TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acido fórmico

Seminário: Acido fórmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

Ácido Fórmico

O ácido fórmico ou oficialmente ácido metanóico, CH2O2, massa molecular 46 u, é um ácido monocarboxílico com fórmula estrutural H - COOH. É o mais simples dos ácidos orgânicos.

O nome fórmico tem sua origem do latim formica, que significa formiga, dado que a primeira vez que o ácido foi isolado ocorreu por destilação do corpo de uma formiga.

Aplicações e usos:

Como fixador de corantes em tecidos (mordente)

Como acaricida

Na medicina para o tratamento do reumatismo

Obtenção de monóxido de carbono (CO)

Produção de ácido oxálico (HCOO - COOH)

Processamento de couro (acidificante na preparação para o curtimento ao cromo e fixador de produtos aniônicos na etapa de acabamento molhado)

Na coagulação do látex da borracha.

Curiosidades:

Na picada de abelhas e formigas ocorre a injeção de ácido fórmico, ocasionando a dor que sentimos. A irritação que sentimos na pele quando tocamos na urtiga também é devida à presença do ácido fórmico nessa planta.

A formiga vermelha em Angola é chamada de formiga cadáver, pelo cheiro nauseabundo que dela emana depois de ser pisada; isto ajuda a identificar a dita formiga para as pessoas que vivem em Angola.

Ácido Acético:

O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanoico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa). Quando ele está livre de água é conhecido como ácido acético glacial. É conhecido por ser um ácido fraco, corrosivo, com vapores que causam irritação nos olhos, ardor no nariz e garganta e congestão pulmonar. Um reagente químico importante e largamente utilizado na industria química, usado na produção de politereftalato de etileno (PET), sendo este utilizado em garrafas de bebidas, o acetato de celulose utilizado na película fotográfica , o acetato de polivinil utilizado na cola de madeira, também utilizado para limpeza e desinfecção. A demanda global do ácido acético é em torno de 6,5 milhão toneladas por ano, desta aproximadamente 1,5 Mt/a são encontrados a partir da reciclagem; o restante é manufaturado dos estoques petroquímicos ou das fontes biológicas.

O ácido acético é uma molécula central na bioquímica, e é produzido em alguma proporção por quase todas as formas de vida.

Ácido acético é o nome reconhecido pela IUPAC. A abreviatura mais comum e oficial para o ácido acético é AcOH ou HOAc. O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanoico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Quando ele está livre de água é conhecido como ácido acético glacial. Sua condutividade elétrica quando puro (glacial) é menor que a condutividade de uma solução deste em água, pois sua auto ionização é pequena. É utilizado como solvente em laboratório, podendo dissolver tanto compostos apolares quanto alguns sais.

Obtenção:

O ácido acético é produzido sinteticamente e pela fermentação bacteriana. Hoje, a forma biológica representa aproximadamente 10% da produção mundial, mas permanece importante para a produção do vinagre, pois pelas leis que determinam a pureza do alimento mundial estipula que o vinagre usado na alimentação deve ser de origem biológica. Aproximadamente 75% do ácido acético feito para o uso na indústria química é feito pela carbonilação do metanol, explicado abaixo. A produção mundial total do ácido acético é estimada em 5 Mt/a (milhão toneladas por ano), aproximadamente a metade é produzida nos Estados Unidos. A produção europeia está em aproximadamente 1 Mt/a e está em declínio, e 0.7 Mt/a são produzidos no Japão. São recicladas 1.5 Mt todos os anos, trazendo ao mercado mundial total a 6.5 Mt/a.

Ácido Propinoco:

O ácido propanóico conhecido usualmente como ácido propiônico ou ácido propílico, C3H6O2, massa molecular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com