TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Economia

Exames: ATPS De Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  9.376 Palavras (38 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE ANHÂNGUERA UNIDERP

Polo à Distância de Três Lagoas/MS.

ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

O Mercado da Produção de Celulose

ADRIANA CRISTINA RIBEIRO DE CARVALHO RA: 378515

HERIKSEN PLESLEY DA SILVA COSTA RA: 376533

KÁTIA SILVA BARBOSA RA: 376369

LUCIANA GARCIA DA COSTA RA: 375631

WAGNER EUZEBIO ROCHA RA:351797

Profª Ma. Renata M. G. Dalpiaz

1

TRÊS LAGOAS/MS

2012

UNIVERSIDADE ANHÂNGUERA UNIDERP

Polo à Distância de Três Lagoas/MS.

ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

O Mercado da Produção de Celulose

ADRIANA CRISTINA RIBEIRO DE CARVALHO RA: 378515

HERIKSEN PLESLEY DA SILVA COSTA RA: 376533

KÁTIA SILVA BARBOSA RA: 376369

LUCIANA GARCIA DA COSTA RA: 375631

WAGNER EUZEBIO ROCHA RA: 351797

Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Anhânguera UNIDERP de Três Lagoas/MS, como requisito para avaliação da disciplina de Economia, orientada pela professora Ma. Renata M. G. Dalpiaz.

TRÊS LAGOAS/MS

2012

Apresentação

A Indústria de Celulose é de grande importância para a economia brasileira, sendo responsável por, aproximadamente, 1% do PIB do país. Devido a esta relevância, diversas entidades e institutos de pesquisa realizam estudos que primam pela excelente qualidade. A maior parte dos estudos, entretanto, ou está voltada para o processo produtivo, focando assuntos muito específicos, ou abordam apenas um segmento do setor, sendo, portanto limitados pela própria natureza. Este estudo procura reunir, de forma compacta, o resultado de inúmeras pesquisas já realizadas, com o objetivo de criar uma visão abrangente sobre como está estruturado este importante setor industrial do país.

Entre os principais produtores mundiais de celulose, o Brasil é referência internacional nesse setor, por suas práticas sustentáveis. O maior diferencial competitivo é que 100% da produção no País são provenientes de florestas plantadas, que são recursos sustentáveis.

Na última década o País conseguiu elevar sua produção em 34,7% o que corresponde a um crescimento médio de 3% ao ano. A celulose de fibra curta (produzida a partir do eucalipto) é utilizada na produção de papeis finos (Tissue) como, guardanapos, papel toalha, papel higiênico, papeis para imprimir e escrever, neste segmento de mercado o Brasil teve um balanço positivo de 3% das 10 milhões de toneladas produzidas anualmente.

O setor lucrou apenas no ano passado US$ 6,23 bilhões e espera ampliar mais 22% no faturamento geral.

Ao final de 2017, quando terminará o ciclo de crescimento das florestas que estão sendo plantadas desde 2010, a produção de celulose passará de 13,4 milhões para 20 milhões de toneladas.

O Brasil quer se posicionar como o terceiro produtor mundial de celulose, com as melhores práticas ambientais, afirma Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). É um investimento arrojado, baseado nas perspectivas de crescimento econômico do Brasil e no aumento da demanda dos mercados emergentes, como a China, explica Elizabeth. A crise financeira internacional reduziu o consumo global, os preços e a demanda por matérias-primas em mercados tradicionais para o setor, porém abriu oportunidades para ampliar as vendas nesse país asiático.

Em 2009, as exportações de celulose para a China cresceram 128% ante 2008 – passando de 1,2 milhão de toneladas para 2,8 milhões de toneladas – e o país se tornou o segundo principal mercado para o Brasil, à frente dos Estados Unidos. Nesse período, o setor conquistou 47% das importações chinesas de celulose de fibra curta (eucalipto) branqueada, cuja produção mundial é liderada pelo Brasil.

Na avaliação da Bracelpa, esse crescimento expressivo se deve à estratégia da indústria papeleira chinesa, que tem direcionado grandes investimentos para aumentar sua produção, sobretudo à de papeis de imprimir e escrever e de fins sanitários, fabricados a partir da celulose de eucalipto. No ano passado, a queda de preço das commodities também favoreceu a formação de estoques com o insumo brasileiro, de reconhecida qualidade.

Outro fator que explica a alta das importações da China é a busca por padrões sustentáveis, uma vez que o país tem sido fortemente pressionado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e nas negociações climáticas a reduzir as emissões de CO2. Além da alta qualidade, a celulose brasileira é reconhecida por atributos ambientais: provêm 100% de florestas plantadas, altamente produtivas, e um recurso natural renovável que absorve e estoca grandes volumes de CO2 da atmosfera.

Neste trabalho apresentaremos estudos de investimentos econômicos, através de pesquisas, gráficos, perspectivas de mercado global, tabelas, números e as expectativas das empresas que fazem parte deste enorme ramo de atividade e produtiva de grande lucro.

Sumário

Apresentação 3

O Mercado da Celulose 6

FIBRIA 12

SUZANO 13

KLABIN 14

CENIBRA 14

Resumo 17

Custos 18

Competitividade 19

A Influência da Indústria de Celulose na Região 21

Fábrica de Celulose Triplica Economia de Três Lagoas 22

Inflação 24

Taxa de Câmbio 25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com