TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE E ESTUDOS SOBRE O PRECONCEITO

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE E ESTUDOS SOBRE O PRECONCEITO

JOSÉ LEON CROCHÍK

- Estudo baseado nos trabalhos sobre personalidade autoritária em Berkeley, na década de 40 do século passado;

- Pesquisas para compreender a adesão a diversas ideologias (conservadora e liberal), a configuração da personalidade (propensa ou não ao fascismo) e o preconceito – presente no anti-semitismo ou no etnocentrismo.

Pesquisas: Personalidade – psicanálise (entender a base psíquica da servidão voluntária)

              Teoria da sociedade de matriz marxista;

Personalidade – construção social e histórica

Estudo da personalidade autoritária – qualitativa e quantitativa

Críticas e contraposições.

Ênfase dos autores a este Trabalho:

. Relação que existe entre as necessidades psicológicas e a adesão à ideologia, ou seja, o estudo de características psicológicas individuais é importante, não como elemento isolado para se entender uma questão que os autores insistem ser gênese social, mas para evidenciar como a ideologia se reproduz a partir da incorporação individual, mediada por necessidades psíquicas, que são históricas.

- Estudo sobre preconceito deve levar em conta o estudo do indivíduo, seu desamparo, sua falta de autonomia que denuncia a sociedade fascista.

Personalidade autoritária

- Indica a educação como uma área importante no combate ao preconceito;

- Formação do indivíduo e de sua subjetividade – processo de apropriação individual da cultura – Formação e educação não podem ser desvinculadas.

- O fato de sujeitos etnocêntricos defenderem alguns ideais liberais implica na possibilidade da existência do autoritarismo de esquerda.

Sobre a investigação Social Empírica

“Diante da investigação sociológica empírica, é tão necessário o conhecimento profundo dos seus resultados quanto a reflexão crítica sobre seus princípios” (Adorno).

  1. Teoria Crítica da Sociedade – análise da estrutura social e sua relação com diversas instituições.
  2. Investigação social empírica – método, de caráter exato e objetivo, tenta eliminar o que é subjetivo, inclusive as teorias e a subjetividade do investigador.

Horkheimer e Adorno – a utilização de métodos empíricos racionalmente entendidos pode combater o preconceito, sem deixar de apresentar a contradição envolvida, isto é, sem desumanizar o processo.

- Adorno defende que os dados obtidos pela investigação social empírica devam ser pensados à luz das condições sociais que os geram.

Estudos sobre o preconceito e a hipótese de contato

- O preconceito não se relaciona imediatamente com seu alvo, pois é mediado por necessidade psíquicas e sociais.

- Características de personalidade são consideradas como um fator importante nos estudos sobre hipótese de contato, mas essas não devem ser consideradas independentemente da sociedade.

- A hipótese de contato – pressuposto da atração pessoal, ou seja, o contato entre membros de grupos distintos: semelhanças existentes quanto aos valores, idéias, emoções, permitindo reelaborar a percepção inicial de diferenças.

- Preconceito é um julgamento estabelecido na ausência de experiência.

- O Anti-semitismo não decorre do contato do anti-semita com o judeu – objeto, de certa forma imaginário para o preconceituoso.

- Outro ponto será a deformação da percepção do objeto: características adquiridas por motivos sociais seriam naturalizadas e universalizadas para todos os indivíduos que pertencem a um determinado grupo, o que explicaria, em parte, as concepções nazistas de raça e anti- raça.

- O mero contato não basta – condições: freqüência, diversidade, duração, o estatuto dos grupos dos membros em relação, se é competitiva ou cooperativa, se é de dominação ou de igualdade, se é voluntária, se é real ou artificial, o tipo de personalidade dos indivíduos e as áreas de contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com