TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afrodescendentes: Sociedade e Preconceito

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SERVIÇO SOCIAL

Maria Nilva Lira Rodrigues

Afrodescendentes:

[pic 3]Sociedade e Preconceito.

Olho D’agua das Flores – AL

2015

Maria Nilva Lira Rodrigues

Afrodescendentes:

[pic 4]Sociedade e Preconceito.

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociologia, Filosofia, Ciência Política e FHTM do Serviço Social I.

                                                                             Orientadores: José Adir, Mariana de Oliveira, Sergio             Goes e Rosane Ap. Belieiro Malvezz

Olho D’agua das Flores – AL

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................06

2.1 Lei Nº 10.639 em 9 de janeiro de 2003....................................................................06

2.2 Afrodescendentes.....................................................................................................07

2.3 Sociedade e Afrodescendentes.................................................................................07

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................08

REFERÊNCIAS...........................................................................................................10

ANEXO.........................................................................................................................11

RESUMO

O presente trabalho buscar analisar o problema relacionando a sociedade com relação ao preconceito com os afrodescentes em meio à sociedade. Embora aconteça no Brasil a ideia que não existe preconceito contra os afrodescendentes, essa problemática ainda não foi totalmente superada pela sociedade brasileira, pois, em diversas localidades do país ainda ocorre atitudes racistas com essa população. Percebe-se que grande parte desse preconceito vem do tempo à escravidão, no qual os negros viveram subjugados pela elite. Ressaltando que a abolição da escravatura foi fruto do interesse capitalista. O Brasil foi o último país a abolir formalmente o trabalho escravo. Isso contribuiu de forma gradativa desvalorização dos afrodescendentes em longo tempo. Os negros eram tratados de forma inferior, como animais ou até mesmo objetos, eram ridicularizados pelo seu porte físico, suas crenças e costumes. O passado dos afrodescendentes, mostra sua posição no meio da sociedade, muitos resquícios das práticas escravistas contribuíram para que eles ocupassem os piores lugares no meio social. Esta realidade mostra que toda a sociedade brasileira faça uma reflexão sobre as condições da população afrodescendente no país.

  1. INTRODUÇÂO

O preconceito com afrodescendentes é um fenômeno social que tem acompanhado a humanidade ao longo da sua história. Contudo, não se tem informações de um povo que mais tenha sido discriminada do que os afrodescendentes.

O preconceito com afrodescentes é o mais abrangente em todo mundo, pois a sociedade julgam os demais por conta da sua cor, ou melhor, raça.

A afrodescendência é uma temática polemica, pois existem muitos defensores da igualdade, dos direitos iguais em qualquer âmbito, seja ele escolar, social e mercado de trabalho, mas também tem os preconceituosos que se predispõe com seus posicionamentos irrelevantes ao assunto abordado em meio a sociedade, onde afirmam que os brancos tem que ter seu favorecimento no meio social, enquanto os afrodescendentes devem ser submetidos a trabalhos árduos. Essa problemática necessita de conscientização, onde as pessoas tenham mais amor ao próximo e respeito mútuo, de forma onde possa respeitar a todos em seu espaço conquistado e valorizar suas qualidades intrínsecas.

No âmbito social, os afrodescendentes são desfavorecidos comparados ao homem branco, mas especialistas defendem que a solução está conscientização da sociedade e na sala de aula, que devem pregar a igualdade através de palestras e ensinamentos formando opiniões na mente da sociedade e consequentemente abrangendo a população do nosso país em sua tonalidade.

Destaca-se o entendimento de que o preconceito e discriminação racial praticado pela sociedade contra os afrodescendentes encontram representantes nos vários estratos e no meio social. Pode-se dizer presumir que a prática da discriminação racial existe, é velada e cometida de forma sutil e com efeitos nefastos para a sociedade afrodescente brasileira.

As ações do Governo demonstram interesse em minimizar os problemas raciais contra o Afrodescendente na sociedade brasileira. Um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais é a construção de currículos adequados às realidades regionais e a valorização da sociedade afrodescendente, além da valorização com ênfase na contribuição do afrodescendente na construção da nação.

Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), criados pelo MEC em 1998, apesar do seu caráter de “parâmetro” e não-obrigatoriedade, complementar às orientações curriculares e à LDB/96, quando propõem a abordagem da “Pluralidade Cultural” como um tema transversal, com os objetivos, entre outros, de possibilitar o conhecimento do patrimônio étnico- cultural brasileiro; reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando- a criticamente e enriquecendo a vivência da cidadania; repudiar e denunciar toda e qualquer forma de discriminação baseada em diferenças de raça, etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais. (Silva, 2002, p. 32)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (282 Kb)   docx (426.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com