TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PINTURA: TINTA PVA (ACETATO DE POLIVINILA).

Trabalho Universitário: PINTURA: TINTA PVA (ACETATO DE POLIVINILA).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 5

PINTURA: TINTA PVA (ACETATO DE POLIVINILA).

1 PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO

Os substratos para aplicação da tinta devem ser preparados adequadamente para evitar patologias futuras no revestimento da pintura.

É importante perceber se a superfície se encontra firme, curada (A cura do concreto, é o conjunto de medidas que devem ser tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada no concreto aplicado.), limpa, seca, isenta de poeira, óleo, gordura, sabão, mofo, ceras ou graxa. Óleos e graxas são agentes desmoldantes, os quais devem ser removidos com solução aquosa e detergente neutro.

• Todas as partes soltas ou mal aderidas deverão ser eliminadas por meio de raspagem ou escavação da superfície;

• Fissuras e imperfeições profundas das paredes devem ser corrigidas com massa acrílica em superfícies externas ou internas ou com massa PVA se superfícies internas;

• Paredes mofadas devem ser raspadas e a seguir lavadas com uma solução aquosa e água sanitária (1:1) e a seguir lavadas e enxaguadas com água potável;

• No caso de repintura sobre superfícies brilhantes, o brilho deve ser eliminado com uma lixa fina.

1.1 TIPOS DE SUPERFICIES E PROCEDIMENTOS DE PREPARAÇÃO

Concreto e reboco - aguardar pelo menos 30 dias para cura total. Sobre rebocos fracos, deve-se aplicar o fundo preparador de paredes para aumentar a coesão das partículas da superfície, evitando problemas de má aderência e descascamento. Quando essas superfícies tiverem absorções diferenciadas, deverá ser aplicado um selador acrílico pigmentado para uniformizar a absorção. O concreto deve estar seco, limpo, isento de pó, sujeira, óleo e agentes desmoldantes.

Cimento amianto - é uma superfície altamente alcalina, sendo indicada a aplicação de um fundo resistente à alcalinidade para selar a superfície. Este procedimento não é necessário se for utilizado látex acrílico, que tem excelente resistência à alcalinidade.

Superfícies emassadas - são, em sua maioria, muito absorventes e sujeitas à contaminação pela poeira residual, proveniente da operação de lixamento. Para garantir boa aderência do acabamento a ser aplicado, é fundamental, após o lixamento, a máxima remoção do pó residual produzido. Em seguida, deve ser aplicado um selador tipo incolor, que penetrará e selará a massa. A própria tinta de acabamento poderá ser utilizada diretamente sobre a superfície emassada, desde que a 1ª demão, servindo de seladora, seja aplicada com maior diluição. Acabamentos à base de água devem ser diluídos, como regra, de 50 a 100% por volume. Acabamentos à óleo ou sintéticos devem ser diluídos na condição máxima recomendada, conforme o método de aplicação e solvente.

Superfícies mofadas - devem ser cuidadosamente limpam, com a total destruição destas colônias. Para tanto, deve-se escovar a superfície, e, a seguir, lavá-la com uma solução de água potável e água sanitária (1:1), deixando agir por cerca de 30 minutos, após o que a superfície deve ser novamente lavada com água potável, aguardando a completa secagem.

Superfícies já pintadas - quando a superfície estiver em boas condições, será suficiente limpá-la bem, após um lixamento, e a seguir aplicar as tintas de acabamento escolhidas. Quando em má condições, a tinta antiga deve ser completamente removida e a seguir deve-se proceder como se fosse superfície nova.

2. O QUE É O PVA?

O poli(álcool vinílico) (PVA) é a resina sintética, solúvel em água, produzida em maior volume no mundo. Foi obtido pela primeira vez em 1924, por Herrman e Haehnel, pela hidrólise do poli(acetato de vinila), que é a forma de obtenção comercial utilizada até hoje.

O PVA tem sido usado em processamento de papel e fibras e como estabilizante de emulsão, além de ser importante como matéria-prima para filmes. Estudos de obtenção de PVA vêm sendo desenvolvidos para controle da cristalinidade e, pela introdução de grupos funcionais, para melhorar ou conferir propriedades específicas.

3. VANTAGENS DO LÁTEX PVA

O látex PVA é indicado para interior e locais onde não há atrito contra a parede e também onde não há contato com a água.

As maiores vantagens dessa tinta são preço acessível e facilidade de manuseio. Solúvel em água, dispensa o preparo de pincéis e rolos com outros produtos e, caso algum revestimento seja acidentalmente atingido durante a aplicação, basta lavar. A diluição é feita apenas com água em proporção de 10 a 20%, de acordo com especificações do fabricante.

Outros pontos a favor são a secagem rápida (cerca de cinco horas no total para duas demãos) e odor suave (porém cuja duração depende das condições locais de arejamento e umidade). É bem aceita pelas mais diversas superfícies, desde que sejam internas, como reboco, massa corrida, gesso, fibrocimento, madeira e alvenaria, além de pinturas decorativas como pátina ou esponjado.

Em paredes em bom estado, recobre bem camadas anteriores de pintura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com