TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA – UNIDERP - FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

SERVIÇO SOCIAL[pic 1]

Ana Rita Aguiar Lima, RA – 1299759471

Projetos em Pesquisa de Serviço Social

Tutor EAD - Mª Ana Lúcia

                                                                        Taguatinga – DF

                                                                            2015

ANHANGUERA – UNIDERP - FACULDADE SANTA TEREZINHA

SERVIÇO SOCIAL

ATPS – Tratamento da Informação e Indicadores Sociais:

Trabalho apresentado pela aluna do Serviço Social 6° semestre,

 à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de

                                         nota da disciplina Projetos de Pesquisa em Serviço Social.

 

Etapa 1

O termo científico significa tudo que pode ser comprovado em base de evidencias e provas. Para a ciência o “achismo” não existe e tudo precisa ser constatado cientificamente em provas.

Para que algo saia do censo comum e possa alcançar a todos, o método científico é a forma ideal de apresentar a verdade como acontece na realidade, utilizando a abordagem e a melhor forma de externar as leis e seus métodos, descobrindo algo alem do modesto modo de pensar.

No texto Mattos cita alguns autores como:

Karl Potter, que segundo ele a ciência não é o método e sim a coragem nas formulações e rigor nas críticas, ou seja, o método científico não existe, o que existe é um esforço metódico da autocrítica e da crítica dos outros. Porém, para Kuhn o método científico é um conjunto de procedimentos aprovados por uma comunidade científica e seria de caráter convencional.

Já Karen Knorr-Cetina vê o método científico não como uma forma de descobrir a verdade, mas, como uma forma de construir argumentos cujo objetivo é convencer grupos específicos, em particular, a comunidade científica a que pertencem.

Para Boaventura, o método científico tem caráter de confiança, que dispensa o exame da comunidade diante do conhecimento científico dado como verdadeiro.

Contudo, o método científico por vezes não condiz com a realidade de todas as culturas e sociedades e por isso, pode haver divergências em alguns pontos de vista.

Apesar, de ser preciso romper com o censo comum, às vezes o conhecimento científico necessita de utilizar ferramentas teóricas e práticas de investigação que levam a um linguajar popular para que se alcance a todos.

O Projeto Caminhos para a Análise das políticas de saúde traz desafios que os pesquisadores precisam vencer para escolher uma teoria metodológica que desenvolva e ajuste conceitos e abordagens que construam políticas que se adaptem à realidade cultural, social e política da sociedade em questão.

Etapa 2

Diante do crescimento da violência escolar, uma interferência do Estado é necessária?

A violência escolar e a Gestão Social de Políticas públicas

O crescimento da violência escolar é uma questão social que envolve casos de vulnerabilidade e até de situações de risco, o que torna necessário uma gestão de política pública que possa diagnosticar, elaborar, executar e avaliar ações que busquem a solução do problema da violência escolar. Criar projetos que acarretem na prevenção do problema, buscar recursos financeiros, avaliar resultados são ações que precisam ser adotadas pelo governo federal, estadual e municipal.

Já existem alguns programas para a prevenção da violência escolar em algumas cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, porém o problema é tratado como de segurança pública o que muitas vezes acaba por atentar contra os direitos humanos.  

Assim, o problema da violência pública não pode mais ficar desprovido de formulações de política pública, principalmente nos estados e municípios. Dessa forma, não é mais possível ao Estado se omitir, um projeto de intervenção para a solução do problema precisa ser planejado e implantado, buscando a  redução da violência nas escolas.

Etapa 3

Conceito de referencia bibliográfica

É um conjunto de elementos de uma obra escrita ( como titulo, autor, editora, local de publicação entre outros) que permite sua identificação.

Referencias bibliográficas

Lima, Vanessa Fernandes; silva, Rozinaldo Galdino da. Violência escolar: Negociação constante do eterno conflito. Disponível em < http://www.eefe.ufscar.br/pdf/vanessa.pdf

Gonçalves, L.A.O; Sposito, M.A..Iniciativa públicas de redução da violência escolar no Brasil. Disponível em

Resumo do texto: Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil.

O texto traz o retrato do que acontece nas escolas públicas brasileiras, aonde a violência vem aumentando, mesmo em algumas cidades do Brasil onde há programas para a redução da violência, pois o problema é tratado como se fosse apenas de segurança pública, não levando em conta que por vezes atentam contra os direitos de jovens ainda em formação.

As dificuldades encontradas para a solução do problema são muitas e é se torna cada vez mais necessário a interferência de governos federais, estaduais e municipais. A  conscientização de  que precisam formular políticas públicas que busquem estratégias para a resolução do problema.

Etapa 4

Introdução

O problema da violência nas escolas públicas é algo antigo, porém, devido ao tema ter sido alvo de alguns pesquisadores inquietos com o problema e a divulgação na mídia, essa questão está mais investigada e apresenta a precisão de uma solução.

É notória a necessidade de intervenção estatal para que o problema seja destruído da vida dos alunos, professores e profissionais que trabalham na área da educação, ou pelo menos, que o problema seja amenizado ao ponto de não haver nenhuma situação de risco a ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com