TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidez Vinagre

Trabalho Universitário: Acidez Vinagre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO

VINAGRE

OURO PRETO, 20 DE FEVEREIRO DE 2013

Objetivo: Determinar o número de mols de base necessário para titular o acido acético e verificar se a concentração de acido é permitida pelos parâmetros.

Introdução: Vinagre de álcool é o produto proveniente da fermentação acética de um mosto constituído de álcool etílico, convenientemente diluído e adicionado de elementos nutritivos para os fermentos acéticos. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Mycoderna aceti transformam o álcool etílico em acido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5% de ácido acético, recebendo então o nome “vinagre”. O teor de CH3COOH é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de Hidróxido de Sódio. Usa-se uma solução indicadora fenolftaleína a fim de se ver o fim da reação.

Experimento: Utilizamos uma pipeta volumétrica e pipetamos 10mL de vinagre. Transferimos o vinagre para um balão volumétrico de 100mL e em seguida, diluímos o vinagre utilizando água destilada ate a marca de aferição do balão. Tampamos o balão e homogeneizamos a solução. Logo após, pipetou-se 25mL da solução, esta que foi transferida para 3 erlenmeyers (25mL em cada erlenmeyer). Foi acrescentado 4 gotas do indicador fenolftaleína em cada erlenmeyer e acrescentado água destilada ate que obter 50mL da mistura (a água neste caso é qualitativa, utilizada apenas para melhorar a visualização).

Pegamos uma bureta, fazemos o “ambiente” utilizando a solução de NaOH e após feito, preenchemos com a mesma (solução preparada em aulas anteriores). Pegamos o primeiro erlenmeyer e adicionamos lentamente gotas de NaOH ate adquirirmos a coloração (levemente) rósea. Durante todo o tempo em que é acrescentado as gotas, o erlenmeyer está sendo agitado constantemente. O procedimento é feito com cada um dos erlenmeyers.

Reação química:

CH3COOH(aq) + NaOH(aq) CH3COO-(aq) + Na+(aq) + H2O

Cálculos:

Media da base utilizada = 19,3mL

Verificando se a concentração é permitida:

60g ____ 1 mol x = 181,7568g

x ______ 3,02928 mols

Resultados: No primeiro erlenmeyer foi preciso 19,3mL de NaOH para neutralizar a solução de vinagre. No segundo 19,4mL e no terceiro erlenmeyer foi utilizado 19,4mL de NaOH. A concentração de ácido encontrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com