TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO

Projeto de pesquisa: AVALIAÇÃO DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL GOIANO- campus URUTAÍ

ENGENHARIA AGRÍCOLA

AVALIAÇÃO DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO

SOLO PELO MÉTODO DO INFILTRÔMETRO DE

ANÉIS CONCÊNTRICOS PELO

MODELO DE KOSTIAKOV E KOSTIAKOV-LEWIS

URUTAÍ,GO

2012

Introdução

Infiltração de água no solo refere-se à passagem de água através de sua

superfície, proveniente da chuva ou água de irrigação. A infiltração consiste de uma parcela fundamental, uma vez que a mesma governa processos importantes do ponto de vista ambiental, destacando-se a geração do escoamento superficial direto, o qual produz efeitos negativos para o manejo da bacia, com perdas de água e transporte de sedimentos(solo agricultável, insumos agrícolas, como adubos, corretivos, pesticidas e outros), com consequências negativas para a

agricultura e meio ambiente.

Por outro lado, a infiltração promove preenchimento dos poros do solo pela água e fica retida na matriz do solo, a qual pode ser utilizada pelas plantas bem como recarga de aquíferos, sendo esta função de suma importância para regularização e perenização de rios.

Vários fatores influem no comportamento da infiltração, o conhecimento da taxa de infiltração da água no solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo, planejar e delinear sistemas de irrigação e drenagem, bem como auxiliar na composição de uma imagem mais real da retenção da água e aeração no

solo.

Entre as propriedades físicas do solo, a infiltração é uma das mais importantes

quando se estudam fenômenos que estão ligados ao movimento de água entre estes a infiltração e a redistribuição. A infiltração de água no solo deve ser quantificada por meio de métodos simples e capazes de representar, adequadamente, as condições naturais em que se encontra o solo.

Assim, destacam-se:

• Porosidade: refere-se aos espaços vazios do solo, havendo distribuição dos

poros em macro e micro poros, de acordo com a textura e estrutura do solo. A porosidade caracteriza o comportamento da umidade do solo e por sua vez, a energia disponível para infiltração (fluxo de água no meio poroso), além do processo de redistribuição da água no perfil do solo.

• Estrutura: a estrutura do solo compreende a distribuição de partículas no perfil,

sendo caracterizada, além do material de origem, pelo intemperismo, e em

solos tropicais, governam grande parte dos processos físico-hídricos (retenção

de água e fluxos subterrâneos).

• Umidade: corresponde à ocupação parcial ou total dos poros do solo pela água, sendo um atributo dinâmico. A água no solo pode ser caracterizada em

água gravitacional (macro poros) e água capilar (retida pela matriz do solo por

forças de capilaridade e adsorção). O armazenamento de água no solo é uma

grandeza importante no contexto do ciclo hidrossedimentológico e é

determinada pela água de infiltração e pelo processo de redistribuição da mesma no perfil do solo.

• Textura: consiste em um atributo físico importante no contexto da infiltração, uma vez que solos argilosos apresentam tendência de maior retenção de água e por mais tempo. De forma inversa, solos arenosos produzem maiores condições para fluxo de água e drenagem do solo, sendo importante nos estudos associados à lixiviação de solutos no solo.

Além destes atributos, o manejo do solo tem provocado alterações importantes

neste processo. O preparo do solo é de fundamental importância para o entendimento da gênese do escoamento, oriunda das relações entre infiltração e precipitação.

Neste sentido, torna-se necessário adotar métodos e modelos cujas determinações baseiam-se em condições iguais as observada durante ao qual o solo é submetido.

Este trabalho teve como objetivo avaliar a infiltração e determinar a curva e a taxa da mesma no solo pelo método de infiltrômetro de anéis concêntricos.

Objetivo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a determinação da taxa de infiltração estável de um solo , localizado nas dependências do Instituto Federal Goiano campus Urutaí pelo método do infiltrômetro de anéis concêntricos, e determinar a equação de infiltração de água no solo segundo os modelos de Kostiakov e Kostiakov-Lewis.

.

Materiais e métodos

A infiltração da água no solo foi determinada “in situ” através do método do infiltrômetro de anel, empiricamente por meio do modelo proposto por Kostiakov e Kostiakov-Lewis.

No método do infiltômetro de anel com carga variável, foram utilizados dois anéis metálicos, sendo o primeiro com diâmetro de 40 cm e o segundo com 20 cm, ambos com 30 cm de altura, que foi instalado no centro do maior anel, e enterrado aproximadamente 10 cm no solo, onde as leituras seguintes foram feitas nos intervalos em minutos, 3, 5, 3, 3, 5, 3, 5, 3, 3, 5, 5, 3, 5, 3, 5, 3, 5, 5, 5 e 5 minutos até a estabilização, e a partir do primeiro intervalo de 5 minutos foram feitas reposições de água nos dois anéis ate a altura inicial, evitando uma grande redução no nível da água no interior dos anéis, podendo chegar ao esgotamento da água, o que poderia invalidar o teste.

Para determinação de velocidade de infiltração foi utilizado o modelo empírico desenvolvido por Kostiakov, como demonstrado a seguir :

I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com