TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura Natural

Trabalho Universitário: Agricultura Natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 3

1- Quando e onde Surgiu?

O método da Agricultura Natural foi idealizado por Mokiti Okada (Japão,1882-1955), como alternativa para os problemas decorrentes da prática da agricultura convencional, na década de 1930.

Ao analisar o método agrícola convencional, Mokiti Okada manifestou uma profunda preocupação com o emprego excessivo de agroquímicos no solo.

Observador dos princípios da Natureza, criou o método da Agricultura Natural para resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana.

2- O que é e como é feito?

A Agricultura Natural – preconizada por Mokiti Okada – é definida como um sistema de exploração agrícola que se baseia no emprego de tecnologias alternativas, as quais buscam tirar o máximo de proveito da Natureza, das ações do solo, dos seres vivos, da energia solar e de recursos hídricos. As técnicas da Agricultura Natural fundamentam-se no método natural de formação do solo.

Na Agricultura Natural (com a força da Natureza e com todos os conhecimentos técnicos e científicos disponíveis ao longo da evolução humana), o homem reconecta-se com a Natureza, restabelecendo rapidamente ao produtividade do solo durante a fase de exploração agrícola. Isso evita que o trabalho de conversão seja antieconômico.

Neste sistema de cultivo, recomenda-se a aplicação de composto, cobertura morta, adubação verde e outros recursos naturais, microrganismos do solo, controle biológico de pragas e controle biomecânico de plantas daninhas. Na prática, recorre-se ao princípio da reciclagem de recursos naturais, matéria orgânica e microrganismos do solo para tornar a exploração agrícola duradoura e racional.

A Agricultura Natural é, portanto, um modelo de desenvolvimento rural que procura integrar os povos por intermédio de uma agricultura sustentável e competitiva.

O método da Agricultura Natural não emprega produtos químicos ou esterco animal, fazendo uso apenas de materiais vegetais, que conservam a pureza do solo e permitem a reciclagem dos nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Além dos aspectos que envolvem saúde e ecologia, esse método tem claras implicações econômicas e sociais.

A Agricultura Natural de Mokiti Okada é certamente uma ferramenta com capacidade de contribuir de forma eficaz para a melhoria do meio ambiente. Seus fundamentos estão direcionados para a saúde e a recuperação da parte física, biológica e química do solo.

3- Informação a Respeito

a) A Agricultura Natural, preconizada por Mokiti Okada, é pesquisada no Brasil pelo Centro de Pesquisa Mokiti Okada – CPMO, Ipeúna, SP, da Fundação Mokiti Okada-MOA, que recorre aos conhecimentos mais avançados da ciência, em todas as áreas, selecionando habilmente os conhecimentos científicos de acordo com a filosofia deixada por seu patrono.

b) Quando se introduz a Agricultura Natural num local já tratado com adubos, não se obtêm bons resultados durante um ou dois anos ter paciência por dois ou três anos; nesse espaço de tempo e com a diminuição gradativa das toxinas de adubos no solo e nas sementes, o solo começará a manifestar sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com