TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acido E Base

Exames: Acido E Base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A extração ácido-base é utilizada para separar os componentes de uma mistura. Geralmente este processo é utilizado durante o processo de purificação, já que este oferece grande grau de pureza nos resultados. Porém , não pode ser utilizado para extração de ácidos e bases similares, pois é um processo simples e depende das diferentes propriedades químicas ácidas ou bases similares.

A extração é feita com a adição de um ácido em uma solução de ácido orgânico com uma base, resultando na protonação da base, que forma ligações de hidrogênio, e se o ácido for forte o suficiente sua ionização será reprimida.

Se a adição for de uma base com uma mistura de ácido orgânico com uma base, acontecerá o processo de desprotonação da base – quebra das ligações de hidrogênio. O ácido orgânico formará um sal com a ajuda da base adicionada. [1]

2. OBJETIVOS

2.1- Objetivo geral: Isolar componentes ácido, do melhoral, um medicamento para resfriado.

2.2- Objetivo especifico: Ele contém acido acetilsalicílico e cafeína .

Dissolver a mistura em um solvente apropriado, a solução e extraída consecutivamente por uma solução aquosa de um ácido e depois por uma solução básica.

3. MATÉRIAIS E MÉTODOS

3.1- MATERIAIS :

Equipamentos e vidrarias : Béquer de 100 ml ,erlenmeyer 250 ml, funil de separação, balança ,gral e pistilo.

Reagentes e solventes : comprimido de Melhoral, clorofórmio, HCl 5% , HCl 10 %, NaHCO3 5% , NaOH 5% , NaOH 10%.

3.2- MÉTODOS

Triturou-se um comprimido de Melhoral com o pistilo no gral, dissolveu-se em um béquer contendo 20 ml clorofórmio e filtrou-se para o funil de separação.

Extração de base (cafeína) : a extração da base não foi feita no precedimento

Extração do ácido (ácido acetilsalicílico): adicionou-se NaHCO3 5% (20ml) a mistura em clorofórmio no funil de separação, agitou- se e deixou em repouso até que as fases se separassem.

Transferiu-se a fase aquosa para um béquer. Repetiu-se a operação e recolheu-se a fase aquosa no mesmo béquer. As fases aquosas combinadas contem o sal do ácido acetilsalicílico (acetilsalicilato de sódio) que é solúvel em agua. Rotulou-se esta fração como FA (fração acida).

Recuperação da base (cafeína): A recuperação da base não foi feita

Recuperação do acido (AAS): adicionou-se HCl 10% a fração ácida (FA) até pH ácido. O ácido acetilsalicílico se precipitou-se, em seguida foi colocado em banho de gelo e depois filtrou-se no funil de Buchner .

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Extração do acido (ácido acetilsalicílico): adicionou-se NaHCO3 5% (20ml) a mistura em clorofórmio no funil de separação, agitou- se e deixou em repouso ate que as fases se separassem. As fases aquosas combinadas contem o sal do ácido acetilsalicílico (acetilsalicilato de sódio) que é solúvel em agua.

Acido acetilsalicílico +Bicarbonato de sódio → Acetilsalicitato de sódio

+  NÃO ACHEI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com