TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TRATAMENTO E INDICADORES SOCIAS

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO REPÚBLICA – BELÉM - PA – BRASIL

SERVIÇO SOCIAL – 6º SÉRIE

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

DANIELLE MORAES BAIA RA-438442

EDIANY GOMES RIBEIRO RA-422665

GISELLE DE ABREU FERREIRA RA- 9978024625

RITA DO SOCORRO BAILÃO RODRIGUES RA-438799

VANESSA KELLY GAIA PAMPLONA RA-12993-7203

TEMA: PROFª: EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

TITULO DA ATIVIDADE: OS INDICADORES COMO NORTEADORES PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA PÚBLICA.

BELÉM-PARÁ
15/09/2015

DEFINIÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA

Durante o processo democrático que perpassou nos séculos XVIII e XIX, as principais funções do Estado eram a segurança pública e a defesa em caso de embate externo. Contudo, com a expansão da democracia, houve muitas mudanças com relação às responsabilidades do Estado perante a sociedade. Atualmente, o Estado atua como principal função o bem-estar meio aspolítica publicas.

Entende-se por Políticas Publicas, segundo GUARESCHI, COMUNELLO, NARDINI, HOENISCH (2004, p. 180) “o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada problemática, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público”.

Sabe-se que há infinitas definições referentes às politica publicas por conta de todo segmento histórico cientifico. Assim, pode-se considerar a Politica Publica como o principal instrumento utilizado para coordenar programas e ações, de forma a efetivar direitos. A qual intervém na realidade social. Por fim, deve ter um resultado compromissado entre o Estado e a Sociedade com objetivo de modificar a situação em uma área especifica promovendo acesso em meio às desigualdades sociais.

RESULTADOS – ESTUDO DE CASO

estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado. Conforme Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados.

Estudo de caso é também uma investigação que se assume e trata sobre uma situação específica, procurando encontrar as características e o que há de essencial nela. Esse estudo pode ajudar na busca de novas teorias e questões que serviram como base para futuras investigações.

Após conceituação sobre estudo de caso vamos trazer para o enfoque no âmbito da politica publica e abarca nesse estudo como resultado positivo para uma possível transformação social previsto pela Politica Pública e destacaremos como tema a violência urbana.

Pesquisas epidemiológicas têm produzido evidências que apontam a violência como um dos maiores problemas social com impacto na saúde dos brasileiros.  A violência apresenta-se de forma mais dramática nas áreas metropolitanas, atingindo especialmente as populações com piores condições de vida e jovens das periferias urbanas. Diversos estudos apontam as desigualdades sociais como um dos determinantes da magnitude e gravidade das violências.

Como política publica para esse problema social de violência, depois de muitas analises e discursão surgiu “O plano” princípios definidos numa conferência internacional e diretriz do Ministério da Saúde e do Ministério da Justiça; O plano foi aprovado e formalizado mediante o Decreto nº. 12.7682. Que bem sabemos que é um processo de médio e longo prazo e que alguns municípios e estados precisam se adequar para efetivação efetiva dessa politica publica pensada para amenizar violência urbana. Contudo se todos os cidadãos políticos abarcarem esse plano com interesse coletivo a eficácia se torna exemplo social político.

Por fim como expectativas positivas da problemática violência urbana ser de interesse e dever o estado torna-se acessível à eficiência como politica publica e o objetivo do plano na junção de todas as politica como melhor maneira de desempenhar essa ação em conjunta e a reação negativa da politica muitas das vezes é que a sociedade civil “família” esquece-se de exerce seu papel, deixando nas mãos do estado.

As políticas públicas são de suma importância na realidade atual, para a garantia de efetivação dos direitos sociais, com o objetivo de colocar estratégias em prática para vislumbrar uma transformação social.

Portanto cabe ao formulador de Políticas Públicas compreenderem as diversas demandas e expectativas da sociedade, ele fará a seleção de prioridades para, em seguida, oferecer as respostas. Quando o governo busca atender as principais (na sua percepção) demandas recebidas, diz-se que ele está voltado para o interesse público (ou seja, para o interesse da sociedade). Ao atuar na direção do interesse público, o governo busca maximizar o bem estar social.

Em outras palavras, as Políticas Públicas são o resultado da competição entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade que buscam defender (ou garantir) seus interesses no processo de discussão, criação e execução das Políticas Públicas. Logo o profissional de serviço social deve ter compromisso com o seu projeto ético político e intermediar para que ocorra a universalização e o acesso aos serviços sociais.

QUADRO SÍNTESE DE INDICADORES SOCIAIS

Tipo de indicador

O que indica?

Principais características

Definição

IDH

Indica qualidade de vida da população.

Mede comparativamente a taxa de mortalidade, grau de escolaridade, vida, a natalidade e outros fatores dos diversos países do mundo.

Índice de Desenvolvimento Humano.Serve de comparação usada para classificar os países pelo seu grau de qualidade de vida.

Índice de Gini

Desigualdade na distribuição de renda

Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm). A construção do coeficiente de Gini é baseado na “Curva deLorenz”.

Esse índice é comumente utilizado para calcular a desigualdade de distribuição de renda, mas pode ser usado também para qualquer distribuição, como concentração de terra, riqueza entre outras.

Indicadores Ethos de Responsabilidade Social

Responsabilidade Social e sustentabilidade em estratégias de negócios.

A ferramenta é composta por um questionário que permite o auto diagnóstico da gestão da empresa e um sistema de preenchimento on-line que possibilita a obtenção de relatórios, por meio dos quais é possível fazer o planejamento e a gestão de metas para o avanço da gestão na temática.

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável.

Indicadores básicos para a saúde no Brasil

Indicam o estado de saúde da população e o desempenho do sistema de saúde. Visa aperfeiçoar a capacidade de formulação, gestão e avaliação de políticas e ações públicas pertinentes.

Constituem um insumo para o estabelecimento de políticas e prioridades melhor ajustadas as necessidades da população. Além de prover matéria-prima essencial para a análise. A disponibilidade de um conjunto básico
de indicadores tende a facilitar o monitoramento de objetivos e metas em saúde, estimular o
fortalecimento da capacidade analítica das equipes e promover o desenvolvimento de sistemas de informação intercomunicados.

Gestão do Sistema Único da Saúde.

São medidas - síntese que contem informação relevante sobre determinados
atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.

Indicadores de Educação no Brasil

Qualidade da educação no país

Enfatiza não existir um modelo único para a escola de qualidade. Qualidade é um conceito ativo, que deve ser construído e reconstruído continuadamente. Cada escola tem autonomia para refletir, indicar e atuar no caminho e encontro da qualidade da educação.

Baseiam-se numa visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com