TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados Naturais Aplicação Correta E Sustentabilidade

Monografias: Agregados Naturais Aplicação Correta E Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 4

Agregados Naturais

Aplicação Correta e Sustentabilidade

O desempenho da construção civil é um dos indicativos mais fiéis para demonstrar como anda a economia e o desenvolvimento de um país. Quando falamos no assunto pensamos desde as grandes construções, erguidas nos principais centros urbanos, ou mesmo naquelas de proporções menores em cidades pequenas onde cada nova edificação é sinal de crescimento.

Independentemente do tamanho da construção existem fatores que, invariavelmente, fazem parte do processo de qualquer obra de edificação. Entre eles estão os agregados, popularmente conhecidos como areia e brita. Utilizados em diversos segmentos é na construção civil que têm sua importância evidenciada.

Os agregados são usados principalmente na composição de concretos hidráulicos, concretos betuminosos, argamassas (para rejuntar tijolos ou pedras e no revestimento), lastros ferroviários

e bases de rodovias, enrocamentos, drenos e em sistema de purificação de águas. Em concretos e nas argamassas, a função dos agregados é atuar como elemento inerte ou que não sofra transformação química.

A segurança e a qualidade de uma obra estão intimamente ligadas à qualidade e as características técnicas do concreto utilizado. Agregados com baixas especificações físicas e químicas podem reduzir a resistência do concreto e sua durabilidade.

Boa resistência física, forma de grãos e distribuição granulométricos adequada, livres de impurezas, são algumas das características dos agregados de qualidade. O uso de agregados com baixas especificações físicas pode provocar a deterioração do concreto de imediato ou em curto prazo, além de influenciar no custo final da obra pois, utilizados em proporções inadequadas, podem aumentar o consumo de cimento.

Já pensando na reciclagem dos agregados os materiais que podem substituir a areia e a brita na construção civil são os agregados artificiais, como a argila expandida ou a vermiculita e os reciclados. O agregado reciclado vem apresentando um uso

crescente nos últimos anos, resultando em economias de material e de energia. Normalmente se utiliza um entulho resultante de demolição. Após a separação de elementos que não interessam

na composição do agregado, como gesso, madeira, material orgânico, aço, entre outros, se

tritura nas granulometrias desejadas e se reutiliza. Dependendo da qualidade do entulho, podem ser necessárias a lavagem do agregado reciclado e, até mesmo, a remoção de material pulverulento. Este tipo de material tem sido usado, com vantagens, em sub-bases, concretos magros, solo-cimento, pavimentação e em concretos novos, com substituição parcial ou até total dos agregados usuais.

Porém, assim como as águas, o ar e a biodiversidade, essenciais à vida e à sustentabilidade das cidades, os agregados minerais (igualmente relevantes sob a ótica da sustentabilidade das cidades, pelo seu papel no suprimento de insumos necessários à manutenção e ampliação da infraestrutura das mesmas) também têm sido afetados pelo crescimento desordenado delas (a ponto de, na maior parte dos casos, tornarem-se inexploráveis em face da ocupação do solo superficial)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com