TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Economia

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Para se obtiver sucesso no mundo dos negócios, além de acompanhar omercado na busca da beleza, também é importante ter conhecimento,dedicação e comprometimento, tanto com o cliente, como com a empresa.Considera-se que atualmente o mercado sofre mudanças às quais sãodeterminadas pelo avanço da tecnologia e a facilidade da informação.

Com isso aumenta o consumo e consequentemente torna as clientes maisexigentes. A atualização, a procura pelo moderno, pelos lançamentos, se tornaum processo obrigatório para os profissionais da área de beleza e estética.De acordo com dados da ABIHPEC, nos últimos dez anos, a proporção dehomens que consome produtos cosméticos subiu de um para dez para cadagrupo de cem.

O consumidor masculino incorporou o uso desses produtos aosseus hábitos. O Brasil está em terceiro lugar no mundo em consumo deprodutos de beleza. A indústria e serviços ligados à área da beleza tornam-secada vez mais promissor.

De acordo com as considerações de Rozenfeld; Forcellini; Amaral; Toledo;Silva; Alliprandini e Scalice (2006), gerenciar o desenvolvimento de produtos éum desafio ignificativamente diferente do que gerenciar outras operaçõestradicionais na área de manufatura, e discutir essas diferenças é fundamentalpara entender porque a gestão do conhecimento é tão importante para oprocesso de desenvolvimento de produtos.

Chiavenato (2004), diz que é do ambiente que as organizações obtêm seus insumos e recursos, isto é, as suas entradas que lhes proporcionam talentos, energia, materiais e informações. Elas servem a sociedade e satisfazem necessidades variadas convertendo insumos em resultados como produtos eserviços.Gerenciar um negócio consiste em vários fatores que vão além da excelênciano atendimento, domínio no que se está fazendo, a que se entender a empresacomo um todo. Seus custos, entrada e saída de produtos e serviços, conheceros concorrentes, enfim são vários os fatores que interfere na organização econcepção de um negócio.

De acordo com Chiavenato (2004), Os países mais bem – sucedidos sãoaqueles dotados de conhecimento e tecnologia e que sabem agregar valor ecompetir com produtos e serviços de melhor qualidade e de menor preço.

Custos baixos e elevada produtividade. Qualidade e competitividade. Sejaatravés de organizações públicas, privadas ou de terceiro setor. São organizações que elevam o crescimento do país.

Para obter um lucro sob a venda de um produto é preciso verificar e calcularvários itens. Assim sendo, o processo de desenvolvimento de produtos deveser abrangente, iniciando-se no entendimento das necessidades de mercado eterminando no final do ciclo de vida do produto. Rozenfeld, Forcellini, Amaral,Toledo, Silva, Alliprandini, Scalice (2006). Para tanto este trabalho tem por objetivo analisar a formação de preço na revenda de produtos de beleza, referente à disciplina de economia.

METODOLOGIA

Este trabalho constitui-se em uma pesquisa quantitativa descritiva exploratória. De acordo com Marconi e Lakatos (2001), nesse tipo de pesquisa, os fatos devem ser observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, de modo que o pesquisador interfira o mínimo possível em seus resultados. Nesse sentido, a discrição dos pesquisadores será importante para não influenciar nos dados que serão coletados, não expressando desconforto diante da constatação de condutas inadequadas.

O trabalho utilizou como metodologia um estudo quantitativo, com intuito de analisar os resultados relacionados à revenda de produtos em uma empresa.

Para a coleta de dados, foram utilizados os dados do sistema de gerenciamento utilizado pela empresa, o qual permite avaliar a quantidade de produtos vendidos assim como a frequência com que acontecem as vendas.

Foram analisados também todos os custos da empresa a partir da definição do Mark-up, é importante destacar que este já esta definido pela administração da empresa, não compete ao objetivo deste trabalho investigar o processo de formação do mesmo. Os dados apresentados partiram da estruturação que da base à formação de preço. O Mark-up é definido pelo custo geral de produtos e serviços, incluem custos variáveis, fixo e lucro.

De acordo com Rudio (1998, p. 62), uma pesquisa geralmente não é feita com todos os elementos que compõem uma população. Costuma-se, neste caso, selecionar uma parte representativa dela, denominada “amostra”. Para tanto serão avaliados somente a lucratividade dos produtos de revenda os quais as empresas propõem preços tabelados.

ANÁLISE DOS DADOS

Segundo Padovese (2003), a possibilidade da empresa vender apenas uma marca de produtos é bastante improvável, pode-se dizer quase impossível devido à diversidade já existente no mercado atual. Existe um processo de padronização com todas as características e tributos para o uso do produto.

Grönroos (1993) acredita que existe uma integração entre o cliente e o prestador de serviço para se chegar à revenda do produto. Pode – se dizer que quando um cliente quer comprar os produtos de um salão de beleza, existe uma oportunidade de negócios, que consiste na ação de vender e lucrar.

Martins (2001) orienta que “o lucro é igual à receita, menos despesa e custo”. Assim a que se destacar que atualmente no mercado de revenda de produtos de beleza especificamente na linha capilar, há um gap entre o preço sugerido pelas empresas distribuidoras e o custo do revendedor no caso salões de beleza.

Os autores complementam ainda que se a diferença for negativa então se trata de prejuízo. É o que foi identificado neste trabalho, o qual analisou os preços sugeridos e praticados em relação a Mark-up da empresa.

Figura: análise de custo

Fonte: pesquisadoras

Percebe-se que no gráfico acima o custo de cada produto é menor que o valorsugerido pelo fornecedor e obtemos o lucro desejado com o valor praticado.As empresas fornecedoras de produtos, além de repassar o custo do produtosugerem o preço final para revenda, mas não sãoanalisados todos os custos e despesas reais de cada empresa, pois cada uma apresenta sua realidade, parase chegar a um preço final e assim obter lucro cada empresa deveria analisar oseu Mark-up.

Percebeu-se na análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com