que a política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam a resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos; e de acordo com Easton os inputs e os withinputs podem expressar demandas e apoio. As demandas podem ser, por exemplo, reivindicações de bens e serviços como; saúde, educação, estradas, transportes, segurança publica, normas de higiene, controle de produtos alimentícios, previdência social, etc. Os suportes são os cumprimentos das leis e regulamentos, atos de participação políticas, como simples apoio de um político partidário.

Através disso as políticas públicas se tornam mais positivas e com melhores resultados, quando há uma democratização que ofereça programas que são descentralizados, visando não apenas a troca de favores e interesses partidários, que tenha a participação da sociedade e uma agenda que atenda de forma real as demandas existentes numa determinada sociedade os conflitos surgidos do capitalismo se tornam menos injusto e mais inclusivo.

1.2 Estudo de caso.

A imunização é uma demanda importante na saúde publica que tem o objetivo de prevenir e proteger os indivíduos; observou-se o caso de uma usuária mãe de dois filhos, sendo que um é deficiente de 06 anos e outro de 01 ano e 06 meses, a mesma procurou os serviços para informações sobre, recadastramento bolsa família, por conseqüência de atraso da imunização de seu filho, mais novo, foi suspenso seu beneficio, pois a criança só tinha recebido os imunes até 04 meses de idade. A usuária foi orientada pela supervisora de campo e pela enfermeira da ESF que já tinha sido informada do caso pela ACS. Após atualizar a caderneta e agendar as futuras vacinas, a usuária foi encaminhada para atualização de seu cadastro para que assim votasse a receber seu benefício.

1.3 - Conclusão sobre a importância das Políticas Públicas.

Política Pública é considerada todo tipo de ação que tem efeito social, desenvolvida pelo Estado direta ou indiretamente, com a participação de setores públicos ou privados, visando assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade ou pelos poderes públicos. Políticas públicas são também as respostas organizadas pela sociedade, através do seu sistema político, com o intuito de atender às necessidades sociais da população, como assistência social, habitação, educação, saúde entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (352.8 Kb)   docx (86.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com