TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA-TEMA 03: HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Trabalho Universitário: AULA-TEMA 03: HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACUIONAL DE INDAIATUBA

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

SAÚDE COLETIVA

AULA-TEMA 03: HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE INDAIATUBA

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

SAÚDE COLETIVA

AULA-TEMA 03: HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

SUS, POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO: SEU DESENVOLVIMENTO INSTITUÍDO E INTITUINTE E BUSCA DE SAÍDAS

Trabalho desenvolvido para a disciplina Saúde Coletiva apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na disciplina de Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Mariana

INDAIATUBA/SP

2014

RESENHA: SUS, política pública de Estado: seu desenvolvimento instituído e instituete e a busca de saídas

Resenha baseada no artigo do autor Nelson Rodrigues dos Santos sobre políticas públicas, onde trata da reforma sanitária em 1970 e 1980, onde os sanitaristas e profissionais da saúde lutavam pela melhoria da saúde, até a implantação do SUS, ele ressalta os obstáculos enfrentados durante esses 22 anos de reforma política de saúde.

Nos anos 70 com a migração dos sitiantes para a cidade, muitas doenças surgiram, com isso a saúde do países tinha um atendimento precário, mesmo com o trabalho árduo de muitos sanitaristas, dando atendimentos básicos.

Em 80 os profissionais da saúde faziam várias reuniões com o governo para encontrar soluções para a melhoria da saúde pública, através dessas reuniões foram criados os primeiros princípios e diretrizes do SUS.

A criação do SUS foi um marco revolucionário da saúde, sendo assim o SUS integrou a população mais desfavorecida baseadas no princípio de universalidade, equidade e integralidade.

Porém o SUS tem vários obstáculos em relação a financiamento, que acabam implicando em inúmeras dificuldades em seu crescimento, na melhoria da saúde em relação a recursos humanos, tecnológicos, científicos, gerando insatisfação nas pessoas que utilizam seus serviços.

Conformes as informações do artigo, a falta de financiamento, investimento, mesmo com a melhora no atendimento dos clientes, o SUS ainda é muito defasado em relação as suas diretrizes, ele é muito bem feito no papel, bem organizado, porém na prática falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com