TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados

Dissertações: Agregados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

1. Definições

Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros.

Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo. Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.

A norma NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante da britagem de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm. Define ainda agregado graúdo como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm. O rachão beneficiado define-se como o material obtido diretamente do britador primário e que é retido na peneira de 76 mm. A areia de brita ou areia artificial, é o material passível de ser obtido em pedreiras a partir de instalações de beneficiamento a úmido, apresentando uma granulometria entre 4,8 mm e 0,074 mm. A bica corrida é o conjunto de britas, pedrisco e pó de pedra, sem graduação definida, obtido diretamente do britador, sem separação granulométrica.

A mineração de agregados para a construção civil gera grandes volumes de produção, apresenta beneficiamento simples e, para ser economicamente viável, necessita ser produzido no entorno do local de consumo, geralmente áreas urbanas, devido ao baixo valor unitário. Este setor é o segmento da indústria mineral que comporta o maior número de empresas e trabalhadores e o único a existir em todos os estados brasileiros.

2. Tipos

Os agregados podem ser classificados quanto:

• à origem;

• às dimensões das partículas;

• à massa unitária.

a) Quanto à origem, eles podem ser:

• naturais → já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos.

• artificiais → são obtidos pelo britagem de rochas: pedrisco, pedra britada.

• industrializados → aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada.

Deve-se observar aqui que o termo artificial indica o modo de obtenção e não se relaciona com o material em si.

b) Quanto à dimensão de suas partículas, a Norma Brasileira define agregado da seguinte forma:

• Agregado miúdo → Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.

• Agregado graúdo → o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm. • Pedrisco → 4,75 / 12,5 mm

• Pó de pedra → < 6,3 mm

c) Quanto à massa específica pode-se classificar os agregados em leves, médios e pesados.

Leves M.E < 1000Kg/m3

Médio 1000≤M.E≤2000Kg/M3

Pesados M.E. >2000Kg/M3

3. Características

Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. Podem ser oriundos de rochas sedimentares como arenitos e siltitos, entre outras; metamórficas como os quartizitos, calcários e gnaisses; ígneas como o granito, Sienitos, basaltos e diabásios.

Os arenitos são constituídos por grãos de quartzo normalmente em uma matriz argilosa ou siltosa, aglomerados por sílica amorfa, óxidos de fero ou carbonatos, sendo que os ferruginosos são os menos resistentes. Somente os arenitos silicosos se prestam como rocha britada, mas a sílica presente pode reagir com os álcalis do cimento Portland ou causar má adesividade a ligantes betuminosos . Siltitos são arenitos de grãos extremamente finos, formados de silt, ou seja, depósitos de lama e sedimentos muito finos.

Quartizitos são arenitos metamorfizados em que o cimento que ligava os grãos de areia e que também eram de sílica se recristalizou. Podem apresentar micas ou feldspatos como acessórios comuns. Calcários podem ter origem metamórfica ou sedimentar com composição mineralógica principalmente calcítica (cálcio) ou secundariamente dolomítica (magnésio). De origem metamórfica são mais resistentes mecanicamente, mas com dureza inferior aos silicatos. Apresentam boas propriedades como pedra britada para concreto hidráulico, mas sua baixa dureza não os credencia para uso como revestimento betuminoso em rodovias. Os gnaisses são também rochas metamórficas com composição variada, dependendo da rocha original, podem ser ganisses graníticos, gnaisses dioríticos e gnaisses sieníticios.

Basaltos e diabásios são compostos principalmente de plagioclásio e piroxênios, podem estar presentes a olivina ou anfibólio. São rochas básicas. Têm alta resistência mecânica. Caso ocorra sílica amorfa na sua composição, poderá gerar reações com álcalis do cimento portland e ter adesividade insatisfatória a ligantes betuminosos. Para uso como pedra britada têm boas propriedades físicas e mecânicas, mas apresentam características indesejáveis como fragmentos achatados e angulosos nas frações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com