TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatistica

Artigos Científicos: ATPS Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Nesta etapa, são apresentados diversos resumos de artigos propostos pela ATPS, além de pesquisa sobre o tema na internet.

Aplicações da Estatística

As aplicações da estatística se desenvolveram de tal forma que hoje praticamente todo o campo de estudo se beneficia da utilização dos métodos estatísticos.

Desde a antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, nascimentos etc, mas a partir do séc XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos social, como casamentos, funerais, etc. No séc XVIII o estudo de tais fato o cientista Godofredo Achenwall batizou o novo método de estatística.

As tabelas tornaram-se mais completas, surgiram as representações gráficas e o calculo das probabilidades, e a estatística se tornou um importante estudo de como chegar a conclusões sobre o todo (população) partindo da observação de partes desse todo (amostra).

Método estatístico

1) Método estatístico.

1.1 Método: é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.

1.2 Método experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam.

1.3 Método estatístico: diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas as causas presentes, variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influencias cabe a cada uma delas.

A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Estatística basicamente se divide:

- Estatística Descritiva: A coleta, a organização e a descrição dos dados.

- Estatística Indutiva ou Inferencial: análise e interpretação de dados.

- Probabilidade: é utilizada para analisar situações.

As Fases do método estatístico.

- Coleta de dados: Após cuidadoso planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar damos inicio à coleta de dados numéricos necessário à sua descrição.

A coleta pode ser direta e indireta.

A coleta direta de dados é relativamente: Contínuo, periódica e ocasional.

- Contínua (Registro) como nascimentos, óbitos, frequência de alunos.

- Periódica quando feito em intervalos como os censos (de 10 em 10 anos)

- Ocasional: quando feito extemporaneamente, a fim de atender a uma conjuntura, como caso de epidemias que assolam ou diziam rebanhos inteiros.

A Coleta indireta: A coleta indireta é inferida de elementos conhecidos, através de uma coleta direta. Ex: pesquisa sobre mortalidade infantil que é feita sobre a coleta direta de dados de nascimentos e óbitos.

- Crítica de dados: Obtidos os dados, procura possíveis falhas, imperfeições.

- Apuração dos dados: Soma e o processamento dos dados obtidos. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.

- Exposição ou apresentação dos dados: são apresentados sob forma de tabelas ou gráficos.

- Análise dos resultados: é tirar conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra).

- Estatística nas empresas: O uso da estatística facilita na tomada de decisão, alem tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa. Por meio de sondagem, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões podemos conhecer a realidade geográfico, social, recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, estabelecer metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longos prazos.

Resumo Artigo I

A Estatística é uma ciência composta por um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa, que principalmente engloba a coleta, de dados, organização, análise e disseminação das informações, em diversas áreas do conhecimento.

Conceitos básicos de estatística são utilizados desde a antiguidade, sendo aperfeiçoados ao passar do tempo, até se transformar na estatística que conhecemos hoje. Atualmente, devido a evolução da tecnologia, o processo de obtenção, armazenamento e disponibilização das informações tornou se muito mais rápido e acessível.

A Estatística é aplicada em uma grande variedade de áreas, por exemplo em cálculos de índices de emprego, desemprego, inflação, na área médica, na área tecnológica, na indústria, na área de recursos humanos, em demografia, em marketing na área financeira e bancaria, por universidades e instituições de pesquisa, dentre outros, devido a grande variedade de áreas de atuação, o profissional de estatística deve estar cada vez mais qualificado, para atender a demanda crescente.

De maneira geral, a estatística é uma ferramenta importante para qualquer área de atuação.

Aplicação da Estatística em Gestão Financeira

A Estatística se aplica a todas as áreas em que estiver envolvida a coleta ou análise de dados, proporciona a visualização de dados que podem ser apresentados pro meio de gráficos e tabelas. Aplicando os conceitos estatísticos, consegue-se analisar os dados contábeis, tributários, variáveis econômicos do pais e assim poder gerar caixa e lucro para a empresa.

Exemplos de utilização:

- Satisfação dos funcionários com a empresa

- Faturamento

- Vendas

- Metas

- Atendimento dos clientes

Pode-se usar a estatística nos setores da empresa, por exemplo:

- Produção

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com