TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acetato

Ensaios: Acetato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

O acetato de celulose é um éster produzido pela reação da celulose, extraída e purificada da polpa de madeira, com anidrido acético e ácido acético, na presença de ácido sulfúrico (catalisador). O produto desta reação é hidrolisado para remover o ácido sulfúrico e grupos sulfato e acetato, até adquirir as propriedades desejadas (normalmente com 2 radicais acetato para cada unidade fundamental da celulose).

É usada na indústria têxtil (celanese) e já teve amplo uso para fabricação de filmes fotográficos, mas tem sido substituída pelo nylon, pois com o tempo se oxida e libera ácido acético, inutilizando o filme. Também é usada para produção de filtros de grande absorção, como filtros de cigarro, no fabrico de tecidos para vestuário, forros, tapetes, guarda-chuvas e outras produtos.

Uma de suas grandes vantagens, usada na indústria textil, é sua solubilidade em acetona e termoplasticidade. Também é hipoalergênica e resistente a mofo, podendo ser lavada a seco.

acetato de celulose

O acetato de celulose consiste numa fibra que se obtém a partir da pelugem ou línteres do algodão e também da celulose de madeira, tratados com uma mistura de ácido e anidridos acéticos originando um produto acetilado não saponificado (triacetato de celulose, acetato primário) ou parcialmente saponificado (2,5-acetato, acetato secundário).

A partir de soluções destes produtos fiam-se fibras sem fim, fibras cortadas e fibras ocas, entre outros tipos especiais.

A fibra de acetato de celulose quando pura é utilizada na indústria têxtil, quando misturada com outros tipos de fibras é utilizada com fins técnicos ou para fazer filtros de cigarros.

Quando é utilizada pura recebe o nome de acetato de rayona, sendo múltiplas as designações comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com