TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Acidez Do Vinagre

Trabalho Escolar: Determinação Da Acidez Do Vinagre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Para a determinação da acidez do vinagre foi necessária a utilização da técnica de volumetria de neutralização no experimento. Sabe-se que a titulação é o método pelo qual se determina a concentração desconhecida de uma substância, ácida ou básica, através de uma solução padrão, logo, a volumetria de neutralização envolve a titulação de substâncias básicas com solução padrão ácidas ou substâncias ácidas, como o vinagre, com solução padrão alcalina. (MATOS, 2011)

Na titulação, a solução padrão, ou reativo padrão, deve possuir uma concentração conhecida, para que, através dela a concentração desconhecida da outra substancia possa ser determinada através de cálculos. Deve-se, então, adicionar a solução titulante sobre a solução titulada até que a reação se complete, ou seja, atinja o ponto de equivalência. (MATOS, 2011).

O ponto de equivalência é o ponto em que a quantidade do reativo padrão adicionado é exatamente a suficiente para que se combine em uma proporção estequiométrica com o a substancia que será titulada. O ponto de equivalência é determinado pelo indicador químico, os mais utilizados são fenolftaleína, vermelho de metila e azul de bromotimol. A fenolftaleína, C20H14O4, é incolor na presença de substâncias ácidas e rosa na presença de substâncias básicas. Portanto, na titulação quando a solução atinge um tom rosado, tem-se que ela atingiu o ponto de equivalência. (BROWN et al, 2010).

Um indicador ácido-base é um corante, solúvel em água, cuja cor depende do pH. A mudança rápida de pH ocorre no ponto estequiométrico de uma titulação, que é sinalizada pela mudança de cor. O ponto final de um indicador é o ponto em que as concentrações de suas formas ácida e básica são iguais, isto é, a mudança de cor ocorre quando pH = pKa. (ATIKIS et al, 2012)

Assim, ponto final de uma titulação deve coincidir com o ponto de equivalência ou estar muito próximo dele. A diferença entre os pontos de equivalência e final se chama intervalo do indicador, que é diferente com cada indicador utilizado. (BROWN et al, 2010)

Sabe-se que o vinagre é um produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho, proveniente da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas. Pasteur (1822-1895) determinou as bases científicas da produção industrial do vinagre. (RIZZON, 2006)

Portanto, a acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético, que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. Visto que a legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre. (RIZZON, 2006)

Materiais e Métodos

Para a realização do experimento foram utilizados, suporte universal, funil de vidro, pipetas volumétricas de 25mL e de 50mL, balão volumétrico de 250mL, béquer de 100ml, pipeta graduada de 10ml, pêra de sucção, erlenmeyer de 250mL, pisseta com água destilada e bureta de 50mL. E os reagentes foram, vinagre comercial, indicador universal fenolftaleína e uma solução de NaOH com concentração conhecida.

Preparou-se uma amostra de vinagre em um balão volumétrico de 250mL, pipetou-se 25mL do vinagre comercial e completou-se o balão volumétrico com água destilada até atingir a marca de 250mL, ajustando o menisco. Após preparado, homogeneizou-se e reservou-se o balão volumétrico.

Em seguida lavou-se a bureta de 50ml três vezes com pequenas porções de NaOH, de 5mL a 10mL. Depois fixou-se a bureta no suporte universal e encheu-a com 50mL da base NaOH, ajustando o menisco, e sem a formação de bolhas em seu interior.

Em um erlenmeyer de 250mL pipetou-se 50mL da solução diluída de vinagre que fora anteriormente reservada, adicionou-se 50mL de água recém destilada e duas gotas do indicador fenolftaleína. Em dois outros erlenmeyers repetiu-se duas vezes esse procedimento, para a titulação ser realizada em triplicata, os três erlenmeyers foram em seguida reservados.

Colocou-se cada um dos erlenmeyers com a solução preparada, separadamente, sob a bureta contendo NaOH e escoou-se lentamente o NaOH, com constante agitação circular do erlenmeyer, até que a solução se torne levemente rosada. Cada um dos três volumes obtidos foi anotado em mL, com exatidão de 0,05mL.

Realizou-se um branco para o conjunto de amostras, utilizou-se 50mL de água deslilada e duas gotas do indicador fenolftaleína e foi adicionado NaOH até a sustância atingir uma cor rosada.

Para a determinação do teor de acidez do vinagre deve-se calcular a concentração do ácido acético através da fórmula:

[NaOH] x Fator de Correção x V Hidróxido de Sódio = [CH3COOH] x V Solução de Vinagre (Equação 1)

A concentração de NaOH foi de 1N, ou seja, 1mol/L; o fator de correção para NaOH foi de 1,050878; o volume da solução de vinagre utilizado foi 0,050 L.

Depois calcula-se, através das equações a seguir, o número de mols de ácido acético nos 50mL de solução, que utilizou-se para fazer a titulação e o número de mols de ácido acético em 250mL, ou seja, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com