TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases

Dissertações: Acidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

ÍNDICE

Características gerais de ácidos e bases ................................. 05

TEORIA DE BRÖNSTED-LOWRY PARA ÁCIDOS E BASES ...............................06

* Forças de Ácidos e Bases

* Conceito de Arrhenius

* Conceito de Brønsted e Lowry

FORÇA DOS ÁCIDOS CARBONICOS ............................................ 08

Classificação e basicidade das aminas............................... 09

Caráter anfótero ...................................... 10

Introdução

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira que os elementos se ligam e reagem entre si, bem como, a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações. Através dela pode estudar as interações das substâncias químicas e com a energia baseado nas estruturas dos átomos, moléculas e outros tipos de agregações

Características gerais de ácidos e bases

1.Neutralização: Ácidos e bases reagem um com o outro para cancelar

ou neutralizar suas

características ácida e básica;

2.Reações com indicadores:

Certos corantes orgânicos, chamados indicadores possuem cores diferentes,

dependendo do meio onde estejam, se ácido ou básico;

3.Catálise:Muitas reações químicas são catalisadas pela presença de ácidos ou bases.

Ácido: é toda a espécie química capaz de doar um próton (íon H+) a uma outra substância.

Base: é definida como uma substância capaz de aceitar um próton (íon H+) de um ácido.

De uma maneira mais simples, ácido é um doador de próton e e base é um receptor de próton.

TEORIA DE BRÖNSTED-LOWRY PARA ÁCIDOS E BASES

Reação de autoionização ocorre a transferência de um próton entre duas moléculas semelhantes, produzindo um par de íons. Em cada caso, a substância está desempenhando o papel tanto de ácido como de base.

Forças de Ácidos e Bases

A melhor maneira de julgar as forças relativas de ácidos e bases é pela comparação das posições de equilíbrio em várias reações ácido-base. Por exemplo, em água o HCl está, essencialmente, 100% ionizado e o HF somente cerca de 3%. Assim:

Os resultados nos mostram que, em água, o HCl é um ácido muito mais forte do que o HF. Mostram, também, que o F- é uma base muito mais forte do que Cl-, porque nas soluções com o mesmo ácido de referência, H3O+, a maior parte do F- está protonado e existe como HF, enquanto nenhum Cl- está protonado.

Á medida que um ácido se torna mais forte, a sua base conjugada torna-se mais fraca ou á medida que as bases tornam-se mais fortes, os seus ácidos conjugados tornam-se mais fracos.

De forma geral, quando ocorre uma reação ácido-base de Brönsted-Lowry, a posição de equilíbrio situa-se na direção dos ácidos e bases mais fracos.

Conceito de Arrhenius

Segundo o químico sueco Arrhenius (1887), um ácido é toda substância que, em solução aquosa, produz como único cátion, o íon H+.1 Um exemplo é o ácido clorídrico, de fórmula HCl:

Conceito de Brønsted e Lowry

Anos mais tarde, em 1923, o físico-químico dinamarquês Brønsted e o também físico-químico inglês Lowry propuseram independentemente a ideia de que ácido é uma substância que pode ceder prótons (íons H+).2

Esta última definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius. A teoria de Brønsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas; as duas teorias são muito parecidas na definição de ácido, mas a de Brønsted-Lowry é muito mais geral.Exemplos de ácidos de Brønsted e Lowry: HCl, HNO3, H3PO4 – se doarem o H+ durante a reação.

Se estiverem em solução aquosa também são ácidos de Arrhenius.

FORÇA DOS ÁCIDOS CARBONICOS

Ácido, no âmbito da química, é um composto capaz de transferir prótons (H+) numa reação química – por tal pode ser chamado também de "doador de próton".

Numa solução aquosa pode reagir com a molécula de água formando o íon oxônio (ou Hidrônio, H3O+), diminuindo assim o pH da solução.

Ácidos também reagem com bases para formar sais numa reação de neutralização. Sendo assim as bases são os análogos opostos aos ácidos.

O ácido carbônico é um composto considerado como fraco, instável, diácido (apresenta dois hidrogênios ionizáveis na sua estrutura), é produzido por meio da diluição de gás carbônico em água, por isso, não pode ser isolado em sua forma pura.

CO2 + H2O --> H2CO3

É possível encontrar o ácido carbônico na água das chuvas, formado por meio da dissolução do gás carbônico presente na atmosfera pela água precipitada. Essa formação do ácido carbônico altera o pH da chuva, o tornado levemente ácido, por isso não existe água de chuva com pH neutro. Todavia, por ser um ácido fraco, a presença do ácido carbônico na água das chuvas não provoca efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

No sangue humano, o ácido carbônico participa do principal sistema de tamponamento, numa reação de equilíbrio com o seu sal mais fraco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com